Por Débora Cardoso
Resenha do livro: O conquistador  v: 1 O lobo das Planícies, Conn  Iggulden. Editora: Record. Pag.419
Tema: Épico
Mês: Março

Olá pessoal meu nome é Débora moro em Belo Horizonte, Minas Gerais e sou uma leitora ávida. Infelizmente entrei para o desafio só no mês passado, mas vamos lá acho que ainda dá tempo.
A leitura da série O conquistador se deu por indicação do blog. A capa do livro por si só chama atenção por mostrar uma cena de guerra. Logo depois de começar a leitura descobrir que o livro é uma mistura de fatos reais com ficção, conta o início da vida de Gêngis Kahn, lider Mongol que unia as tribos da Mongólia.Vamos a história.
Lobo das planícies conta a historia de Temujin que ainda em sua adolescência sofre inúmeros sofrimentos.  Segundo filho do Cã dos lobos Yesugei, ele, sua mãe e seus seis irmãos são abandonados quando o pai é assassinado pelos tártaros. O abandono acontece por Eeluk, homem de confiança de Yesugei que após a morte do mesmo reivindica o direito de Cã no lugar dos filhos do antigo Cã. Pior de tudo é que esse malvado sem coração deixa Temujin e sua família sem nada o que comer ou se cobrir no meio de um inverno rigoroso para que estes morram congelados.  O livro é dividido em duas partes, na primeira é narrado como Temujim e seus irmãos conseguem sobreviver sem ter muito o que comer ou vestir, já na segunda parte o livro é caracterizado pela ascensão de Temujim que começa a recrutar desgarrados( povos que não possuíam tribos) para formar uma grande tribo e atacar os tártaros.
Apesar de muito sangue e guerra o personagem principal é dotado de uma sensibilidade extraordinária, pois respeita os povos de diferentes tribos como se fossem seus irmãos, procurando proteger o povo que lidera.

Como trechos marcantes gostaria de salientar:    
“Ele nasceu com a morte na mão direita, Hoelun.Isso é bom. Ele é filho de um cã e a morte é sua companheira. Será um grande guerreiro”.

Mantenha-o vivo sussurrou para o pai céu.mantenha-o forte e saudável. Mantenha-o vivo para que eu o mate.”

“Achei que você estava morto disse Sholo enxugando o nariz nas costas da mão. Temujin balançou a cabeça. Ainda não. Eu disse que voltaria.”

“Você está morrendo, Eeluk disse Temujin.”

È isso ai pessoal o livro é ótimo e eu indico principalmente para aqueles que gostam de guerras.  Nota 5
Aguardem o volume 2


2 Comments

  1. Gostei da história,e sua resenha me deixou com vontade de lê-lo.
    Ótima resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  2. A maioria tem avaliado esse livro positivamente. A julgar pela sua opinião, esse livro é o meu número. =D
    Beijocas

    ResponderExcluir