O ano está começando ainda, mas já é o segundo mês do Desafio Literário que fica para trás. E que desafio esse em fevereiro, hein? Não foi fácil achar títulos com nomes próprios, sem nada mais do que isso no título do livro. Mas nada é impossível e centenas de livros foram lidos. E para falar um pouco sobre essa experiência convidamos a blogueira Luara França do blog Isaac Sabe para escrever o texto de encerramento desse mês. Confere:
Confesso que a temática “Nome Próprio” não me saltou aos olhos quando vi o Desafio Literário 2012. Ainda em dezembro de 2011 outros temas, “Terror”, “Escritor Oriental”, “Graphic Novel”, foram sendo resolvidos primeiro. Lovecraft, Murakami e Alan Moore foram os escolhidos para as respectivas categorias, e eu acabei com um mês de fevereiro vazio em minha lista. Meu primeiro impulso foi colocar um clássico que queria ler: Jane Eyre. Parecia perfeito não? Mas o mês chegou, e com ele todas aquelas preocupações tradicionais... Contas, trabalhos, calor etc. Foi fevereiro que escolheu os livros do desafio, não eu. 
Comecei por Clarissa, do Érico Veríssimo. Um romance bonito, bem escrito, que se passava em um lugar do país onde eu nunca havia estado, Porto Alegre. Foi uma leitura gostosa, prazerosa e lenta. Mas ainda não estava satisfeita, queria apimentar um pouquinho minha relação com o Desafio. Para isso escolhi outro livro: Cândido, do Voltaire. Um filósofo entrando no desafio? Sim, um filósofo rabugento e irônico encheu a quentura dos meus dias com risadas. Essa leitura foi completamente diferente de Clarissa, rápida e rasteira. Diverti-me com os dois livros, de forma diferente. 
Também esse mês, dei uma olhadinha nos títulos que poderiam ter sido lidos... Meu Jane Eyre permanece na estante, intocado mas desejado. Meu livro do coração, Orlando da Virginia Woolf, não pôde aparecer na minha lista, releituras não são permitidas, mas gostaria que aparecesse em outras. Outro que faria qualquer fevereiro feliz seria Coraline do Neil Gaiman, uma beleza de história com simplicidade de criança. Se fosse pensar ainda em GNs a lista iria ainda mais longe... Sandman, Watchmen, Mafalda, Persépolis e uma infinidade de histórias bonitas e desenhadas. 
Espero que seu mês tenha escolhido um bom livro para você. Nós todos precisamos de um pouquinho de calmaria e beleza nesse verão.
E então? Bacana o depoimento da Luara, né? Aproveita e confere as resenhas para o DL de fevereiro lá no blog dela:



4 Comments

  1. Fevereiro passou, e minha resenha não saiu! :/
    Eu escolhi Jane Eyre, e nós não ficamos amigas e a leitura não fluiu.
    A Luara me inspirou a ler Clarissa e Candido, mas acabei não encontrando os livros a tempo para trocar.
    Mas segue o jogo! Março é mês do Serial Killer!

    ResponderExcluir
  2. Luara, depoimento lindo! A relação tortuosa com o desafio literário vem para todos. Como lidar com as demandas do desafio e, ao mesmo tempo, atender o que a nossa alma pede? Você nos mostra que há como atravessar esse circuito com o coração tranquilo, tranquilo. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Luara, tem momentos que também olho para minhas estantes e certos livros continuam lá, esperando... Não estou no desafio (ano que vem entro!), mas certamente o que Jane Eyre foi para você esse mês, seria meu Dom Quixote. Imponente e carente na estante me esperando... ; )
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai! Amei o texto!!!^-~
    Acho que é bem por aí! O mês e quem escolhe os livros. A minha lista está ficando tão diferente da lista que eu me propunha em 2011, que me impressiono!

    ResponderExcluir