O que é Desafio Literário?   
Uma gincana literária cuja tarefa principal é ler um MÍNIMO de 12 livros em 01 ano. A cada mês, é estipulado um tema de leitura diferente e estimulante dentre o vasto universo de vertentes, estilos e gêneros da literatura.

Como funciona?
O desafio literário é composto de dozes temas. Um para cada mês do ano. A sua tarefa é escolher um ou mais livros que se adéquem aos temas propostos para ler e resenhar.

Como faço para me inscrever?
A participação se efetivará a partir do momento da inclusão da resenha no autolink, não havendo, portanto, necessidade do formulário de inscrição.

Haverá a classificação de Leitor Ouro, Prata e Bronze?
Não. Tal classificação foi abolida dessa vez. Todos os participantes que, ao longo do desafio, cumprirem as regras e com as leituras do Desafio Literário terão chances de concorrer ao sorteio referente à premiação final.

Quantos livros devo ler para concorrer à premiação final?
O mínimo de l2 livros durante o ano. Um livro para cada tema proposto no DL 2013.

Quantos números de chance preciso alcançar para concorrer ao prêmio final?

Cada resenha publicada no autolink equivale a 1 número de chance. Desse modo, o participante que ler a quantidade mínima de 1 livro por tema, terá 12 número de chances para concorrer ao prêmio final.

Como funciona o controle das pessoas que leram e das que não leram?

A partir do instante em que participante publica a sua resenha no autolink, o seu percurso é acompanhado e registrado em uma planilha de controle de leitura. Ao fim, e a título de premiação, os participantes que cumprirem  a leitura de todos os temas e  as demais regras do DL 2013 concorrerão ao sorteio da premiação final.

Como saberão que li e resenhei em meu blog os livros do Desafio Literário?
Após a publicação da resenha no blog pessoal, o participante deverá acessar o site do Desafio Literário e preencher o formulário do autolink referente ao tema vigente. Com a inclusão do endereço referente à postagem da resenha no autolink, a equipe organizadora, assim como os demais participantes, terá acesso à resenha publicada.

É obrigatório apresentar a lista de livros que vou ler durante o Desafio Literário?Não. 

Mas se eu fizer a lista, terei que me ater à leitura dos livros que nela constam?
De modo algum. Desde que se encaixem nos temas propostos, a substituição de uma leitura por outra pode ser feita a qualquer tempo.

Mesmo sabendo que não é obrigatório, quero fazer minha lista e ter acesso às listas dos demais participantes. O DL irá disponibilizá-las para os participantes?
Conforme feito na edição passada, haverá uma página exclusiva destinada à publicação das listas. Porém, vale frisar que a feitura da lista é opcional.

Posso ler os livros que quiser?
Sim, desde que atendam aos temas propostos.

Tem uma quantidade "x" de livros por mês ou por semana?

Você poderá escolher a quantidade de livros para ler a partir de uma cota mínima de leitura de 12 livros durante o ano. Sendo um livro para cada tema do Desafio Literário.

È obrigatório ler os livros concernentes a todos os temas?
Sim. Fazendo jus à gincana literária, é preciso que se complete todo o circuito programado. Desse modo, é preciso ler, ao menos, um livro para cada tema proposto.

Se eu perder um tema, estou desclassificado?
Não, desde que reponha a leitura pertinente ao tema em atraso nos meses subsequentes.

Posso ler livros dos temas a seguir e publicar as resenhas no meu blog com antecedência?
Não recebemos resenhas adiantadas. O participante pode ler o livro quando quiser, mas as resenhas deverão ser postadas no mês do tema requerido para que não sejam tomadas por releituras.

Trilogias ou livros que fazem partes de serem contam como um livro só?
 Não. São leituras distintas, portanto serão contados como tal. Ex: uma trilogia equivalerá ao cumprimento de três leituras.

Qual deve ser o tamanho das resenhas?
Não há delimitação de tamanho.
 
É possível mandar as resenhas dos temas do DL 2013 que já fecharam?
Sim. Recebemos resenhas em atraso até o último dia do ano. As resenhas em atraso podem ser entregues no email do Desafio Literário.

Como faço uma resenha?
Resenha é modo de dizer. Pois, não pedimos nada formal e técnico. Escreva suas impressões de leitura da maneira que lhe aprouver. Escreva como quem conversa com um bom amigo, por exemplo.

Eu não tenho blog para publicar a minha resenha. Como faço?
Envie o texto da sua resenha para o email do Desafio Literário. Sua resenha será publicada no Blog As Resenhas do Desafio Literário.