Esse tema é o nonsense e também o lúdico do nosso desafio. Recebi algumas críticas (válidas) as quais versavam basicamente sobre as escolhas vagas das categorias que compõem esse desafio. Devo esclarecer que a aparente imprecisão dos temas foi proposital. Quando pensei o desafio, o que mais levei em consideração foi criar uma brincadeira que acolhesse todos os gostos. Se eu delimitasse o tema com base em purismos terminológicos e de gênero, escolheria incluir um grupo de participantes em detrimento de outros. Sendo assim, se repararem bem, todos os temas foram pensados com a intenção de deixar o participante livre para escolher suas leituras de acordo com os estilos, hábitos e gêneros literários dos quais mais gosta. Foi considerada também a liberdade de escolha de quem quer arriscar pisar em novas searas, confrontar e mudar hábitos de leituras e sair da zona de conforto.

O único tema que fugiu à regra foi o de dezembro. O tema "Coração"é para não ter sentido algum. Mesmo. È uma brincadeira que consiste em catar um livro aleatório com o tema coração e ver no que dá. Acredito que todos já adaptados ao desafio, saberão ler o texto "na esportiva" de tudo isso. E mesmo assim, a julgar pelo leque de escolhas, dá para encaixar seu gosto literário no tema de dezembro também.

Então, vamos à algumas sugestões de títulos para o tema:

Coração andarilho - Nélida Piñon

Coração de tulipa de Andre Filho Neuding

Coração de Pedra - Charlie Fletcher

Coração dividido - Barbara Taylor Bradford

Coração tão branco - Javier Marias

Do fundo do coração - Mary Lawson

No compasso do coração - Elizabeth Adler

O coração da floresta - James Lee Burker

Perto do coração selvagem - Clarice Lispector

Requiém por um coração de vidro - David Lindsey

Segredos do coração - Claire Cross

Um coração frio - Jonathan Kellerman


7 Comments

  1. Eu me diverti com todas as propostas, justamente pela simplicidade. Na verdade elas foram mais "provocadoras" do que qualquer outra coisa.
    Aproveito para convidar os amigos do "Desafio..." a assistirem na Net, no canal 11 (TV Universitária) na sexta as 16:30 e no domingo as 14:30 (horário de verão do RJ) o programa Contraponto. Fui uma das convidadas e o tema debatido era... leitura! Eu participei do segundo bloco. Apesar de um pouco nervosa no início, acho que deu para dar um recado, ainda que breve (o programa é bem curtinho). Vejam se puderem!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei os temas escolhidos por você, Vivi. Como eu já disse antes, acho que você soube delimitar os meses e suas propostas sem "fechar" demais as possibilidades. Ou seja, como você mesma disse, deixou que todos pudessem encaixar os temas de acordo com o que mais gostam de ler, etc. :) Achei muito bom!

    E, complementando a lista do Coração, tem também "Coração de tinta", da Cornelia Funke, e "Coração apaixonado" da Chelsea Cain (os dois da minha lista, rs). Dizem que são muito bons :D Lerei pra ver!

    ResponderExcluir
  3. Estou feliz pq vc "liberou" minha escolha! kkkk!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. E eu que ainda nem postei minha lista =0
    Mas não se preocupe com o meu atraso,ela tá aqui prontinha,irei postá-la nesses últimos dias do mês de novembro,sem falta.
    Não seria capaz de criticar um tema que tenha coração no meio,mesmo que fosse um coração de pedra rsrsrsrs
    Beijoooooooooos!

    ResponderExcluir
  5. Oieee...vim informar que minha lista já está pronta e postada no blog!! bjins meninas!!

    ResponderExcluir
  6. Vivi;

    Não há como agradar a todos... o bom é que vc tentou. Os temas ficaram ótimos. Alguns, confortáveis, pela experiência e gosto particular. Outros, realmente desafios... pelas infinidades de opções, desconhecimento e, ao mesmo tempo, curiosidade.
    Está sendo e será uma delícia participar!!!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei da escolha dos temas, por estar bem variado e permitir uma variada ampla de escolhas. Dentro de um mesmo tema eu consegui escolher um oficial e um reserva bem diferentes, pra atender ao 'humor' que estiver na época, rs.

    Com o de dezembro aconteceu isso. O oficial é um livro evangélico não-ficção que há muito tempo eu quero ler "Como ter o coração de Maria num mundo de Marta". O reserva é meio conto de fadas, "Coração de tinta". Outras opções que considerei iam desde o romance tradicional (O coração de Sofia) ao policial (Coração ferido). Ou seja, é pra ninguém sair insatisfeito, rs.

    Bjs

    ResponderExcluir