The Wolves in the walls

Por Bruna Damiana


Escrito em 2003 por Neil Gaiman e magistralmente ilustrado por Dave McKean, The Wolves in the walls – Os lobos dentro das paredes em tradução para o Brasil – teve como fonte de inspiração um pesadelo tido pela filha de Gaiman aos quatro anos.



Publicado no Brasil pela Rocco, sob o selo Rocco Jovens Leitores, o livro conta a história da pequena Lucy, uma menininha que jura ouvir barulhos “apressados”, “alvoroçados” e “crepitantes” feitos por lobos dentro das paredes de sua casa. Junto de Lucy vivem seus pais, seu irmão menor e o fiel companheiro de Lucy, Porquinho de Pelúcia. Sua mãe diz que os barulhos são apenas de camundongos. Seu pai acredita que são feitos por ratos. E seu irmão insiste em morcegos. Apenas Porquinho de Pelúcia a escuta. Mas todos afirmam em uníssono: se os lobos sairem de dentro das paredes, está tudo acabado.


Uma história inusitada que trabalha não só com o universo infantil de sonhos e ilusões, mas ainda com crenças populares já enraizadas e sentimentos tanto adultos quanto infantis, como medo, coragem e conformismo. Além de protagonista, Lucy é a grande heroína da história, jamais abrindo mão daquilo em que acredita, o que trilha a história por um rumo imprevisível.  
Transformado também em musical infantil em 2006, The Wolves in the walls recebeu inúmeros prêmios, tanto por seu texto quanto por suas ilustrações.  Entre eles estão o News York Times Best Illustrated Children’s Book e o Short Fiction Award pela British Sicence Fiction Association.


Leave a Reply