Por Kycia
Tema: Literatura Infanto-Juvenil / Mês: Janeiro / Editora: Galera Record / Número de págs.: 236

Sinopse: Em um conto de fadas moderno, nós conhecemos Penelope, uma jovem de 25 anos que passou a vida inteira presa em sua própria casa, vítima de uma antiga maldição. Para se livrar do focinho de porco que cresce no lugar do seu nariz, ela precisa encontrar alguém que a ame mesmo com esse "pequeno" problema.




Então, lá estava eu navegando pelo site de uma livraria, vendo as novidades, quando me deparo com.... [música de suspense]....o livro Penelope. Olha, eu raramente compro livros por impulso, mas quando eu bati os olhos na capa [fofaaaa!!] desse livro, não resisti e corri o mouse para o botão Comprar.  Como o prazo de entrega era longo [10 dias], acabei procurando na internet por resenhas e... descobri que Penelope também tinha um filme! Apesar de eu preferir assistir filmes baseados em livros depois de ler os livros, acabei me rendendo à curiosidade e indo correndo ver o filme primeiro. E, ao contrário do que geralmente acontece, não me decepcionei nem um pouco.
Mas, chega de blábláblá e vamos à história de Penelope:
Penelope é uma jovem de 25 anos que desde os 18 tenta encontrar um rapaz, da mesma classe social a que ela pertence, que aceite se casar com ela. Para isto, a jovem conta com a ajuda de Wanda, uma consultora de casamentos; de sua [histérica e irritante] mãe, Jessica Wilhern; e de Jake, um mordomo que, digamos, usa a força para convencer os pretendentes a assinarem um acordo de sigilo. Ah, e também tem o pai de Penelope, Franklin Wilhern, que é... um banana. Sério, só consigo pensar nele assim. [se bem que no filme ele é um pouco menos banana]
 Ok, mas porquê uma garota precisaria de tanta ajuda para, digamos, desencalhar? Simples, porque ela é uma menina-porca. Na verdade, ela possui só algumas partes de porco, como as orelhas, que ninguém nota por estarem escondidas entre seus cabelos, e o nariz, que não tem como disfarçar, né?!
Não é que Penelope tenha tido alguns problemas durante a gestação para ficar desse jeito, mas, sim, que ela é vítima de uma maldição feita por uma bruxa há muitos anos atrás,
maldição esta que só poderia ser quebrada se a menina encontrasse alguém também rico que a amasse pelo que ela é, a ponto de aceitar se casar com ela.
Obviamente, esta não era uma tarefa muito fácil, principalmente quando os pretendentes se encontravam cara a cara com a jovem, só que, tudo muda quando Max Campion entra em cena. E a partir daí, não posso contar mais nada, porque senão seria um spoiler atrás do outro. Rsrsrs.
Por ter visto o filme primeiro, obviamente que eu já tinha uma boa noção da história toda, mas a leitura o livro conseguiu, mesmo assim, me surpreender.
Tudo é narrado por Penelope, que possui uma linguagem fácil, regada a uma boa dose de humor, tornando a leitura tão leve e gostosa que você acaba lendo rapidinho. É sério, eu li tudo em 3 horas e nem percebi o tempo passar.
Além disso, a personagem principal [protagonizada no filme lindamente por Christina Ricci] é tão cativante e real, que você acaba se identificando com ela. Enfim, é uma pessoa admirável, como poucas heroínas da literatura.
Como todo [ou quase todo] conto de fadas, esse nos traz uma reflexão que, apesar de simples, às vezes cai no nosso esquecimento: Penelope diz que nós devemos nos amar do jeito que somos. Todos temos “defeitos”, mas são exatamente estes que nos fazem ser únicos e especiais.
Abaixo tem uma citação que eu, particularmente, gostei:
“Eu costumava pensar que a vida era um conto de fadas e que eu só poderia ser feliz quando alguém aparecesse e me transformasse na verdadeira Penelope. Mas eu sempre fui Penelope [...] e sempre serei.”   Página 236
Nem preciso dizer que recomendo muito, muito, muito o livro [para todas as idades], mas também recomendo o filme [que é tão emocionante quanto]. Até porque, acredito que o filme e o livro, por possuírem algumas diferenças, acabam se completando. Por exemplo, teve partes do livro que eu achei melhor no filme [como o final !!] e vice-versa, por isso, acho bem interessante ler e ver Penelope.
Quem se interessou, pode ver o trailer do filme [em inglês, porque a imagem do trailer legendado tava péssima] aqui:   http://www.youtube.com/watch?v=HgkOwq_6GQI
Bjos e até fevereiro!!!
Nota da capa: 5/5
Comentários: Delicada e linda!!
Nota do livro: 5/5


3 Comments

  1. Eu conhecia o filme, mas não imaginava que ele se originava de um livro.
    Pelo visto parece ser uma leitura bem humorada e fácil, vou procurar por esse título quando puder.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu já estava querendo ler esse livro, mas depois da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O típico conto de fadas com um desfecho otimista. Tenho ele aqui em casa. E estou louca para lê-lo. No Desafio do ano passdo, vou uma leitura bem recorrente no tema Contos de fadas revisitado.
    Ótima participação!

    Bjs

    ResponderExcluir