Por Fernanda Fernandes
A idéia dos contos e fábulas, é sempre passar um lição de moral, por isso são tão presentes no universo infantil. Tinha dado esse livro para minha filhota, mas só li com ela os contos mais famosos, ou seja, os que viraram filme da disney. Apesar de achar alguns muito nada a ver...
Por contos:
- A água da Vida: honestidade! Quem segue pelo caminho correto, ainda que mais difícil, sempre ficará bem. E os desonestos...
- A amoreira: achei terrível!!! Assustador na verdade. Não vi nenhuma moral, nada de interressante que se passe há uma criança (só se for medo).
- A bela adormecida: linda história, mas não passa nada de interessante.
- A protegida de Maria: bem interessante, com certeza vou ler para minha filha. Imaginei um final completamente diferente... Na minha imaginação (que é super fértil) a menina que virou rainha continuava a mentir pois queria que seus filhos fossem criados no céu, assim como ela.
- Branca de Neve e os 7 anões: historinha cruel. A inveja mata (literalmente).
- Chapeuzinho vermelho: bem violenta a forma como eles contam. Mas mostra o quanto a desobediência pode custar.
- Cinderela: segue a mesma linha da branca de neve, só que mais romântico.
- João sem medo: sem comentários...
- O príncipe sapo: não entendi.
- Os músicos de Bremen: a união faz a força???
- Rumpelstiltskin: Esse eu adoro!!! Apesar do conto original ser muito curto, o que a gente vê hoje em dia é ótimo, adoro o Rumpelstiltskin. E aprendemos também, que não se deve cantar vitória antes da hora!
Livro: Contos dos Irmãos Grimm
Nota: 3/5
as histórias dos irmãos grimm estão presentes na minha vida desde que me entendo por gente, em grande parte por filmes e adaptações.
ResponderExcluirmeu sonho é pegar manuscritos antigos dessas histórias, ou de relatos sobre elas, as mudanças das originais pro que conhecemos hoje são gritantes!!
Alguns dos contos relatados são histórias que permearam e ainda permeiam o universo infantil.
ResponderExcluirTambém não gosto de histórias moralistas e que assustam as crianças.
Não simpatizo com livros que ao final apresentem "a moral da história".
Deixem as crianças chegarem as suas próprias conclusões.
Parabens pela resenha.
Abs, Rê
Os contos de fadas têm o moralismo predominante nas narrativas. Também não os aprecio muito, apesar de tais contos permearem o nosso imaginário até os dias de hoje. Gostei demais da resenha, Fernanda!
ResponderExcluirBjs
Amooooo os contos de Grim., são perfeitos demais. Um dia quando puder vou ter toda a coleção!
ResponderExcluir