E aí, pessoal?

Já vou logo dizendo: Senti falta de muita gente nesse desafio. Teve gente que não apareceu nem para um oi! Olhe bem, pessoal, desafio é desafio e não vale autoengano. Tudo bem considerar a leitura como piquenique, afinal literatura é prazer mesmo, um manancial inesgotável de entretenimento. Todavia, a literatura é também informação, e mais ainda,  conhecimento. Sabe do que estou falando? Da matéria literária de conteúdo. Sim daquela que inspira o leitor a pensar interpretando. E quem disse que pensar com criticidade não é prazeroso precisa rever seus conceitos. Longe de mim dar uma de esnobe intelectual. Adoro entretenimento indolor, amo aventurar-me nos meandros da cultura inútil. Mas gosto  e muito de livros bem pensados que me instiguem a pelo menos tentar compreendê-los.

Dentre esses, claro, existirão os  livros inacessíveis por seu caráter hermético e confuso. São essas as leituras mais desmotivadoras para uns e as mais desafiadoras para outros.

Quem disse que ler é fácil? Para certas leituras uma passada d'olhos não basta. Há que se ter uma certa dose de sacríficio em que se faz necessárias lidas e relidas. Vezes sem conta se preciso for.  Com calma e sem pressa.

E claro fique, no DL apartheid literário não cola. Aqui tudo é uma geléia geral mesmo. È também um sonoro porque não?

Porque não ler Clarice? Porque não ler Lygia Fagundes Telles?  Martha Medeiros, Fal,  Cecília,  Maetê,Thalita, e tantas outras?

Porque não uma literatura sem os estereotípos de gênero? Uma literatura sem bandeira? Sem modismo e pedantismo?

Por isso, peço, vistam a camisa do desafio literário. Leiam o que nunca leram e permitam-se tentar compreender o que, à primeira lida, parecer confuso.

"Chega mais perto e contempla as palavras, cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível que lhe deres, trouxeste a chave?"



Carlos Drummond de Andrade

Autora  mais lida? Clarice Lispector: doze vezes.

PS: As resenhas que fiz dos desafios de maio e de Junho serão postados assim que possível.


8 Comments

  1. Estou sentindo vergonha de mim mesma, Vivi!... propus o desafio e não li nenhum livro ainda. Perdão! vou provindenciar a leitura!.. beijos

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras!
    O mês de junho foi difícil para mim. Não só porque era uma escritora brasileira (apesar de ter consciência que devo apreciar mais a literatura nacional), mas, principalmente, pelo gênero textual - crônicas.
    As crônicas da Martha são ótimas, mas ler um livro todo de crônicas sem interrupção, não é pra mim. Eu gosto de ir lendo aos poucos, duas ou três por dia. Por isso demorei tanto... mas consegui.

    ResponderExcluir
  3. Poxa Vivi... esse mês foi o primeiro que falhei no desafio, já estava me sentindo péssima e você ainda faz um post desse?? Agora tô me sentindo o "cocô do cavalo do bandido"...rss
    Esse mês foi muito difícil, não pelo desafio, porque estou gostando do livro escolhido "A casa das sete mulheres", mas para mim essa é uma daquelas leituras que precisam ser feitas sem pressa... mas vou continuar firme e forte...

    Beijos querida...

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivi,

    Estou em falta sim, mas não tive tempo de terminar o livro de junho, de tanto trabalho que acumulou nesse mês. Mas vou terminá-lo e logo começar o de julho, parece que as coisas vão dar uma acalmada por aqui. Quando publicar a resenha no blog eu aviso você e o pessoal pelo Grupo.

    Espero que você esteja melhor de saúde, se cuide! :-)

    Grande beijo,

    Cris

    ResponderExcluir
  5. ahhh, infezlimente esse mes pra mim não deu. adoeci. Todo mundo do trabalho adoeceu (e por consequencia trouxe mais trabalho pra mim, que cuido do DP) e acabei esgotada e sem tempo.

    mas o livro está aqui e irei ler ele e postar. Assim será Clarice vezes 13 rsrs.

    ResponderExcluir
  6. A minha escolha original era um livro mais pesado, pra pensar mesmo. As Meninas, da Lygia Fagundes Telles. Mas no momento que li, precisava de uma coisa mais leve, então acabei optando pelo reserva, A Bonitona Encalhada. Foi bom. Além de entreter, esse tipo de livro sempre faz com que eu me sinta melhor nessa condição de "encalhada", rs. Ainda vou ler As Meninas, tenho muita vontade.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, meninas!
    Obrigada pela resposta. È ótimo mesmo saber o percurso individual de leitura de vocês. Isso ajuda a identificar os problemas e os acertos.É isso aí, bola pra frente, sempre incentivando-nos uns aos outros.

    Beijocas

    ResponderExcluir