Capa americana do livro O Lado Bom da Vida.
O livro mais lido no desafio de Janeiro.

Janeiro de 2010 – 114 resenhas para o tema “Romances de Banca”.
Janeiro 2011 – 249 resenhas para o tema “Literatura Infanto-Juvenil”
Janeiro 2012 – 278 resenhas para o tema “Literatura Gastronômica”
Janeiro 2013 – 499 resenhas para o tema “Livre!”

Temos um recorde, pessoal!  

Tudo bem.  Vamos ser justos. A liberdade de escolha possibilitada pelo tema estimulou mais adesões. Além do tema, Janeiro foi fator preponderante para o sucesso. Tendo por base o histórico do desafio literário, o primeiro mês do ano, por sua tradicional agenda de férias e folgas, é mais dado à leitura mesmo.  Sabemos disso tudo. Contudo, se essa é uma amostra do que está por vir, ninguém nos segura. Afinal, não estamos aqui só para fazer um número bonito. Nem foi para isso que elegemos um tema tão propício a uma robusta estatística.

Alguém se perguntou o porquê da aparição de um tema tão contrário a qualquer desafio que se preze? Ora desafio é desafio, alguns dirão. Tem que ser difícil. Mas, meus caros, cá entre nós, já era para ter sido entendida a essência do Desafio Literário. O que dita a lógica da gincana é a leitura. Tendo em vista que a relação com a leitura pede liberdade, nada mais aprazível do que dar vazão à vontade de poder ler o que quiser. E isso não é possível só agora.  Respeitadas as especificidades da gincana, damos um jeitinho aqui e acolá para que as regras da maioria dos temas se moldem aos mais diferentes gostos e desejos. Porque é a essência da leitura ser um campo de possibilidades. E não seremos nós a ditar o contrário. 

Seja em sua estante, na de parentes ou de amigos, na biblioteca da escola ou da universidade, há de ter um livro talhado para um de nossos temas e que igualmente corresponda ao seu interesse. Isso só para falar de um dos possíveis combinados literários pelos os quais você pode optar.  Pois, se puder lhe recomendar um combinado especial, eu indicaria o gosto pelo novo.  Vou contar: o DL já foi responsável por muitos finais felizes entre leitores e obras que supostamente nunca leriam se não tivessem dado a si mesmos a chance de ler para ver.

Contudo, não minimizaremos as dificuldades que, possivelmente, se interporão ao longo do ano. Sabemos que não é fácil levar o DL até o fim. Mas, é possível e, de certo modo, necessário, uma vez que para concorrer à premiação final é preciso ler, ao menos, um livro para cada tema. Você consegue!

Aos muitos que vieram embalados do DL 2012, O Tema Livre foi um presente. Um refresco. Aos iniciantes, foi um abraço de boas-vindas.  Um refresco. Tudo para entusiasmá-los e dizer que fiquem, participem e lambuzem-se de leitura. Vambora ler!

Um grande abraço,

Equipe DL 2013


7 Comments

  1. Bom dia!!
    Eu amei a experiência e já estou me preparando para o segundo mês!!
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal a profusão de resenhas, por uma não foram 500 (e olha que entrei aqui umas 22:30 do dia 31 e tinham umas 430 ainda!). E minha maior motivação do desafio nem é tanto o prêmio (mas que seria benvindo, seria! rs), mas dar chances a livros que não daria, reconciliar-me com autores, fazer a estante rodar. E, claro, cumprir um objetivo proposto, o que também não é fácil mas muito compensatório. Tomara que esse ano seja lotado de resenhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara, Ana! Que o ano seja repleto de resenhas! Vambora ler! :)

      Excluir
  3. Seu blog é óptimo,gostei dou-lhe meus parabéns.
    Com votos de grandes vitórias.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais, faça-o de forma a que possa encontrar seu blog para segui-lo também.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  4. Como faço para colocar a resenha do livro de janeiro se já acabou o mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Chellot, as resenhas em atraso devem ser enviadas para desafioliterario@gmail.com

      Abraços!

      Excluir
  5. Ok, obrigada Vivi. Vou fazer minha resenha, depois envio.
    Abs.

    ResponderExcluir