Resenha escrita por Andreia Morales (Tema Literatura Gastronômica)

Luiz Fernando Veríssimo mais uma vez nos surpreende com seu texto leve e cômico. Em O Clube dos Anjos, o personagem Daniel narra ao leitor o último ano de vida do Clube do Picadinho.

O Clube do Picadinho nasceu no Bar do Albieri, local em que os 10 amigos que formam o clube, todos mais ou menos da mesma idade e mais ou menos ricos, se encontravam na juventude para saborear o picadinho do Albieri. 

O clube se reúne dez vezes por ano, a vinte um anos, sempre na casa de um dos componentes que oferece o jantar. E assim os amigos se reúnem mensalmente em volta da mesa pelo prazer de comer, beber e estar juntos.

Com a morte do Ramos, o gourmet autentico do grupo que os fez conhecer novas iguarias além do picadinho do Albieri, a existência do clube é abalada. É ai que Daniel conhece causalmente Lucidio, um sujeito elegante e sinistro, um autentico gourmet que dá novo animo ao clube.

A partir dai, as reuniões passam a ser sempre na casa do Daniel e o cozinheiro é sempre o Lucidio, que misteriosamente sempre sabe o prato preferido de cada um dos amigos. A partir primeira reunião do grupo no novo ano, fatos estranhos acontecem e fazem com que o clube do Picadinho se torne o Clube dos Anjos.


Leave a Reply