Como todos sabem, é costume recebermos resenhas em atraso a todo e qualquer tempo do Desafio Literário. Contudo, em razão do tema de janeiro abranger todos e quaisquer livros passíveis de serem lidos durante o ano, resolvemos restringir a entrega das resenhas em atraso. Afinal, não temos como receber esse mundaréu de resenhas oriundas de um tema só. Sendo assim, em caráter excepcional, a partir do dia 05/02/13, receberemos apenas 01 resenha atrasada referente ao tema de Janeiro (Tema Livre).

Agradeço a compreensão.




Conforme dito em postagem anterior, segue o resultado do sorteio referente à premiação final.







Categoria Bronze: Letícia Estella (Pocket Book + Marcador)
Categoria Prata: Carolina Jardim (Livro + Marcador)
Categoria Ouro: Luciana Darce ( Livro Lançamento do Ano) + Pocket Book + Marcador 
Parabéns a todos!

Ganhadores,
 enviem-nos os dados do seu endereço via email. 

PS¹ - A sequência observada para o sorteio dos números segue a ordem apresentada nesse post:  Premiação Final 2012 (Classificação para o Sorteio)
PS² -  Os títulos dos livros estão sendo definidos.



  


Janeiro -  Tema Livre

Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.




REGRAS PARA PREENCHIMENTO DO AUTOLINK 
1) O autolink como próprio nome o diz é destinado a inclusão de links/URL. No DL  é utilizado somente para inclusão dos links das resenhas feitas para o desafio literário. 

2)  No primeiro campo, coloque o link/url da resenha. Coloque o link da postagem e não o do blog. 
3) No segundo campo, siga o esquema abaixo: 
"Titulo do livro", de Autor De Tal (Nome do resenhista)" 
Caso leia mais de um livro: 
"Titulo do livro", de Autor De Tal (Nome do resenhista 2)" 
"Titulo do livro", de Autor De Tal (Nome do resenhista 3)"

Identifique-se sempre da mesma forma, isto é, não poste ora com o nome, ora com o sobrenome ou um apelido. Facilite o nosso trabalho, people! 
4) No terceiro campo, coloque o seu email. Ele não será divulgado. 

5) Por uma questão de ordem, posts que não contenham a resenha do livro lido serão excluídos.

6) Por favor, NÃO postem resenhas dos desafios anteriores aqui. Enviem-nas para o email "desafioliterario[arroba]gmail[ponto]com".

Obrigada.




Ilustração: Martin Matje 

Ô vidão! Que prazer cumprir um desafio de leituras ao bel prazer! Alguém duvida que esse será o tema mais lido de todas as nossas edições? Aproveitem bem essa canja inédita na história do DL para desbastar as pilhas de livros que você vem cultivando ao longo da vida.

Um bom DL 2013 para todos nós!



*A correria para botar a nova temporada no ar impediu-me de responder as dúvidas e outras solitações de vocês.  Todas serão respondidas a tempo. Só peço um pouquinho mais de paciência.


**Próxima postagem: o tão aguardado post para inclusão das resenhas.



2013 já é, porém, por força do rito, não dá para seguir em frente sem cumprir o bota-fora do DL 2012. Em nosso itinerário literário, a progressão da quantidade e qualidade das leituras feitas, a energia prazerosa empregada na feitura das resenhas e  o interesse participativo exerceram papel preponderante para que a gincana se consagrasse com êxito.  Igualmente, foi ótimo acompanhar a socialização da leitura que, resguardada a distância física, possibilitou criar um espaço agradável de convívio virtual. É bonito ver a criação coletiva de um tratado vivo e dinâmico sobre como as pessoas se relacionam com a leitura e com os livros. Os sentimentos despertados pela leitura que aqui fizemos estão todos bem documentados. E querem saber? Estamos contentes com o crescimento humano e cultural que estamos cultivando a cada desafio. Que isso perdure.

Um grande abraço
Equipe DL



Como todos sabem, ao fim do desafio literário, temos o prêmio final a ser sorteado entre os integrantes das categorias ouro (24 livros ou mais), prata (entre 12 e 24 livros) e bronze (12 livros). Segue, portanto, a lista dos classificados: 

Leitor Ouro:


  1. Amanda  Löwenhaupt– 127 Livros
  2. Julyana Brandão – 25 livros
  3. Laura Cunha – 38 livros
  4. Li Castro – 38 livros
  5. Ligia Barros – 24 livros
  6. Luciana Darce – 28 livros
  7. Marcyda -  27 livros
  8. Matheus Mans – 26 livros
  9. Michelle Gimenes – 25 livros
  10. Natallie – 28 livros
  11. Priscila Sganzerla – 30 livros
  12. Shirlei Mello – 61 livros
  13. Sueli Couto –  67 livros
  14. Vera Lúcia Trindade – 24 livros


Leitor Prata:


  1. Adriana Elger – 17 livros
  2. Aline Gomes – 15 livros               
  3. Ana Carolina Silveira -  15 livros
  4. Andreia Cucio – 17 livros
  5. Carolina Jardim – 13 livros
  6. Daniele de Andrade – 14 livros
  7. Francieli Witezak – 17 livros
  8. Janaína – 15 livros
  9. Joseane Gomes -16 livros
  10. Julia A.O – 14 livros
  11. Juliana Xavier – 14 livros
  12. Karin Bezerra – 18 livros
  13. Karla Kolimbrowskey- 17 livros
  14. Lílian Martins – 15 livros
  15. Mariana Maia – 17 livros
  16. Marília Barros – 21 Livros
  17. Rafaela Marinho – 19 livros
  18. Roberta Filipov – 18 livros
  19. Sharon Caleffi – 17 livros
  20. Thaís (Sweet-Lemmon) – 18 livros
  21. Viviane Ferreira – 13 livros


Leitor Bronze



  1. Andrea Carmo - 12 livros
  2. Jéssica de Oliveira – 12 livros
  3. Letícia Estella – 12 livros
  4. Michele Reis (Mica) – 12 livros



ATENÇÃO! 


Prazo para solicitar a revisão da contagem de livros lidos: 14/01/2013

Data do sorteio e divulgação do resultado: 15/01/2013


Com o fim de realizar um sorteio justo para todos os envolvidos, pedimos a cada um dos inscritos na lista acima que verifiquem se o cômputo corresponde fielmente a quantidade de leituras que fizeram ao longo do desafio. Também pode acontecer que alguém tenha ficado de fora da lista por ter deixado de publicar as resenhas via autolink, entre outros motivos. Sendo assim,  daremos o prazo até o dia 14/01/2013 (Segunda-feira) para aqueles que quiserem solicitar a revisão da contagem de leituras. Para tanto, entre em contato conosco pelo email desafioliterario[arroba]gmail[ponto]com


Abraços!


E Chegamos ao fim do DL 2012. Felicitamos a todos os persistiram em chegar à reta final do projeto Desafio Literário! Obrigada por ajudar o DL a desenvolver-se! Sem delongas, vamos aos últimos sorteados que levarão para casa os marcadores dos blogs Fósforo e Happy Batatinha.







E os brindes vão para  Natallie Alcântara e Daniele de Andrade



Queridaças, enviem os dados de endereço para o email "desafioliterario[arroba]gmail[ponto]com".

* Sorteio baseado na ordem numérica apresentada no autolink de Dezembro.
** Se houver ganhadores que ainda não receberam os marcadores, favor entrar em contato conosco: desafioliterario[arroba]gmail[ponto]com.



Tenho que confessar que, como fã de poesia, sinto-me um tantinho entristecida ao constatar que a poesia não está bem cotada no quesito preferência do leitor. Por favor, não tomem tal afirmação como censura da minha parte. Pelo contrário, agradeço os leitores do mês pela boa vontade com que se dedicaram ao tema. Só lastimo bastante o que penso ser uma das causas disso: a negligência escolar no que tange ao incentivo à leitura de poesias. Essas últimas são postas em planos secundários em favorecimento de um único modelo de leitura: o prosaico. Sempre me perguntei como a arte de saber pensar (pois é o que a poesia significa para mim) pode ser relegada a trechos dispersos em livros didáticos.

Bem, não vou me estender nessa questão. Mas, em defesa da poesia, digo que ela não se restringe somente à sua própria natureza ornamental. Em sua estrutura, o apelo das palavras é questão de estética, claro, mas também de raciocínio, dada a sua natureza simbólica. Na condição de usuários da linguagem simbólica, como não amar poesia que é a pura educação dos sentidos? É o que agora me pergunto.

Talvez, conforme à fala de Quintana, a poesia tenha nascido mesmo para ser cantada, isto é, “a comunicação oral da poesia, ante milhares de pessoas (e não, como hoje, a poesia impressa, para leitura a sós, nos gabinetes), a poesia tal como se apresentava na Antigüidade e na Idade Média. E ainda hoje, nas regiões não alfabetizadas do Brasil, poetas do sertão cantam a sua poesia nos mafuás — quem foi que disse que o povão não gosta de poesia”? (Da Preguiça como método de trabalho, de Mario Quintana)

Sábio Quintana! Para aprender a gostar e a compreender poesias, talvez seja preciso voltar às origens onde os leitores viveram o esplendor da oralidade. Assim como os cantores que decifram em voz alta o conteúdo de uma partitura musical, eram os leitores também interpretes do texto poético.

Para aqueles que querem tentar sem desafinar, segue uma breve instrução do crítico literário Émile Faguet.

“Os poetas propriamente ditos (...) devem ser lidos, primeiro, em voz baixa e, em seguida, em voz alta. Primeiro, em voz baixa, para que compreendamos seu pensamento, pois a maioria de nós, por força do hábito, não compreende mais do que a metade do que lê em voz alta. Depois, em voz alta, para que o ouvido se dê conta da cadência e da harmonia, sem que, dessa vez, o espírito deixe escapar o sentido, pois já o terá assimilado antecipadamente." (A arte de ler, de Émile Faguet)

Em suma, o que a leitura de poesia requer mesmo é participação.

Para um tema impopular, apresentamos um número bom de leituras. 58 livros. Não foi tão mal. É um começo. Aliás, foi um dos temas que mais primou pela variedade. Tanto é que leituras coincidentes foram pouquíssimas. O livro mais lido do mês, Sentimento do mundo de Carlos Drummond de Andrade, foi escolhido por apenas três de nossos participantes. Bem, os poetas aqui reunidos dão ideia da variedade e qualidade que foi a rodada de dezembro.


Leitores destaques do mês:
Amanda Löwenhaupt – 16 livros
Adriana Elger – 5 livros
Vera Lúcia – 5 livros
Letícia Estella – 4 livros

(Se o nome de quem leu mais de três livros não aparecer na lista, ou se houver algum outro erro no cômputo, por favor, avise-nos. Teremos o maior prazer em reparar o erro.)




  • O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias, de Tim Burton
  • Amar se aprende amando, de Carlos Drummond de Andrade
  • O livro de mágoas, de Florbela Espanca
  • Luís Delfino Seleção, de Lauro Junkes
  • Nova Antologia Poética (A Rua dos Cataventos, Canções, Sapato Florido, O Aprendiz de Feiticeiro e Novos Poemas), de Mario Quintana
  • O coração Amarelo, de Pablo Neruda
  • Antologia Poética, de Mario Quintana
  • Amor outono, de Nikesh Murali
  • Sonetos do amor obscuro e Divã do Tamarit, de Federico García Lorca
  • The day before, de Lisa Schroeder
  • Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade
  • Brejos das almas, de Carlos Drummond de Andrade
  • Sentimento do mundo, de de Carlos Drummond de Andrade
  • Poemas místicos, de Jalal ud-Din RUMI
  • Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, Pablo Neruda
  • Cada bicho seu capricho, de Marina Colasanti
  • Flor de poemas, de Cecília Meireles
  • Janela e tempo, de Teruko Oda
  • A Ilíada, de Homero
  • Eneida, de Virgílio
  • Kalevala, de Elias Lönnrot
  • Antologia poética, de Fernando Pessoa
  • A mensageira das violetas, de Florbela Espanca
  • Navegações e regressos, de Pablo Neruda
  • O avesso das coisas, de Carlos Drummond
  • Rilke Shake, de Angélica Freitas
  • A rosa do povo, de Carlos Drummond
  • Antologia poética, de Vinícius de Moraes
  • Cem sonetos de amor, de Pablo Neruda
  • Livro dos sonetos, de Sergio Faraco (Org.)
  • Clepsidra, de Camilo  Pessanha
  • 100  poemas essenciais da língua portuguesa, de Carlos Figueiredo
  • A cor do invisível, de Mario Quintana
  • Desonrientais, de Alice Ruiz
  • Poemas, de Wislawa Szymborska
  • Poesias, de Fernando Pessoa
  • Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas
  • Os 100 melhores poetas brasileiros do século, de José Neumanno Pinto
  • Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto
  • Espumas flutuantes, Castros Alves
  • The Legend of Sigurd & Gudrún, de J. R. R. Tolkien
  • Mar Absoluto e outros poemas, de Cecília Meireles
  • Retrato Natural, de Cecília Meireles
  • Amor em Leonoreta, de Cecília Meireles
  • Doze Noturnos da Holanda e O Aeronauta, de Cecília Meireles
  • Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles
  • Poemas Escritos na Índia, de Cecília Meireles
  • Pequeno Oratório de Santa Clara, de Cecília Meireles
  • Pistoia, Cemitério Militar Brasileiro, de Cecília Meireles
  • Canções, de Cecília Meireles
  • Poemas Italianos, de Cecília Meireles
  • Romance de Santa Cecília, de Cecília Meireles
  • Oratório de Santa Maria Egipcía, de Cecília Meireles
  • Metal Rosicler, de Cecília Meireles
  • Solombra, de Cecília Meireles
  • Sonhos, de Cecília Meireles
  • Poemas antológicos, de Solano Trindade
  • Para comover borboletas, de Kelson




Olá, pessoal! Nesse momento, estamos trabalhando o encerramento do desafio de dezembro e o fechamento do DL 2012. Diante disso, a abertura do DL 2013 acontecerá o mais tardar até o dia 07/01/2013. Recomendamos que não esperem a abertura do tema para darem início às leituras. No mais, um bom ano de Desafio Literário para todos nós!