DL2012
FEVEREIRO – NOME PRÓPRIO (DE PESSOAS)
 Por Camila Jasmin Martins
Woyzeck
 George Buchner


(Livro 2)

Já conhecia a história Woyzeck por ter assistido à peça sobre ele apresentada pelo grupo de teatro do curso de artes cênicas da minha faculdade. Não fui assistir muito animada, afinal o objetivo era fazer um trabalho e isso quebra um pouquinho a empolgação, né!? Mas, no fim das contas, eu me apaixonei pela peça (que, aliás, foi muito bem representada pelo grupo de teatro, os atores foram ótimos - inclusive o Woyzeck, que no caso era uma atriz, a música, o cenário, a iluminação, tudo muito bom. Esse link é tipo um trailer, só pra dar um gostinho: http://www.youtube.com/watch?v=zBIqh8zVkCI). Então, esse foi o primeiro título que veio a minha mente quando me deparei com o tema de fevereiro. 

Confesso que livros em formato de peça me dão um pouco de preguiça, mas estou aprendendo, tanto que li Woyzeck até com certa facilidade. Não é um livro bonito ou gostosinho, é um livro triste e pesado. Perturbador, acho que seria uma boa descrição. Mas o homem louco acaba te conquistando. A dor dele é tão pura que é impossível não sentir por ele. Além do mais, o fato de não conseguirmos encontrar um motivo visível para o sofrimento dele nos faz questionar a solidez de nosso próprio destino. Em resumo, Woyzeck é sobre isso. Uma peça sobre a inconstância e inexplicabilidade das questões do destino, que acaba colocando minhocas na cabeça do leitor - ou espectador - "E se a gente cai?" "No abismo".  


One Comment

  1. Nunca ouvi falar a não ser agora desse livro. Eu prefiro vivenciar a dor por meio da leitura do que na pele. Dica anotada.

    ResponderExcluir