Então é isso. É recompensador ver algo a que nos propusemos e nos dedicamos tanto se cumprir.  Todas as resenhas feitas foram unânimes na constatação de que o Desafio Literário, em grande parte, foi um prazer cumprido. Não tinha como chegar a outro resultado: Debruçar sobre os livros encostados em pilhas, caixas, estantes, nos fez muito bem.  Quanto às leituras, algumas inteiramente inesperadas, umas fáceis de entreter e outras que instaram uma solução de nossa parte. A título de começo, deu para nos sentirmos desafiados e afiados pela/na leitura.  E os temas? Tão díspares! Uma colcha de retalhos. Afinal, não é essa a essência do DL? Abrigar pessoas em torno do interesse pelo o que há de tudo por aí nesse mundo de Deus? Tal natureza remendada se desdobrou em compartilhamento de experiências, mediações de leitura e de amizades.  Então foi isso: um remendo de percepções, interpretações, visões de mundo que nos permitiram experimentar a uma só voz a superação das narrativas de um país sem leitura. Deu para notar que o DL não tem desfecho. Pelo menos, não um tão próximo. Ao contrário, o DL pede uma continuação.  Com os antigos e os novos personagens, outro cenário, novos enredos...

E a sede e a fome de leitura ficou mais forte ainda.

Vambora ler!

Um grande beijo e muito obrigada a todos os que fizeram parte dessa nossa prosa.


5 Comments

  1. Vivi, querida, parabéns pelo sucesso do DL! Que 2011 seja outro sucesso, maior ainda! Já disse e repito: acho extremamente válida essa iniciativa tua :) Muito mesmo. E postei no blog uma listinha de livros lidos esse ano que inclui uma explicação e um pedido de desculpas pra você (por não ter conseguido participar até o final). Acho que não me atrevo a participar em 2011 porque já sei que, por enquanto, não vai dar muito certo hahaha. Mas sempre recomendo pra todo mundo! Parabéns pela idéia e feliz ano novo, moça! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Adorei participar, e embora não me vá juntar ao desafio de 2011, não me arrependo e este desafio fez-me ler 12 livros que se calhar de outra forma não teria lido tão cedo; e conhecer gente com tanta ou mais paixão que eu por livros.

    ResponderExcluir
  3. Ana, você fará falta. Foi ótimo tê-la em nosso meio. Suas resenhas são admiráveis. Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. May, você fez uma senhora falta. Muito de nós aprendemos consigo a importância da leitura para a produção de bons textos. Sucessos em 2011, queridaça!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Vivi
    Belo texto; quero acrescentar que o Desafio nos fez conhecer pessoas maravilhosas, com quem podemos dividir o prazer ( e vicio) da leitura, como vc, por exemplo! Bjs

    ResponderExcluir