Resenha Janeiro 2011:
Tema: Literatura Infanto-Juvenil / Mês: Janeiro – opção 1

título: KAFKA E A BONECA VIAJANTE
autor: Jordi Sierra i Fabra com ilustrações de Pep Montserrat
editora: Martins Editora Livraria Ltda. páginas: 127 título original: Kafka e la muñeca viajera tradução: Rubia Prates Goldoni

Uma história provavelmente verdadeira é aqui recriada pela imaginação doautor. A situação teria sido vivida pelo escritor alemão Franz Kafka  segundo relato de Dora Dymant, sua companheira na época.  O escritor espanhol Jordi Sierra i Fabra inspirou-se num artigo do escritor argentino César Aira no “El Paiz”, no qual comentava sobre a pesquisa, sem êxito, feita por  Klaus Wagenbach, um estudioso de Kafka , que tentou encontrar anos depois a protagonista da história e suas cartas, sem êxito.
O resultado é delicioso.
Num de seus passeios pelo Parque Steglitz, em Berlim, Kafka encontra uma garotinha, Elsi, aos prantos por ter perdido sua querida boneca Brígida. Penalizado pela tristeza da criança, tenta encontrar uma solução.
Não é de se estranhar que ele tenha recorrido ao seu ofício de escritor para resolver essa inesperada situação em que e inventa que a boneca não havia se perdido, mas viajado e mandado uma carta, por intermédio do próprio, auto-denominado “carteiro de bonecas”.
Assim escreveu,  e leu no dia seguinte, a carta que passou a ser a primeira de uma série, provocada pela emoção e pelo interesse da criança. Passa então a produzir diariamente, por 3 semanas, cartas de Brígida para Elsi, dos mais diversos locais do mundo até que a menina esteja convencida (e feliz) de que Brígida a ama, mesmo tendo partido para viver sua própria vida.
Classificado como infanto-juvenil, o livro guarda o que tem de melhor  para os adultos. Porque pode ser lido em 2 “planos”:
No primeiro tomamos conhecimento da história propriamente dita, tal como ficou  conhecida, e da superação do problema por Elsi, facilitado pelas carinhosas cartas da boneca contando suas aventuras.
No segundo acompanhamos o processo sofrido por Kafka (sem trocadilho)  para a produção diária das cartas, deixando clara a importância do cuidado na produção do texto e do seu conteúdo, ainda que destinado a uma criança.
Além de criar os trechos de cartas que na narrativa são lidas pelo “carteiro” para a menina, é ao relatar os dilemas e hesitações de Kafka pela consciência da importância do que será dito pela boneca para a vida da menina que está o maior mérito de Jordi.
O autor é muito feliz ao imaginar, baseado no conhecimento que se tem sobre Kafka, como essa delicada tarefa teria sido por ele enfrentada, um homem sem filhos e sem convívio íntimo com crianças que, num impulso, se vê responsável por consolar Elsi e ainda fazê-la perceber os valores de uma verdadeira amizade. E entender que partidas e separações podem não significar abandono e, mesmo que sofridas, são importantes para o amadurecimento e necessárias para o crescimento pessoal.
Nota: 5/5
Nota da capa : 4,5/5 – achei a capa ótima, uma bela ilustração que comunica perfeitamente o conteúdo do livro, pecando apenas pelas cores, um pouco sombrias


2 Comments

  1. Oi, que bacana apresentar um livro diferente, Cleia. Esse ninguém leu por aqui. Parece muito instigante. Concordo, a capa é linda, mas as cores frias não se adequam ao público a que se destina. Participação otimáxima!

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei sua escolha!!! O livro deve ser muito interessante!!! ANotado!!! E ainda escrito por um catalao!!! Acho que vou adorar!!!Beijos

    ResponderExcluir