Resenha Janeiro 2011: A Maldição do Titã



Bem, primeiramente, é um prazer estar aqui participando [pela primeira vez \o/] do desafio literário 2011!!

Vamos às apresentações: Meu nome é Kycia, tenho 18 anos e sou carioca, apesar de estar morando a alguns anos em Natal, no RN. Não tenho blog, porém possuo Orkut [K ycia], Skoob [Kycia Friederick] e Twitter [kycia0206], que é o que eu mais uso. =]

Mas agora, sem mais delongas, vamos ao que interessa, a resenha:

A Maldição do Titã, de Rick Riordan

Tema: Literatura Infanto-Juvenil / Mês: Janeiro / Editora: Intrínseca / Número de págs.: 316

Sinopse: Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã.

Escolhi esse livro da série Percy Jackson e Os Olimpianos, porque ele é o meu favorito da série – pelo menos por enquanto, já que eu ainda não li o último.

Para quem ainda não leu os livros dessa série, aí vai uma breve introdução para vocês não ficarem perdidos ao longo da resenha, ok?!

A saga em questão conta a história de Percy Jackson, que é um semi-deus ou meio-sangue, isto é, filho de um(a) mortal com um deus grego. No caso, ele é filho de Poseidon, o deus dos mares, mas só vem descobrir isso aos 12 anos. Com tamanha descoberta, a vida dele, que, diga-se de passagem, nunca foi lá muito normal, vira uma loucura. E, como se não bastasse, ainda existe uma maldição sobre ele, mas que só vai se cumprir quando ele fizer 16 anos. Até lá, Percy (ou Perseu) vai enfrentar muitas aventuras e monstros com os seus amigos do Acampamento Meio-Sangue: Annabeth, a meio-sangue filha de Atena, a deusa da sabedoria, e Grover, um sátiro, fora outras amizades que irão surgir no decorrer dos 5 livros da série.

Ah, o que é um sátiro? Bem, um sátiro é algo assim: metade homem, metade bode, ou seja, da cintura pra cima é homem e da cintura p/ baixo, bode, sacou?!

Ótimo!! Então vamos ao livro em questão:

A história de A Maldição do Titã gira em torno de dois fatos principais: a descoberta de dois novos meio-sangues (Bianca e Nico di Angelo) e o desaparecimento de Annabeth e da deusa Ártemis.

Além disso, seguindo o ritmo dos livros anteriores, vários novos personagens, tanto vilões como mocinhos, são apresentados, mas, devo confessar que o meu personagem favorito desse livro foi Blackjack.

Blackjack é um cavalo alado que botou na cabeça que Percy Jackson é seu dono, após este tê-lo salvo de Luke no livro anterior e, por isso, sempre se refere ao semi-deus como “chefe”. Na verdade as partes mais engraçadas dessa história ficaram por conta do corcel. Do jeito que o autor, Rick Riordan, escreve as falas de Blackjack dá até pra imaginar a voz e o jeito dele falar. É realmente hilário!!

Uma das cenas que eu destacaria seria a dos doze deuses [inclusive Dionísio!!], nos seus tamanhos normais, ou seja, em torno de uns 5 metros [só isso?!], sentados formando um U e discutindo sobre...... bem, só posso dizer que é sobre um assunto muito delicado a respeito dos semi-deuses envolvidos na missão de salvar a deusa Ártemis. Gostei desse momento, porque pude visualizar todos os deuses e até alguns, como Hefesto e Hera, que nunca haviam sido mostrados antes.

Enfim, eu adorei o livro  e a série e, por isso, recomendo muitíssssssimo a quem ainda não teve oportunidade ou interesse de ler, que leia, porque vale a pena entrar nesse mundo louco [e, o melhor, narrado hilariamente por Percy] dos deuses do Olimpo.

Bjos e até a próxima!!!

Nota da capa: 5/5

Comentários: Todas as capas da série são perfeitas, portanto nada mais justo do que dar nota 5!

Nota do livro: 5/5


13 Comments

  1. Realmente esse é um livro que vale a pena mesmooo!!! Sou fã dele, sua resenha ficou ótima e Blackjack também é um dos meus personagens favoritos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Kycia, muito boa sua resenha, adorei.ainda não li Maldição do Titã, mas pelas referências que tenho dele,parece ser um bom livro. Beijos
    lereomelhorlazer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Então, Kycia, excelente participação. Bom, essa série tem tido uma recepção para lá de positiva aqui no DL. =D

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ah tu escolhestes um ótimo livro e fez uma resenha muito batuta, parabéns!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  5. Mais Percy !! EEbaa!! Sou mega fã. Parabéns pela escolha, o livro é realmente ótimo, aliás a saga tooa é!

    ResponderExcluir
  6. Não canso de dizer que pjá estou convencida: preciso ler a série!

    ótima resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, gente!!
    Pois é, acabei ficando viciada em Rick Riordan agora. Ñ pode sair um livro dele q eu já fico louca p/ comprar...rsrsrs

    Daniela, pode ler, sim, q vc ñ vai se arrepender, viu?!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha e pela escolha do livro. Penso que foi um dos mais lido neste mês.

    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  9. Percy Jackson!!!! Preciso ler esta serie!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  10. eu estou lendo esse livro e estou na parte "visitamos o ferro-velho dos deuses" e nesta parte a percy jackson fala que bianca é velha pois ela foi ao hotel e cacino lotos e queria saber quantos anos ela tem?brigado

    ResponderExcluir
  11. Bem, Anônimo, o cassino Lótus é um lugar onde o tempo não passa p/ quem está dentro dele, apesar do tempo não parar do lado de fora. Então, se você entrasse lá com 10 anos na década de 30, você sairia, hoje, com 10 anos, entende? E foi isso q aconteceu com Bianca e seu irmão, eles entraram antes da Segunda guerra mundial e sairam em 2000 e alguma coisa, mas continuaram com a mesma idade q entraram: 10 ou 11 anos, sem envelhecer de verdade.
    Agora, se o tempo tb tivesse passado para os irmãos, hoje eles estariam com cerca de 79 anos, ok?!
    Espero q vc tenha entendido a minha resposta!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. estou lendo esse livro... é mt bom ! me surpreendi com a idade de Biancae Nico e com a verdadeira identidade de Zoë

    ResponderExcluir