Muitos andam me perguntando sobre o próximo DL. As indagações aumentaram em vista da ausência do lançamento dos temas para o ano que vem.  Em nome do interesse e apreço de vocês ao projeto, venho lhes dizer que não haverá o DL 2014. Quero deixar claro que não perdi o entusiasmo pelo projeto. Não é isso.  A minha decisão se fundamenta em questões de ordem pessoal. Sendo assim, em razão disso, não poderei levar o Desafio adiante. 

Conforme sempre tenho dito e asseverei no post anterior, a leitura é alma do DL. Independente de haver um espaço para o desafio se concretizar na prática, a leitura segue no mundo particular de cada um. Apesar de lamentar o fato de o DL não mais existir, alegra-me  rememorar o que construímos. Da minha parte, aprendi muitas coisas, dentre as quais, a vencer preconceitos, a experimentar leituras novas e, ao desconstruir as pilhas de livros que acumulei,  aprendi a frear o meu consumismo sem sentido.  E, como prova de que a leitura agrega, fiz amigos muitos queridos. Valió la pena! Agradeço  a vocês, queridos participantes!

Para quem quiser continuar brincando, o blog ficará disponível para que revisitem os temas pelos quais se forjou a breve história do DL.  No mais, criem os seus próprios desafios pessoais ou ingressem em outros excelentes desafios propostos em blogs e redes sociais desse mundo, vasto mundo virtual.  Ou simplesmente leiam. Sem delimitar gêneros, línguas, temas... 

O importante é seguir lendo.

Vambora ler!



9 Comments

  1. Participei do DL em 2012 e estava aguardando o DL2014 ansiosamente. Em 2013, não consegui acompanhar por vários motivos e confesso que não consegui manter o ritmo de leitura esse ano como no ano passado. O DL me doutrinou e me ajudou a ler gêneros que talvez eu nunca fosse capaz de passar em frente a estante. Entendo os motivos de não prosseguir, mas vai fazer uma falta.

    ResponderExcluir
  2. Que pena que não teremos DL2014, Vivi!
    O Desafio Literário foi um dos primeiros em que me inscrevi e, depois, peguei gosto pela coisa e comecei a participar de outros também. Foi uma ótima experiência e me ajudou a ler temas fora da minha zona de conforto e a descobrir novos estilos. Claro que fico triste por não ter a companhia de muita gente bacana que conheci por aqui, mas seguirei com minhas leituras e já estou, inclusive, planejando meus próprios desafios.
    Espero que você seja bem-sucedida em seus planos pessoais. A gente se vê por aí ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu já contei que tropecei com esse blog há alguns anos, achei a idéia ótima, mas um desafio monumental. Eu só acompanhava. Esse ano decidi participar e trouxe minha filha. Você tem toda a nossa compreensão e gratidão. O Desafio vai seguir vivo, porque todas as estratégias que inventaremos têm origem aqui.

    ResponderExcluir
  4. Que pena Vivi! Gostei, aprendi e li muito com o DL! Valeu demais ter descoberto e participado desse desafio. Obrigada pela disposição em criá-lo e mantê-lo e boa sorte em suas novas empreitadas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi,
    Também lamento não termos o DL 2014, mas posso compreender e aceitar sua decisão. Descobri o DL em 2012 mas só acompanhava. Este ano criei coragem e me inscrevi. Por quase quatro meses estive afastada, lia mas não conseguia escrever as resenhas a tempo até que chegou o mes da superação e aí resolvi superar minhas próprias dificuldades pessoais e atualizar todas as leituras e resenhas do ano. Estou contente de poder terminar o DL 2013 em dia. Aprendi muito aqui e as leituras vão continuar, com certeza!.
    Muito obrigada, abraços e sucesso na nova empreitada,
    Ana Bete Britto

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi,
    Eu sempre tentei participar do desafio, infelizmente eu nunca consegui ficar em dia com as leituras. É uma pena que o DL esteja em sua última edição e eu não tenha me empenhado e me sacrificado para ter finalizado uma edição decentemente. Contudo, eu tenho muito o que agradecer a você e ao DL. Em todas as edições em que tentei participar eu descobri livros maravilhosos, os quais por simples preconceito literário eu nunca teria lido. E é graças a sua iniciativa que eu estou tentando implementar um Clube do Livro na minha escola (na verdade ex-escola pois acabei de concluir o ensino médio). Fique certa de que a minha iniciativa é um fruto da sua e eu realmente espero que ela dê tantos frutos quanto o DL.
    Um abraço,
    Yara Corrêa Gomes.

    ResponderExcluir
  7. Ah... que dia mais triste! O DL foi um marco para mim! Desde que o descobri parece que o meu mundo de leituras se ampliou de uma forma que nunca imaginei possível.
    Entendo a posição da equipe do DL, mas não deixa de ser menos triste por causa disso... já me sinto orfã... e vou procurar novos desafios pelo mundo virtual!
    Grande beijo!
    Laura

    ResponderExcluir
  8. Vivi, que pena!! Estava me preparando para ser melhor "seguidora" em 2014... Mas valeu pelos dois anos que participei, parabéns a você!!

    ResponderExcluir
  9. Lamento muito o final do Desafio, mas entendo sua decisão. Por outro lado, essa notícia me motivou a criar meu próprio desafio. Espero que me desculpe pela ousadia, certamente não será tão bem organizado e divertido como este, mas fica como uma homenagem e uma lembrança. Se tiver curiosidade, segue o post de abertura: http://www.elviscostellogritoumeunome.com/2013/12/desafio-literario-do-tigre-2014.html

    Até mais e obrigada por todas as boas leituras que nos proporcionou com o Desafio no decorrer dos anos. <3

    ResponderExcluir