Por Jerusha

Livro 2 – O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Comovente. Não teria outra palavra para descrever a vastidão de sentimentos que foram aflorando durante a leitura. Não consigo mensurar também o tamanho da criatividade de John Boyne, li que esse livro foi escrito em 2 dias, e se isso é verdade fico admirada com a dimensão da façanha! Ele criou Bruno com uma ingenuidade tão grande, com sentimentos tão cristalinos, que por alguns momentos eu me senti a pior dos seres humanos diante de tanta honestidade, de tanta incorruptibilidade de sentimentos. Íntegro, seria uma palavra que bem definiria Bruno com 9 anos, apesar de algumas falhas que são justificáveis, obviamente.

O livro então é de uma inteligência, uma perspicácia inigualável neste tema, já li vários livros sobre a segunda guerra, sobre o Nazismo e sobre o Holocausto, é um tema que me fascina muito (de forma negativa, é claro!), e mesmo assim levei algum tempo para identificar “o Fúria”....

Assim como esse período da historia ficou triste e desfocado na vida real, na ficção ele também assume um tom lúgubre, o que posso dizer a mais, sem correr o risco de acabar contando o que não devo é que quando terminei de lê-lo fiquei virando o livro esperando que houvesse mais páginas, esperando que houvesse algo mais, mas era somente aquilo, assim como a história real o final ao pode ser mudado, mas está profundamente documentado pra que nos sirva de reflexão, para sempre!

Avaliação 5/5


Leave a Reply