Por Palomma Alencar

O livro “O menino do pijama listrado” conta uma história que se passa na época do Nazismo, em plena Alemanha hitlerista, tendo como personagem central o menino Bruno que tem apenas nove anos de idade.
Bruno morava em Berlim com a sua família e teve que ir morar em um lugar menor e sem graça, chamado Haja-vista. Ele detestava aquele local, onde não havia nada o que fazer e também não havia amigos com quem brincar. Ele era um menino inocente que não sabia nada o que acontecia fora de sua casa, tampouco que o país passava por uma guerra e que estavam em pleno Holocausto.
Da janela de seu quarto ele conseguia ver uma cerca e do outro lado havia centenas de pessoas que usavam pijamas listrados. Certo dia em suas explorações, ele chegou até a cerca que dividia o lado da sua casa e o seguinte e fez amizade com um menino chamado Shmuel, que era muito magro, tinha o rosto acinzentado e estava sempre com muita fome. Eles coincidentemente haviam nascido no mesmo dia e possuíam a mesma idade. A partir deste dia, eles passaram a se ver diariamente e passavam as tardes conversando sobre sua vida e suas histórias.
Um ano depois decidem retornar para a casa onde moravam em Berlim. Para despedir-se do amigo Bruno resolve aventurar-se e partir para o outro lado da cerca, onde vivia seu Shmuel e os outros judeus. Eles foram procurar o pai de Shmuel que havia desaparecido e também fazer algumas explorações pelo lugar.
  Infelizmente eles tiveram um final bastante triste, acabaram juntando-se com um grupo e morrendo juntos em um campo de concentração, na câmera de gás.
 Apesar do final penoso, já era esperado, principalmente diante da realidade em que eles viviam. Mas o livro é extremamente agradável e foi escrito de uma maneira bastante clara e compreensível. Apreciei a leitura.


2 Comments

  1. Eu gosto muito dessa história. Seu desfecho muito me impactou. Minha apreciação é muito semelhante à sua. Ótima participação!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. E' um livro terno e singelo de se ler. Infelizmente, e' uma historia triste.

    ResponderExcluir