Por Kycia

Spike – Você vai se apaixonar, de Gisele Martins Neis (Extra 3)


Tema: Biografia e/ou Memórias / Mês: Fevereiro / Editora: Ediouro / Número de págs.: 191



Sinopse: Spike foi escolhido a dedo. A família Neis o acolheu ainda filhote, mas já sabia, desde o momento em que foi buscá-lo em São Paulo, que aquele cachorro era especial. As aventuras deste cãozinho fofo e rechonchudo começaram na longa viagem de volta para casa...

Carinhosamente apelidado pela família de Neguinho por causa dos seus pelos negros e brilhantes, com seu jeito estabanado, seu temperamento dócil e amigo, sua inteligência e seu companheirismo, Spike encantará os leitores com suas histórias de malcriações de todos os tipos e atos de muito amor e carinho. Um labrador trapalhão que emocionará todos que já tiveram ou que sonham em ter um amigo canino.


Eu estava procurando outro livro numa loja virtual, quando dei de cara com essa coisa fofa de olhinhos pidões. A princípio, fiquei meio receosa em comprar um livro que eu nunca tinha ouvido falar, mas a pose desse labrador preto na capa, como se dissesse “Ei, tava esperando por você... me compra, vai”, acabou me conquistando de uma tal maneira, que não resisti e fui logo tratar de trazê-lo para minha casa. E, devo dizer que, ao vivo e a cores a capa é ainda mais irresistível. Não tem como não começar a ler instantaneamente [e não parar até o final].

Ao longo de 191 páginas, a estreante no mundo da literatura, Gisele Neis, traz o seu convívio e o de sua família com o Spike. São histórias da escolha de Neguinho [um dos muitos apelidos do cão], das aventuras aprontadas por ele, das suas demonstrações de afeto, de amizade, todas contadas em capítulos curtos, de duas a três páginas cada, e de uma maneira informal e cativante.

Diferentemente do que eu tinha pensado, Spike não é um Marley brasileiro. Muito pelo contrário, ele acaba se mostrando um verdadeiro campeão no quesito obediência, com algumas pequenas [e engraçadas] exceções, como suas fugas na infância.

Quem tem [já teve ou tem vontade de ter] um cachorro, com certeza irá se identificar com o livro. Digo por mim que já tive 11 cãezinhos de variadas raças e tamanhos, inclusive 3 labradores, [os mais enérgicos e impulsivos de todos !] e hoje tenho um Cocker Spaniel Inglês de 13 anos, que é uma eterna criança. Acho que já deu pra perceber que sou um pouco louca por cachorros, né?! Rsrsrs

Uma coisa que me chamou atenção foi que no final da obra, a autora escreveu alguns conselhos a quem for comprar ou adotar animais de estimação, como: “[...] veja se você realmente tem condições para isso. Tenha consciência de que vai adquirir um ser vivo que precisa de carinho, atenção, respeito e principalmente amor” ; “É preciso um tempo disponível no seu dia a dia para interagir com ele” ; “[...]saiba que terá que escolher uma raça que combine com seu estilo de vida”, entre outros que, apesar de simples, são tão importantes para que a relação dono – animal seja saudável e harmônica.

Além disso, bem no finalzinho a autora nos proporciona um adorável álbum de fotografias de sua família e do Negão, é claro!! É cada foto mais fofa que a outra.

Com relação aos capítulos, só achei que poderiam ter sido mais longos, abrangendo histórias da mesma época ou com o mesmo assunto, por exemplo, porque os capítulos tão curtinhos dão um ar de livro de contos à obra. Mas nada disso prejudica a leitura, é apenas um fator que, na minha opinião, poderia ser melhorado, ok?!

Como livro de estréia tenho de admitir que Spike foi um ótimo começo para Gisele Neis, catarinense que ainda tem muito talento para nos mostrar!! Gostei muito da obra e do personagem principal, que, como diz no título, é realmente apaixonante.

Recomendo Spike para todos os amantes [e aspirantes a amantes] de cachorros.

“Só sei que Spike, naquele momento, conseguiu de alguma forma me confortar, e pude realmente me sentir abraçada pelo seu jeito de me olhar, pelo seu beijo lambido e pela sua pata amiga.” Página 184

Bjos e até a próxima!!

Nota da capa: 4/5

Comentários: Com esse focinho manhoso em destaque, como é possível não dizer que a capa é, no mínimo, irresistível?!

Nota do livro: 3/5


3 Comments

  1. Taí não tenho bichinhos, não os curto dentro de casa, mas o sentimento de afeto que autora expressa deve ser contagiante. Como sempre, ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah nem vou ler esse não, meu labrador era igual ao Spike e morreu há tão pouco tempo que já sei que ia ser choro na certa, mas esses livros são especiais mesmo, quem gosta de animais sempre se emociona com estes relatos :)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  3. Puxa, q pena, Mi !!
    Sinto muito... mas, espero q futuramente vc encontre um novo cãopanheiro para levar pra casa. =]
    Com certeza, esses livros sobre animais domésticos são únicos por demonstrarem os laços afetivos q unem cada dono aos seus amigos peludos.
    Obrigada pelos comentários, meninas!!
    Bjos

    ResponderExcluir