Resenha do livro: O livreiro de Cabul.

Asne Seierstad. Editora: Record. Pag.316

Tema: Livro Reportagem Mês: Maio

Olá Pessoal, a leitura do livro é uma Fascinante mostra um mundo do qual nós brasileiros conhecemos muito pouco, embora acho que mesmo que as pessoas falem sobre a cultural não ocidental, tudo  é uma questão de ponto de vista.

Resumo

O Livro conta a história Sultan Khan, nome fictício dado ao homem a quem Seierstad conheceu depois de ários meses fazendo a cobertura da guerra contra os talibãs. A jornalista viu em Khan aparentemente a oportunidade de revelar outra faceta do país, uma vez que Khan é um homem aparentemente liberal, que resistiu aos comunistas e ao Talibã para manter a sua livraria aberta. É uma tentativa de mostrar outra faceta do Afeganistão, diferente daquela dos comandantes, soldados e das vítimas da guerra jornalista já havia entrevistado anteriormente.

A jornalista Seierstad teve a oportunidade de conviver, na casa do livreiro, com sua esposa, cinco filhos e outros parentes diversos, com quem acabou dividindo os quatro cômodos da casa. Tendo chegado no país com a "roupa do corpo", ao mesmo tempo sofreu e tirou proveito da burca ("aperta e dá dor de cabeça, enxerga-se mal através da rede bordada") para circular incógnita em mercados, ônibus e até mesmo em um banho público de Cabul. 
A sorte da jornalista foi poder falar o inglês com alguns membros da família, uma vez que não falava o dialeto
persa da família. Assim, pôde anotar relatos sobre a infância deles, sobre seus casamentos e suas memórias de guerra. Mesmo quando testemunhou o filho adolescente de Khan ser obrigado há trabalhar 12 horas por dia, sem poder estudar, a jornalista jamais se intrometeu nos conflitos familiares.

Como trechos marcantes gostaria de salientar:

___ Horrível ! Havia rapazes na sala de aula!

Os outros olham boquiabertos.

___ Isso não é bom __ diz a mãe.__ Não deve mais voltar lá.



Nota: 4


One Comment

  1. O livro mais lido desafio...o bom é que há muito a dizer sobre o livro a julgar pela forma como repercute as diferenças culturais e de pensamento.

    Beijocas

    ResponderExcluir