A minha escolha de leitura para o mês de fevereiro foi o livro "A Garota Americana", de Meg Cabot. Antes de optar por esta leitura, lembro de ter verificado a lista de sugestões do Desafio Literário.  Como havia terminado de ler um clássico de linguagem mais complexa e descritiva, resolvi optar por um chick-lit. Como já conhecia os livros do gênero indicados pelo Desafio Literário, optei por outro livro de uma das autoras: Meg Cabot. Já conhecia a escrita da autora, pois quando estava no colégio, costumava ler a série "O Diário da Princesa"; dessa forma, não hesitei ao escolher outro trabalho de Meg. "A Garota Americana" foi sugestão de uma amiga e acabei comprando a edição vira-vira da Best Bolso, que já vem com a continuação - que ainda não li.

No que diz respeito ao enredo de "A Garota Americana", achei que é bastante previsível e permeado por clichês típicos de livros e filmes adolescentes. Mas, como já era exatamente isso que esperava, não deixei que esses aspectos atrapalhassem a leitura de uma maneira geral.  Por meio de Sam, a protagonista da história, Meg Cabot nos apresenta uma série de referências à cultura pop estado-unidense, com ênfase na banda No Doubt, que é a banda preferida da protagonista. É o tipo de leitura que se conclui em poucos dias; porém, como em alguns momentos a história se arrastou, tornando-se extremamente previsível, acabei por deixá-lo um pouco abandonado. Acredito que, quando feita por uma adolescente, a leitura deve fluir melhor. 

A escolha do tema de fevereiro (livro que te graça rir) foi bastante oportuna, principalmente para mim, que, como já  disse, estava precisando de algo leve e sem complexidade. Claro que "A Garota Americana" está longe de ser aquela leitura que vai mudar a sua vida. Porém, cumpre com o seu dever de entreter e garantir umas risadas. Não sei se lerei qualquer coisa escrita pela autora nos próximos meses, mas recomendo a leitura de "A Garota Americana" para quem quer apenas se divertir.

Já sobre as minhas expectativas para o mês de março (animais protagonistas), vou confessar que encontrei algumas dificuldades para escolher o livro. Porém, depois de analisar e pesquisar sobre as leituras sugeridas pelo Desafio Literário 2013, optei por "Firmin", de Sam Savage. Acredito que, mesmo parecendo ser um livro infanto-juvenil, "Firmin" seja um livro interessante, pois narra a história de um rato que nasceu nos porões de uma biblioteca e que, avidamente, devora livros. Pelo que pude perceber pela sinopse, trata-se de um livro cheio de alegorias e isso me atraiu. Agora, s[o resta saber se o livro vai suprir as minhas expectativas.

Michelle Borges
http://michasborges.blogspot.com.br/


Leave a Reply