ATENÇÃO!!! Siga o esqueminha abaixo para o preenchimento do primeiro campo do autolink:
"Titulo do livro", de Autor De Tal (Nome do resenhista)"

"Diário de Prisão", de Ho Chi Minh (Elaphar)

Caso leia mais de um livro:

"Titulo do livro", de Autor De Tal (Nome do resenhista 2)"
"Titulo do livro", de Autor De Tal (Nome do resenhista 3)"

"Songs of Li-Tai-Pe", por vários da dinastia Tang (Elaphar 2)


Galera, antes um aviso: atentem para as regras do tema. Dessa vez, serão aceitas somente leituras oriundas dos países pertencentes ao Extremo Oriente e Sul da Ásia. São eles: China, Coréias (do Sul e do Norte) e Japão, Índia, Paquistão e Sri Lanka, etc. (Então está claro. Pesquisem, pesquisem, pesquisem! Nos mapas, no google, enciclopédias e afins.) Não vale Oriente Médio e Europa Oriental!!!



Escritor(a) oriental - que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc... Vide nossas sugestões de leitura. http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/2012/04/sugestoes-de-leituras-para-o-desafio-de.html
1) O autolink como próprio nome o diz é destinado a inclusão de links/URL. No DL  é utilizado somente para inclusão dos links das resenhas feitas para o desafio literário. É permitida a inclusão de links das resenhas feitas no SKOOB.

2) No primeiro campo do autolink, coloque o seu nome e sobrenome ou apelido. Identifique-se sempre. Não basta colocar o título do livro e esquecer de identificar o resenhista. Facilite o nosso trabalho, people!

3) No segundo campo, coloque o seu email. Ele não será divulgado.

4) No terceiro campo, coloque o link/url da resenha. Coloque o link da postagem e não o do blog.

5 ) Para identificar a leitura de mais de um livro, coloque depois do seu nome o termo “segundo livro” ou “lterceiro livro”, etc.

6) Por uma questão de ordem, posts que não contenham a resenha do livro lido serão excluídos.

7) Por favor, não postem resenhas dos desafios anteriores aqui. Enviem-nas para o email desafioliterario[arroba]gmail[ponto]com. Obrigada.

Obrigada!


Atenção! O formulário pode aparecer aberto quando visualizado por intermédio da categoria "Resenhas - DL 2012". No entanto, no Simply Linked, o formulário está fechado. Desse modo, qualquer inclusão de resenhas no autolink não será concluída. Portanto, siga a regra: resenhas atrasadas devem ser enviadas para o email do Desafio Literário.









34 Comments

  1. Ah, Europa Oriental e Oriente Médio eu até entendo, mas por que literatura da oceania não vale? é oriente também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq o estilo cultural da Oceania eh diferente da Ásia oriental e Sul da Ásia , q foi a proposta do desafio... ;) mas vc pode ler assim msm , pra sua satisfação pessoal e depois me conte o q achou!

      Bj,
      Mauricio

      Excluir
  2. Respostas
    1. O desafio eh para romances, com exceção do fim do ano , qdo teremos graphic novels. E msm assim este seria um tipo de "romance-HQ" , qdo chegar a hora , hehe

      Excluir
  3. Aaaah que pena! Tinha comprado Neve, do turco Orhan Pamuk, pra ler pro Desafio. Agora é caçar outro livro...

    ResponderExcluir
  4. De novo enchendo o saco: o Kazuo Ishiguro não deveria estar na lista de autores, porque apesar de nascido no Japão, ele foi para a Inglaterra criança, escreve em inglês e o estilo/temática dele tem muito mais a ver com a literatura inglesa contemporânea do que com a japonesa. Mesma coisa de pedir autores da Europa oriental e alguém ler Clarice Lispector, já que como ela nasceu na Ucrânia ela deve ser considerada ucraniana... =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto interessante sua observação , Ana ! De fato, na wiki ele esta até como "escritor inglês ". Mas fala q ele cresceu com as duas culturas, não sei qto...

      Excluir
  5. Lizzie, para além de localização geográfica, consideramos os aspectos políticos, culturais, e ideológicos. E com base nisso, Austrália e Nova Zelândia fazem parte do mundo ocidental.

    "Hoje, o Ocidente - definido como Europa Ocidental e seus "filhotes coloniais" (EUA, Nova Zelândia, Canadá, Austrália e Nova Zelândia) - contém 11% da população do mundo". Jornal Valor Econômico -(05/01/11)

    Quanto aos demais países da Oceania, a literatura é pouco numerosa em termos do que temos acesso aqui no Brasil. Ao menos, até onde sei.

    ResponderExcluir
  6. Camila, eu entendo mangá como literatura japonesa. No entanto, no tema de abril a ficção quadrinizada ficará de fora, ok?

    ResponderExcluir
  7. Ana, boa lembrança. Porém considero que há influências orientais na escrita de Ishiguro. Afinal, nada é tão preto no branco assim. Por outro lado, aceitamos a correção, pois pecamos no que tange à obra sugerida. Iremos trocá-la por outra do mesmo autor cujo enfoque seja oriental. E claro, como erro foi nosso, a leitura de Kazuo Ishiguro será válida de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  8. Nova zelândia saiu repetida. É erro da fonte original, viu?

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que não vai dar tempo de eu ler, mas gostaria de deixar a pergunta aqui: Escritos sagrados valem? Eu queria adicionar na minha lista A Doutrina de Buda de Sidharta Gautama.

    ResponderExcluir
  10. Rodrygo, ess Doutrina de Buda é em estilo narrativo, como os Evangelhos da Bíblia e outros livros de lá? se forem, até talvez dê pra dar uma dar uma desculpa, né? hehe. mas com esse nome - "doutrina" -, me parece mais um texto dissertativo, fora do escopo deste desafio...

    Que tal o livro Sidharta, do alemão Herman Hesse? amei! e é fininho! (por mais que não dê pra usar para este desafio, é uma ótima leitura que te recomendo, já que está interessado em Buda!)

    E lá vai outra dica sobre Buda: para outubro, você poderia ler (ao menos parte dos 14 volumes) a obra Buda, de Osamu Tezuka! é linda, emocionante, épica e conta sobre toda a vida desse líder espiritual inspirador!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Rodrygo! Como não tenho conhecimento da obra, não posso afirmar com certeza a validade da leitura. Mas é como o Maurício disse acima. A leitura é válida desde que o texto seja literária, isto é, não dissertativo. Entendido?

    ResponderExcluir
  12. Nossa, espero que entendam, o título é enorme e tive que abreviar o máximo possível para caber. Os livros que estão aparecendo aqui parecem ótimos, muitas dicas para futuras leituras :]

    ResponderExcluir
  13. Olha, como não valem resenhas de livros já lidos anteriormente (no caso em 2011), então deixo aqui uma nota aqui mesmo (espero que possa, eheh) de que acabo de publicar uma resenha de quase o mesmo livro da Gabriela Bibs, "As Histórias Preferidas das Crianças Japonesas". É que minha visão sobre elas não foi tão positiva como a dela...

    Aqui o link.

    (Desculpem pelo excesso de comentários, é a empolgação no retorno a esta brilhante iniciativa da Vivi e colaboradoras... Prometo que vou tentar resistir à tentação de publicar mais qualquer coisa neste mês ao menos aqui, hehehe.)

    ResponderExcluir
  14. Vivi, nao consegui postar nenhuma resenha este mes, pq tive q voltar ao hospital p um problema, li meus livros, mas nao sei qdo vou conseguir postar, posso t enviar depois por mail? Tks! Bjs. Shirlei

    ResponderExcluir
  15. Mauricio, não se acanhe. Expresse-se quando quiser. :)

    Shirlei, pode sim. Cuide-se, querida!

    ResponderExcluir
  16. Vivi, não consigo postar os links para as resenhas. O tamanho do nome link parece estar limitado a 100 caracteres e o meu tem 120. Como eu faço?

    ResponderExcluir
  17. Pronto, Vivi, consegui resolver o problema.

    ResponderExcluir
  18. Outra pergunta: no post de indicação de leitura, foi falado nos comentarios que "A cidade do Sol" de Khaled Housseini não estaria valendo - justo o que eu tinha lido primeiro este mês... Daí corri pra bibioteca e peguei mais dois livros para ler, e agora, vejo nas resenhas que "O caçador de pipas" do mesmo autor, foi aceito... Gostaria de saber pq! PS: não estou criticando o trabalho de vcs, mas queria entender o que classifica "O caçador de pipas" como leitura oriental e "A cidade do sol" não, ja que são do mesmo autor e, acredito, tem o mesmo estilo literario....

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marcyda, bem notado.

    Ocorre apenas que às vezes, apesar da boa intenção, participantes do Desafio Literário se distraem ou não leem com a mesma atenção que você as regrinhas da brincadeira.

    O autolink, como diz o nome, é automático: cada um publica e pronto, não é que necessariamente foi aceito.

    Como se pode ver em letras garrafais lá no alto, valeram pra este mês escritores do Extremo Oriente e Sul da Ásia, que são critérios geográficos e culturais muito bem definidos. É só olhar na Wikipédia. Não é genericamente "oriental". Suponho que só ficou assim no título, pra não ficar um título gigante.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada, Maurício! Mais bem explicado que isso, impossível! :D

    Então, Marcyda a participante foi comunicada do fato. Em respeito ao participante e tambem à leitura, optamos por comunicá-lo do ocorrido antes de efetuar a exclusão.

    O autolink precisa ser fechado ao fim de cada mês. Uma vez encerrado o tema do mês, o participante deve enviar as resenhas em atraso para o email do DL. A razão disso está no fato de que é preciso manter controle das leituras feitas por todos os participantes.

    ResponderExcluir
  21. Por motivos de força maior não consegui ler nenhuma obra pra esse mês? estou fora da premiação final se ler mais de 12 livros? hehe ^^"

    ResponderExcluir
  22. Mione, você pode cumprir o tema de abril em concomitância com o de maio e assim sucessivamente. O ideal é cumprir integralmente cada circuito mensal do desafio. Mas se não for possível, tudo bem. Mesmo com esse "buraco", tendo lido no mínimo 12 livros, você ainda está no páreo na categoria leitor-bronze. ;)

    ResponderExcluir
  23. Oi Vivi. eu postei minha resenha. mas nao aparece. Greyce.amorim@yahoo.com.br. um bjo

    ResponderExcluir
  24. Oi Vivi. eu postei minha resenha. mas nao aparece. Greyce.amorim@yahoo.com.br. um bjo

    ResponderExcluir
  25. Oi Vivi. eu postei minha resenha. mas nao aparece. Greyce.amorim@yahoo.com.br. um bjo

    ResponderExcluir
  26. Greyce, confirmando o recebimento da sua mensagem aqui no blog. Segunda-feira darei conta de todas as pendências, ok? Até lá! Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Queria inserir em atraso minha resenha de abril. Pode?
    O livro:
    "Os Cavaleiros do Zodíaco - Gigantomáquia A História de Mei" de Masami Korumada e Tatusya Hamazaki(Mayllee-Chan)
    O Link é:
    http://devaneiosnofirmamento.blogspot.com.br/2012/08/diario-literario-cavaleiros-do-zodiaco.html

    ResponderExcluir
  28. Mayllee-Chan, sua participação foi postada no Autolink de Abril, número 138.

    ResponderExcluir