Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil
No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011? No site da Revista Crescer há uma variedade de sugestões, considerando as faixas etárias de 1 a 10 anos.

Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?

Março - Obras Épicas
O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!

Abril - Ficção científica
As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?

Maio - Livro-reportagem
O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?

Junho - Peças teatrais
Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.

Julho - Novos autores
Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.

Agosto - Clássico da literatura brasileira
Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.

Setembro - Autores regionais
Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!

Outubro - Nobel de literatura
O Prêmio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?

Novembro - Contos
O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.

Dezembro - Lançamentos do ano
Para encerrar o ano com “chave de ouro”, devemos ler aquele livro que “bombou” em 2011 em todos os meios de comunicação e redes sociais. Quais serão as surpresas do mercado editorial? Que tal a leitura daquele livro que ganhamos em datas comemorativas e não o lemos porque a pilha não parou de crescer? (A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, a seleção dos livros de dezembro de 2011 será uma surpresa para todos).


41 Comments

  1. Adorei as "novas diretrizes" e a lista de temas para o ano de 2011, enquanto lia os temas já pensei em vários livros candidatos...

    Só fiquei na dúvida quanto ao tema de dezembro, se temos que montar a lista ainda neste ano de 2010, como eu vou saber quais livros "bombaram" em 2011??

    ResponderExcluir
  2. Ain... Pra ser sincera, eu não gostei muito dos temas. Ainda estou decidindo se participo ou não. Não consegui pensar em muitas opções pra cada tema.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de sugerir que em 2011 não seja necessário fazer uma lista antecipando todos os livros do ano...
    Eu, por exemplo, em vários meses tive dificuldade de seguir a lista... porque na hora H não tive vontade de ler o livro principal e já havia lido o reserva... acabei lendo outros livros do gênero escolhido, mas não postei como sendo parte do desafio...
    Quanto aos temas propostos... alguns eu não gosto de ler, como biografias, livro-reportagem, peças teatrais e contos... também acho um pouco complicada a questão dos autores regionais... sinceramente eu gostei mais da forma como foi realizado em 2010, separados por gêneros literários...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luma. Que legal! Todo o entusiasmo é bem-vindo! Quanto a dezembro, será o único mês cujo tema é isento de escolha prévia. Cada participante decidirá a leitura quando bem lhe aprouver. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Cíntia, tudo bem? Você é uma participante muito querida no desafio. Por isso, esperamos que você e os demais participantes dêem uma chance aos temas e ao desafio 2011. Aliás, o desafio para você começa agora, na tomada de decisão de colocar-se à prova. Desafio é isso, requer muito mais de nós mesmos do que pensamos. È realizar aquilo que julgamos acima de nossas possibilidades. Pense nisso. Em breve divulgaremos uma lista de dicas de leitura, ok?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Báh adorei as novas regras hehehehe mas assim como a Luma também fiquei em dúvida quanto ao livro de dezembro.

    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vivi...

    Eu vou esperar que as dicas pra decidir. Afinal, ainda tem algum tempo pela frente e as idéias podem começar a surgir, né?

    Pode deixar que eu vou pensar com carinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Dé, você também é uma participante especial. Sei do seu entusiasmo em relação ao desafio, e também por isso, considero e respeito a sua opinião.

    Ah, a lista é tão legal. Sabe o motivo da lista? Valorizar o momento íntimo da escolha do leitor para que a partir de seus achados literários, ele contagie os demais. Foi tão bom a apresentação das listas no ano passado!Quantas pessoas não se empolgaram! Quantas pessoas não aderiram ao desafio ao ler a sua lista! Quero lhe deixar tranquila, a lista não tem um caráter engessado. Tanto é que no desafio corrente permitiu-se leituras cujas escolhas foram alteradas na última hora. Afinal, o importante é a leitura e não a lista. Por outro lado, tem gente que precisa dela para se programar. Ela tem sido importante como planejamento de leitura para alguns participantes. Espero que compreenda.

    Quanto aos temas, vou lhe dizer, também não costumo ler tais estilos. Mas vamos combinar uma coisa? Que não nos fechemos. Ao longo do atual desafio temos aprendido que a leitura ultrapassa gêneros literários. Então, que não tomemos o livro pelo gênero. Falo isso como provocadora. Não faz sentido um desafio que não nos desorganize, que não nos deixe de cabelo em pé. A intenção é sacudir...rs

    Qualquer coisa, estou aqui para ajudar.

    Beijocas

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Mi, querida, ânimo nos dá gás. Obrigada por dividir o seu conosco. Quanto a pergunta, a escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, os livros de dezembro de 2011 será surpresa para todos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vivi,

    Vou participar, certamente, mas, já antecipando que será um verdadeiro desafio. A maioria dos temas está muito distante do meu universo literário, especialmente, a literatura regional...
    Gostei da inclusão de contos, biografias, literatura infanto-juvenil, Nobel, romance épico. Quem sabe para o 2012 você aceita minha sugestão de romances com animais...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Aline, queridaça, será um senhor desafio mesmo! Muito bom vê-la engajada. Sugestão anotada com carinho. ;D

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Ahh!! Eu estou tão nervosa e anciosa! Vai ser meu primeiro desafio literario! E para mim vai ser um verdadeiro desafio, já que eu nunca li peças teatrais e livros-reportagem.
    Bem, resumindo, que 2011 chegue logo para que o desafio começe! XD!

    Até...

    ResponderExcluir
  13. Eu estou adorando participar do desafio deste ano (2010) mas, ai, sinceramente? Vou pensar muito a respeito se participo do desafio em 2011 ou não. Honestamente, não gostei dos temas.

    Bjos!
    Thaís

    ResponderExcluir
  14. Vivi!
    Hum... não gosto de vários estilos que foram definidos como tema... peça teatral é um saco... autor regional pode ser difícil de encontrar... infanto juvenil acho que já passei da idade... hahahahah... mas bacana, é um desafio, bora! Já vou pensar na listinha pra passar pra vcs!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. sugestões de peças teatrais:

    agatha christie
    . a ratoeira
    . testemunha de acusação
    . veredito

    comédias de william shakespeare
    . sonhos de uma noite de verão
    . a megera domada
    . muito barulho por nada

    ariano suassuna
    . auto da compadecida
    . o santo e a porca

    ResponderExcluir
  16. Taí, Thaís, uma ótima oportunidade para todos nós revermos nossos conceitos. Experimenta, vai que gosta.:D

    Dani, querida é isso, aí.

    Lu, obrigada pelas sugestões. Vamos aproveitá-las em nossas dicas de leitura.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Já terminei de organizar minha lista. Diverti-me muito com os temas propostos, especialmente aqueles com que não tinha familiaridade, porque aí fui pesquisar e descobrir um inteiro mundo de possibilidades... hehehe...

    Outras sugestões de peças teatrais poderiam ser Oscar Wilde (que tem algumas deliciosas) e para ficar no Brasil, o Martins Pena, que é inclusive domínio público, brinca bastante com o humor e pode entrar tanto nas peças quanto nos clássicos brasileiros.

    ResponderExcluir
  18. Não participei do desafio de 2010, mas estou pensando seriamente em participar do de 2011. Gostei bastante de alguns temas (especialmente infanto-juvenil, Nobel e contos) e não gostei tanto de alguns, mas essas que é a graça do desafio.
    Já estou pensando em que livros escolher :)

    ResponderExcluir
  19. Lulu, gostando de ver. Dicas anotadas!!! Thanks. :D

    Ligia, é isso aí...Quero vê-la aqui conosco! Beijocas

    ResponderExcluir
  20. quero muito participar dessa vez.. e acredito que será um super desafio para mim.. pois tem alguns temas q não costumo ler..
    mas estou ansiosa para começar!

    ResponderExcluir
  21. Dani Fuller, eu também estou ansiosa. O DL2011 será bem mais desafiodor para todos nós!

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Adorei os temas, a única dúvida que tinha já foi esclarecida que era de Dezembro :)

    Achei o autores regionais uma ótima inclusão ... vou começar a fazer a lista, gostei que aumentou os reservas também.

    Bjuss

    ResponderExcluir
  23. Realmente. a maioria dos temas desse desafio são os que eu menos leio. (Ficção científica?? Argh), MAAAS, é desafio, portanto já comecei a organizar a minha lista pelos épicos (uiui).

    ResponderExcluir
  24. Já estou pensando na minha lista...

    Bjs
    Lívia
    www.livialedier.com.br

    ResponderExcluir
  25. aline, em ficção científica tem um subgênero que é bem interessante, a distopia. tem bastante livro que virou filme famoso, isso ajuda um pouco.

    philip k . dick:
    . o homem duplo
    . minority report
    . o impostor
    . blade runner
    . o vingador do futuro

    anthony burgess:
    . a laranja mecânica

    tem também 1984 do george orwell, em que se baseia a franquia big brother. tem ray bradbury [fahrenheit 451], aldous huxley [admirável mundo novo].

    fora das distopias tem julio verne.

    ResponderExcluir
  26. Mês passado e este mês tive que lutar para seguir sem falhar no desafio (porque fiquei triste de ver a lista lida diminuindo a cada mês), devido ao fato de estar de mudança, e em total estresse mental com isso. hihihihih

    Vou pensar com carinho no Desafio 2011, e até o fim do prazo ver se terei condições de cumpri-lo ano que vem. Muito provável que sim.

    ResponderExcluir
  27. Woody Allen também tem peças teatrais maravilhosas e engraçadíssimas, como Sem Plumas.
    Adorei a lista do DL 2011.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Havia tomado consciência do desafio literário já no ano passado, contudo, não havia me interessado em participar. Não lembro se não me identifiquei com os temas, se por questão de momento achei que não valeria a pena, ou se simplesmente tomei conhecimento dele muito tarde, não sei. Em todo caso, depois de ver referências ao desafio em diversos blogs, conhecer alguns amigos que já participam (em especial a Luma) eu acabei pensando - Porque não?.
    Acho interessante a ideia, primeiro porque isso vai me ajudar a dar uma retomada nas atividades do meu blog e também porque eu acho que é uma ótima oportunidade de tirar da minha estante alguns livros que sempre ficam "a espera". Também acho válido porque o desafio acaba servindo de estímulo a não nos prendermos tanto aos estilos literários e autores que estamos acostumados a ler. Acho que vai ser no mínimo uma experiência divertida.

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma dúvida com relação aos autores regionais. São apenas autores NASCIDOS no meu estado/cidade ou podem ser aqueles que nasceram em outros lugares, mas que moram em Minas e são mais conhecidos aqui do que no estado onde nasceram?

    Queria incluir o livro do Felipe Peixoto Braga Netto. Ele nasceu em Alagoas, mas mora em BH e é conhecido pela sua paixão por Minas Gerais.

    Bjos

    ResponderExcluir
  30. Oi, Cíntia Mara! Se o autor adotou no coração um estado em que nasceu, nada melhor do que obter uma boa acolhida por parte do estado adotado. Portanto, se Braga Netto mora e se reconhece um mineiro no coração, quem somos nós para dizer o contrário? Portanto, inclua-o em sua lista de leitura, sim! ;D

    Beijocas

    ResponderExcluir
  31. Ops, onde se lê "estado em que nasceu" leia-se "estado em que não nasceu". ;D

    ResponderExcluir
  32. Eu queria participar, mas achei um pouco complicado...
    até junho foi relativamente fácil achar os títulos, mas daí pra frente não conheço nada praticamente (exceto Agosto que foi fácil tbm).
    fiz até um rascunho, mas acho que será difícil conseguir todos os livros para satisfazer o desafio =(
    fiz uma pequena análise daqui mesmo e ia gastar muito com livros, uma vez que não compartilho dessa paixão com amigos, ou melhor eles não compartilham essa paixão comigo.
    mas ainda dá tempo, vou ver se consigo encontrar alguma coisa, se não, pelo menos gostei na idéia e irei fazer minha própria lista se não der tudo certo!

    ResponderExcluir
  33. Oi, Priscila! Torço para que consiga. Queremos vê-la conosco. =D

    ResponderExcluir
  34. Vivi...

    Desisti do Desafio desse ano, mas para o ano que vem está tudo mais que preparado... inclusive fiz um novo blog só para isso... rsrsrsrs... e tb para as outras leituras que acontecerão...

    Beijo

    ResponderExcluir
  35. Amei a lista. Diversificada como deve ser.
    Parabéns, garotas!

    ResponderExcluir
  36. Valentina e Rê, sentimos a ausência de vocês por aqui. Voltem mesmo, meninas!

    ResponderExcluir
  37. Oi, vou particiapr! Mas gostaria de acrescentar um autor regional: Literatura cearense - Rodolfo Teófilo livro A FOME - http://www.skoob.com.br/livro/7823 ou ainda
    http://www.skoob.com.br/autor/1332
    Vamos lá, beijos

    ResponderExcluir
  38. Oi,
    Ano passado descobri o Desafio Literário um pouco tarde, por isso não participei. Mas este ano estou bastante animada e ansiosa pra começar logo.
    Já enviei minha lista e espero que seja aprovada.
    Os temas são bem variados, muito bem escolhidos... Gostei mesmo!

    Daisy Schäfer

    ResponderExcluir
  39. Oi, Mônica! Obrigada pela contribuição.

    Oi, Daisy! Obrigada e, em breve, iremos checar a sua lista e confirmar a sua participação, ok? ;D

    Beijocas

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Acho que cometi um erro ao escolher autores reguinais, pois o que entendo como tal são autores que escrevem sobre determinada região...
    um exemplo disso é o Milton Hatoun e por aí vai.
    Então há algum problema? Terei que alterar minha lista?
    Espero notícias
    beijos... e bora ler...

    ResponderExcluir