Nada mais justo para um Desafio Literário que sempre apoiou a leitura de autores nacionais, ter como tema para esse mês o Prêmio Jabuti, o prêmio literário mais importante do Brasil, que já está na sua 54ª edição. Apesar de algumas polêmicas na premiação, é gostoso saber que o Brasil também tem um evento literário  importante que ajuda a divulgar e a valorizar o que é brazuca, afinal, existem muitos livros e escritores bons di duê por aqui, sim. E acredito que o Prêmio cumpra muito bem o seu papel nisso.

São muitos os escritores que tiveram suas obras indicadas numa das nove categorias do Prêmio, mas há, é claro, aqueles que mais se destacam. O que é o caso de Dalton Trevisan, o escritor curitibano que mais vezes recebeu o Prêmio, sendo 4 no total.

Contudo, apesar de seu destaque, Dalton não foi o grande escolhido entre os participantes do DL (na verdade, ele nem chegou a aparecer por aqui). Quem ficou com o pódio esse mês foi Clarice Lispector, com a sua obra profunda e triste A Hora da Estrela, sendo lido 11 vezes. O segundo lugar ficou com o baiano Jorge Amado e a sua obra prima Gabriela, Cravo e Canela e em terceiro lugar, Moacyr Scliar com A Mulher que Escreveu a Bíblia.

Entre os autores mais lidos tivemos Milton Hatoum com 3 livros lidos, Lygia Fagundes Telles e Chico Buarque, ambos com 2 livros lidos.*

Os leitores destaque do mês de Julho foram:
  • Amanda Löwenhaupt - 4 livros lidos
  • Li Castro - 4 livros lidos
  • Sueli Couto - 5 livros lidos
(Se o nome de quem leu mais de três livros não aparecer na lista, ou se houver algum outro erro no cômputo, por favor, avise-nos. Teremos o maior prazer em reparar o erro.) 

Agosto é mês do Terror! BUH! :P

Já escolheram os livros que vão ler?

* levamos em conta aqui, a quantidade de diferentes títulos escritos por um mesmo autor.


Leave a Reply