Quer coisa boa para ler durante 2011 inteirinho? Então não perca a Segunda Edição do desafio literário.  Os temas mudaram e a proposta também. Se em 2010 o objetivo foi debelar montanhas de livros empilhados e vencer preconceitos, em 2011 a conversa é outra. Ou melhor, pega emprestado os objetivos do desafio anterior e agrega mais.  Então, querido leitor, ponha dentro do seu kit de  leitura  as seguintes ferramentas: “muita fome de ler o mundo e muita fome de pensar”. Ah, separe um espaçozinho para “mente aberta para o que vier”.  Você vai precisar.

Recado dado, eu digo que tem mais.

Para vencer o Desafio Literário 2011 será preciso resistência, disciplina e dedicação. Vence aquele que completar o circuito de leitura com o maior número de livros lidos. Feito que valerá um prêmio muito especial.

Vai encarar?

Então,  leia bem o que vem a seguir:

Desafio Literário, o que é?

Uma gincana literária cuja tarefa principal é ler um MÍNIMO de 12 livros em 01 ano. A cada mês, um tema de leitura diferente e estimulante dentre o vasto universo de vertentes, estilos e gêneros da literatura.

Expectativas:

Que o desafio seja um convite ao prazer da leitura e da sede pela descoberta. Onde houver preguiça intelectual, que haja a malhação dos neurônios. Falando nisso, quem será o campeão ou a campeã de leitura do DL 2011? Reformulando...vamos conjugar o plural que é mais inspirador: os campeões de leitura do DL 2011. Porque no desafio literário, todos saem ganhando.

Objetivo:   

Qualidade de leitura. Que leitura é entretenimento, não se discute. Mas há que se retirar da leitura outras funções igualmente importantes tais como aprender a ser, a viver, a conviver, a fazer, e outras tantas competências por ela viabilizadas. No DL 2011 quantidade e qualidade andam de mãos dadas. Ler não é mesmo divertido? Mas sem espirituosidade, de que adianta?

Novidades:

Em 2011, você poderá escolher a quantidade de livros para ler a partir de uma cota mínima de leitura de 12 livros durante o ano. Para isso elaboramos as seguintes categorias:

Leitor Ouro: 24 livros
Leitor Prata: entre 12 e 24 livros
Leitor Bronze: 12 livros

Ao final do desafio, os participantes que obtiverem classificação em uma das categorias acima, concorrerão, mediante sorteio a um kit especial do Desafio Literário.

Premiação Leitor Ouro: um livro (lançamento do ano) + um pocket-book + marcador de livro
Premiação Leitor Prata: um livro + marcador de livro
Premiação Leitor Prata: um pocket-book + marcador de livro


Regulamento:

- A partir do dia 15 de outubro até o dia 15 de Dezembro de 2010, o participante deverá  registrar sua lista de livros completa no formulário constante no blog oficial. (O link do formulário será publicado no dia 15/10)*

- Os participantes blogueiros deverão publicar a lista em seus respectivos blogs.

- Os participantes que não possuem blog terão suas listas publicadas no blog oficial.   

- Os participantes poderão incluir dois livros reservas para cada tema. (Novidade!)

- Depois de enviada, a lista só poderá ser alterada mediante solicitação para o email desafioliterario@gmail.com.

- A lista deverá estar de acordo com os temas propostos para o desafio 2011.

-Audiobooks e Ebooks em domínio público são permitidos.

- Releituras estão fora do objetivo do desafio. Portanto, não serão permitidas. Contamos com a honestidade dos participantes.

- Os participantes deverão postar a resenha do livro lido no autolink disponível no blog oficial até o último dia de cada mês.

- Os participantes que não possuem blog deverão enviar as resenhas para o email desafioliterario@gmail.com

- Participarão do sorteio do kit (Leitor Ouro, Leitor Prata, Leitor Bronze), aqueles que lerem a quantidade mínima de 12 livros ao ano.

- Mesmo depois de iniciado, o desafio permanecerá aberto para quem quiser participar. No entanto, a participação se dará no mês subseqüente ao desafio corrente.

*Não basta dizer que irá participar, para efetivar a sua inscrição é preciso preencher os itens do formulário corretamente. O fórmulário estará disponível no dia 15/10.

Ajude-nos a divulgar o desafio: poste o Button e o link do Desafio literário em seu blog. Obrigada!
Em breve, os temas do DL 2011.




28 Comments

  1. \o/!

    Agora eu participo!!! Sóo espero conseguir O__O

    ResponderExcluir
  2. Quase dando pulinhos aqui!!! AMO um desafio! :D

    ResponderExcluir
  3. Será que dou conta?
    Ansiedade total para conhecer os temas dos meses!
    Vivi, novamente, meus parabéns pela dedicação ao Desafio Literário. E, para as novas companheiras da organização de 2011, minhas boas-vindas.

    Bjs
    Aline Bonilla

    ResponderExcluir
  4. Adorei as novidades! E acho que vou encarar ser uma Leitora Ouro ou Prata. No Bronze eu não fico. :)

    Já tô ansiosa pelos temas, Vivi!

    E parabéns pela iniciativa de promover mais leitura por aí. Smacks imensos!

    ResponderExcluir
  5. já estou curiosa com os temas! ebaaaa! \o/

    ResponderExcluir
  6. Morrendo de curiosidade sobre os temas. E caramba, vocês já estão planejando isso!!!!! Mal posso esperar!!!!!! Acho que consigo fazer parte do grupo Leitor Ouro, porque esse ano com certeza já li mais que o mínimo, 12 livros, então 24 pra mim é moleza :) Eu tenho muito o que fazer, não sou uma desocupada, mas adoro ler. Em qualquer lugar, a qualquer hora, então é fácil!

    ResponderExcluir
  7. Aí adorei as novidades, vai ser muito bom participar desde o começo :) - vou postar o button.

    ResponderExcluir
  8. Esse ano não vou deixar de participar.

    Divulguei no meu blog
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/2010/10/desafio-literario-2011.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Heee \o/ desafio 2011, to atrasada com o meu desafio 2010, mas mes que vem vou colocar em dia prometo, viu vivi...é que acabou que se amontoaram livros viajantes la em casa e me perdi, mas meu esposo disse que durante um ano e meio nao vou poder postar livros se eu quiser um presente especial que ele vai me dar, ai poderei fazer o desafio sem atrasos....vou começar a escolher os livros pra minha lista....beijokas elis!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ei, Elis, sucesso na retomada do desafio! Te espero no DL 2011.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Participarei om toda certeza!!! Adoro desafios e quando se falar de livros, ai que a coisa pega!
    Quue venha o DL 2011...
    bjos.

    ResponderExcluir
  12. Dessa vez eu participo!!!
    Curiosa sobre os temas...
    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Opa!
    Vou participar!
    Até divulguei no TOC
    www.toclivros.blogspot.com
    Bjins

    ResponderExcluir
  14. Soube do desafio ano passado, mas na metade do ano. Deixei pra participar esse ano, e com certeza participarei =)

    ResponderExcluir
  15. Soube do desafio 2010 atravez do blog da Tábata e achei o máximo. Quero ver se 2011 participo. Adoro ler.

    ResponderExcluir
  16. Ano passado eu peguei no meio e não quis começar do meio. Próximo ano eu to dentro :)

    @tathys

    ResponderExcluir
  17. Oi é minha primeira vez aqui e fiquei sabendo do desafio por um blog de leitura. Amo ler, mas ainda não sei bem quais são os procedimentos aqui, rs. Bom, eu quero participar... mas meu blog fala sobre moda dá pra fazer a resenha nele também?
    Se puderem tirar minhas dúvidas eu agradeceria, aqui está meu e-mail: gabsooliveira@hotmail.com
    Obrigada, beijos ;*

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gabi! Envie a resposta para o seu email.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Aaahhhh fina que participarei...quis muito participar da edição deste ano mas qdo tomei conhecimento já não tinha mais como participar. Que venham os temas :)

    ResponderExcluir
  20. È isso aí, Wilka, vamos mandar brasa! ;)

    ResponderExcluir
  21. Que bom descobrir este espaço, eeste desafio...estou seguindo e adicionando a minha lista de blogs e vou participar!!! :)

    ResponderExcluir
  22. Oi!!!!
    Tem como a gente se escrever para participar agora??? Tô muito afim de participar... please!

    B-jussssss!!!!

    ResponderExcluir
  23. Poxa vida, perdi a inscrição, fiquei sabendo deste desafio agora :-(. Que dia de fevereiro que poderei me inscrever?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Nina, Vivi e Jaci, mande suas listas para o email do Desafio Literário.

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de ssaber se realmente estou inscrita.. tem como???
    Agradeço a atenção

    ResponderExcluir