Olá, pessoal!

Como estamos até agora? Fazendo a contagem regressiva?

Bem, seja em que fase do desafio você estiver, espero que seu ânimo esteja a mil. Afinal, precisaremos de muito gás para chegarmos à reta final. No que diz respeito à brincadeira, o compromisso com o prazer é inegociável. Então que coloquemos o ânimo na linha de frente. Esse é o nosso combinado, ok?

Tenho algumas recomendações a dar e peço que leia com atenção:

Há pouco tempo foram discutidas algumas formas de socialização da brincadeira. O objetivo foi o de encontrarmos uma dinâmica para a divulgação das apreciações das leituras feitas que agradasse a todos. Creio que chegamos a um consenso. (Vide o post em questão) Afinal, para que a brincadeira cumpra sua função social é preciso que divulguemos e repliquemos as impressões deixadas pelos livros que leremos ao longo do ano. Isso é ponto pacífico.

Certa vez, alguém dentre nós, participantes, designou o desafio literário como um clube do livro. È bem isso que a proposta quer alcançar. Tirando a separação física e o fato de podermos ler livros diferentes, temos uma afinidade com um clube do livro típico. Afinidade essa expressa no ato de leitura individual num primeiro momento e a discussão do livro lido num momento posterior. Portanto, ao comentarmos os livros lidos tenhamos em mente uma sala de debates em que nossa voz se pronuncia em um diálogo de um para muitos.

Mas, às vezes, caramba!!! O que dizer depois de ler? Pensando nisso, disponibilizo aqui uma ficha de leitura adaptada para o desafio para quem precisar de auxílio nesse sentido. Não é obrigatório o seu uso! Tampouco a lista foi criada com o intuito de padronização. Sua finalidade é a de facilitar a exposição do que foi lido. Inclusive é permitida a adaptação (ou personalização) da ficha, caso queira fazê-lo.

A ficha contém ainda sugestões de brincadeiras literárias em que você pode criar um texto com base no livro lido de forma personalizada. Essa parte é bem legal. Para quem gosta de dar vazão à criatividade, tem-se um prato cheio!

Por fim, não posso deixar de mencionar que essa ficha foi feita com muito cuidado e carinho pela Rê lima, uma de nossas parceiras do projeto. Obrigada mais uma vez, Rê!

Sem mais, agora é só baixar a ficha e pé na tábua:

Ficha de Leitura - Desafio Literário.doc


8 Comments

  1. Adorei Vivi!!!! Talvez eu use sim!
    Estava pensando nisso em relação ao livro de janeiro que eu peguei!!!

    Valeu amiga :)

    bjsssss
    Lili

    ResponderExcluir
  2. Bem, não sei se fui escrita, mas segue o link da minha lista de livros:
    http://ojardimdepsique.blogspot.com/2009/12/desafio-literario-2010-minha-lista.html

    Grata pela oportunidade

    ResponderExcluir
  3. * PESSOAL: mudei o mês de maio porque agora sei o que é um Chick-Lit. Confesso que de fato nunca li um destes, até tentei ler um que virou filme: os delírios de consumo de ... (esqueci o nome) então a escolha foi no escuro, confiei na indicação do blog. Se um não prestar, pego logo o outro. Espero que eu tenha uma boa surpresa
    Ah, coloquei mais uma opção na escritora brasileira, graças a indicação da Bianca, quem sabe não leio os dois?

    ResponderExcluir
  4. Queria saber se posso fazer parte do desafio também... tudo bem que já passou a data, mas pensei em postar os livros no meu blog, com o de janeiro, inclusive, e pedir a adesão oficial na nova data, no fim de janeiro. Posso? Seria uma honra pra mim participar de uma iniciativa assim...

    ResponderExcluir
  5. amei a ficha de leitura...e a usarei para o desafio e para resenhas minhas futuras.....bjus elis...to animadíssima com esse projeto....te mais

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei da proposta do site mas não entendi muito bem as regras do desafio. Eu escolho uma lista de livros pra ler no ano? tem algum limite? e fazer as resenhas não é isso? E se eu não consegui cumprir o desafio? enfim...

    AH, e não consegui baixar a ficha de leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacy! Isso mesmo. Você escolhe um mínimo de 12 livros para ler durante ano de acordo com os temas dos desafio. Dito de outra forma, um livro por mês para cada tema sugerido para o DL 2011. Se quiser pode ler mais de 12 livros, aí o céu é o limite...rs

    È preciso fazer uma resenha para cada leitura feita, mas não é nada que obedeça um rigor acadêmico, não. Basta expressar e compartilhar a sua experiência de leitura.

    Bom, se o desafio não for cumprido, não aplicamos penalidades, pois a perda é inerente ao que se perde não lendo. Em outras palavras, aqui só vemos ganho, mesmo que o participante não cumpra o desafio do mês, ele pode passar para outra fase. E se quiser pôr em dia as leituras dos temas atrasados, poderá fazê-lo também. Ou seja, o participante só não cumpre o desafio se realmente não puder... ou não quiser. Mas, cada caso é um caso.

    Beijocas

    ResponderExcluir