DL2012
FEVEREIRO – NOME PRÓPRIO (DE PESSOAS)

Por Camila Jasmin Martin

Alice
Lewis Carroll

O charmosa edição da editora Zahar uniu os dois clássicos escritos por Lewis Carroll Aventuras de Alice no país das maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá e, ainda, as ilustrações originais de John Tenniel. Os desenhos são nitidamente a base da Disney para a produção da versão de Alice em desenho animado e, em algumas gravuras de Através do espelho observamos até alguns “esboços” de Tim Burton.

Alice é um daqueles livros infantis que não são absolutamente infantis de fato (como o O Pequeno Príncipe e As Crônicas de Nárnia, na minha opinião). A narrativa é simples e despretensiosa, os personagens são as criaturas mais absurdas e fantásticas e a cada capítulo você se sente mais envolvido com a estória. Quem nunca sonhou pisar em um lugar onde o sentido fosse absolutamente dispensável? Lewis nos leva a um lugar onde qualquer lado que você olhe faça a sua cabeça girar ou os seus olhos se arregalarem ou os dois. Um sonho que pode se tornar um pesadelo, mas não se torna, pois a cada pisada em falso ou novidade mais assombrosa é descoberta a magnífica coragem que ninguém imagina ter.

Não sei se era o que Lewis queria dizer, mas a impressão que me causou foi que da mesma maneira que Alice se deparava o tempo todo com absurdos sendo considerados normais nós mesmos devemos compreender que a normalidade é na verdade o maior dos absurdos. A dificuldade da pequena personagem em se adaptar à um mundo que é maravilhoso por ser diferente é a mesma que encaramos quando nos deparamos à uma cultura diferente da nossa, dentre as milhares que existem em nosso próprio mundo maravilhoso.

Além disso, a certeza de sermos todos loucos – e eu sempre tive essa certeza – é algo confortador quando se vive em uma sociedade que procura a “normalidade” em cada canto de nós e de nossas ações. A loucura é o estado normal do ser humano e tentar subtrai-la de nós é o ato mais tolo que podemos praticar. Alice sabia isso. E você? Sabe? 


One Comment

  1. Alice tem essa qualidade de nos fazer pensar, repensar, ao contrário, adiante, em frente e verso. Uma leitura fenomenal!

    ResponderExcluir