DESAFIO LITERÁRIO 2011 – LIVRO  REPORTAGEMS – MAIO
102 MINUTOS  A História Inédita da Luta Pela Vida nas Torres Gêmeas  Jim Dwyer e Kevin Flynn
 
Por Fabiane Siqueira

102 Minutos. Entre o instante em que se iniciou o ataque às Torres Gêmeas do World  Trade Center, às 8h46 do dia 11 de Setembro de 2001, e o momento em que a última torre desabou, passaram se 102 minutos. É este intervalo de tempo que os jornalistas Jim Dwyer e Kevin Flynn, repórteres do New York Times, recriam neste livro eletrizante. Para isso, adotam uma estratégia reveladora: dar voz às pessoas que estavam dentro dos prédios naquele momento. Oficialmente, a administração da cidade de Nova York informa que 2749 pessoas morreram nos ataques ao Trade Center.

O livro narra os acontecimentos daquele fatídico dia e conta também os aspectos estruturais  das torres, as leis da cidade de Nova York sobre edificações

O livro impressiona pela quantidade de informações desencontradas entre Bombeiros, Policiais, Autoridades e falha no sistema de comunicação dos prédios e entre os serviços  de emergência.

Muitas informações desencontradas, elevadores presos, escadas bloqueadas e ordens de não saírem de seus escritórios resultaram em uma tragédia muito maior do que se podia prever pelos terrorristas. Muitas pessoas simplesmente não tiveram como fugir do prédio, pois estavam nos andares acima do ponto de impacto dos aviões e as rotas de fuga ficaram destruídas ou impossibilitadas de serem usadas, seja pelos incêndios ou seja pelos escombros...Muitas acreditaram ate o fim de que as Torres não cairiam.Em um primeiro momentos muitos acreditavam que o impacto que haviam sentido seria de uma bomba, como havia ocorrido  em 1993.

Livro com muitas informações, porém objetivo. Mostra os últimos momentos daquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de se salvarem. E mostra também, claramente, que a Cidade de Nova York, com seus construtores, incorporadores, com o objetivo claro de lucro, regulamentaram normas e leis imobiliárias,  que no caso do Trade Center, foi decisivo para sua derrocada.


3 Comments

  1. Eu tenho interesse pelo tema. Ainda mais porque o evento é cercado de tantos fatos nebulosos que vale a pena se inteirar mais.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu interesse ficou aguçado pelo livro, já que meus 2 livros tb tocaram um pouco no assunto.

    Tive a oportunidade de ver a área onde as torres ficavam e foi só então que percebi a grandeza do que tudo aquilo foi.
    Além disso tenho contato bem próximo com alguém que testemunhou os acontecimentos daquele dia enquanto estava de serviço há apenas 1 quadra do WTC, até hoje ele ainda tem pesadelos.

    Mas é um assunto beeeem complicado e polêmico!

    ResponderExcluir
  3. Hello! I know this is kind of off topic but I was wondering
    which blog platform are you using for this site?
    I'm getting sick and tired of Wordpress because I've had problems with hackers and I'm looking at alternatives for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

    Also visit my site: bock of ra online

    ResponderExcluir