Olá pessoal. O Desafio Literário encerra mais um mês de muitas leituras e cheio de novos autores. O mês de julho chegou ao fim e com ele o nosso tradicional texto de participante para contar o que achou do DL do mês e como foi a experiência. Para encerrar esse mês convidamos a blogueira Karol Albuquerque do blog Literatura Pop para dar seu depoimento. Confere aí:

O tema desse mês do DL foi um dos que me deu mais dificuldade para escolher quais livros eu leria. Eu sou aquele tipo de leitora meio bitolada, que está sempre lendo os mesmos autores e quando abro minha cabeça para livros novos é porque estes vieram muito bem recomendados. A partir daí vocês podem imaginar que para escolher um novo autor eu teria uma "ligeira" dificuldade. E tive mesmo. Acabei optando pela Flávia Muniz e o seu "Os Noturnos", pequenininho, levezinho, indolor (ok, eu escolhi outros dois, mas eu não os li - shame on me).

Acompanhei algumas resenhas no DL esse mês e, confesso, sempre me interesso mais pelas que comentam livros que eu já li, seja ou não no desafio. Eu gosto de ver o que as pessoas estão falando, se tem a mesma opinião que eu ou se divergem, gosto de descobrir outros blogs semelhantes e notar que alguns tem aquele "quê" a mais enquanto outros tem um "xis" a menos e assim vai. A troca de informações proporcionada pelo DL é um verdadeiro alimento mental, com muitas sugestões, elogios e, às vezes, algumas críticas.

O negócio é que, eu até tento falar que não, fazer a legal e sem preconceitos, mas não adianta: sofro todas as vezes que tenho que ler um autor desconhecido e se for novo e ninguém nunca tiver me recomendado é pior ainda. Acho que isso é até que meio cultural, a humanidade como um todo (olha o drama) tem reservas em relação a novidades ou coisas desconhecidas. Essa é uma máxima que aplicamos inconscientemente mas que, se formos prestar atenção, é predominante. A sensação de frio na barriga pode até ser uma delícia, mas continua sendo fria.

Entretanto, o tema desse mês foi muito válido - talvez o mais proveitoso até então - por mostrar aos leitores-blogueiros, nós, que fazemos a maior parte da divulgação literária na Internet que há outros autores além daquele grupinho de sempre que todos leem. Eu canso de visitar blogs por aí e ver que estão quase todos lendo sempre os mesmos livros, dos mesmos autores e achando as mesmas coisas de todos eles. Essa lufada de novos autores provocada pelo Desafio Literário nos faz respirar uma variedade maior, um leque maior de opiniões e, principalmente, um leque maior de resenhas de verdade, com variação.

Enfim, tudo que hoje é antigo e conhecido, um dia foi novo e desconhecido. Fico grata pela oportunidade de abrir - forçosamente, admito - a minha cabeça para a nova geração, para autores que merecem atenção e, em especial, autores da nossa literatura brazuca, que muitas vezes é menosprezada mas nem por isso perde sua qualidade. Posso não ler tantos novos autores assim, mas se mantiver a cabeça e os olhos atentos, vou perceber que aos poucos a surgirão novos Monteiros Lobatos, Jorges Amados, Paulos Coelhos, Pedros Bandeiras ou mesmo assistir à ascensão de tanta gente boa como André Vianco, Raphael Draccon, Thalita Rebouças, Eduardo Spohr e outros que são desconhecidos mas um dia chegarão lá. A mão de obra está aí para ser garimpada. Fica a nosso critério enxergar ou não se o esforço vale a pena!
 E confere a leitura da Karol para o DL de julho:


2 Comments

  1. Valeu, Karol, pela excelente participação. Concordo consigo, o lance legal é que vejo uma disposição maior para admitirmos os nossos preconceitos e, ao mesmo tempo, nos provarmos no sentido de ir em direção à novas descobertas desmitificando muitos conceitos pra lá de reducionistas. O bom do DL também se percebe nisso: Podemos gostar e desgostar com conhecimento de causa os livros e estilos que não fazem parte de nosso hábito de leitura. É isso aí. =D

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto da Karol!

    Eu não tinha preconceitos com relação a novos autores, tanto que já conheci vários depois que surgiu esse movimento em prol da literatura brasileira nos blogs. Mas, como comentei na minha resenha do mês, a atitude de alguns autores acabou me deixando receosa. Acho excelente que o mercado esteja mais aberto para esses autores, porém deve-se ter muito mais cuidado com a qualidade das obras, e muitas editoras estão pecando nesse ponto.

    Concordo que a mesmice de livros em grande parte dos blogs literários cansa. Eu, inclusive, estou reformulando algumas coisas no meu blog e uma delas é parar com as resenhas dos livros da moda, a menos que eu tenha realmente algo a acrescentar com relação ao que já foi dito. O bom é a diversidade, comparar as opiniões, levantar debates! Não ver a mesma coisa em dezenas de blogs.

    Beijos

    ResponderExcluir