Por Liliam Silva

Resenha: Cyrano de Bergerac foi escrito por Edmond Rostand e é uma peça. A tradução foi feita por Fábio M. Alberti, editora é a nova cultura.

Como peça teatral, o livro é composto por vários personagem que aparecem ou saem de cena de acordo com o Ato. O objetivo do livro é em contar um pouco da vida do espadachim e poeta Cyrano de Bergerac e o seu amor platônico pela prima.

Cyrano era um rapaz pobre e limitado no amor por acha-se feio, o seu nariz era muito grande e chamava atenção em todos os lugares que ia. Acredito que por Cyrano se sentir limitado no setor das conquistas amorosas acabou desenvolvendo habilidade, sensibilidade e criatividade nas questões ligadas a arte.

Como acreditava que o seu amor pela prima nunca seria correspondido por sua condição de feiura e pobreza, resolve se juntar a Cristiano, um rapaz belo e querido por todos, para juntos conquistarem Roxana: Cristiano através da aparência e Cyrano através da inteligência e o dom com as palavras. Segue trecho da combinação entre Cyrano e Cristiano.

“Terás para iludi-la inúmeros assuntos:

Dize: queres que nós a seduzamos juntos?

Queres sentir passar esta alma que te fala

De meu gibão grosseiro ao teu gibão de gala?”

 Dentre tantas manobras poéticas entre Cyrano e Cristiano para conquistar o coração de Roxana, Cyrano ajuda a concretizar o casamento de Cristiano e Roxana que não se consuma, pois logo após a cerimônia Cristiano vai diretamente para a tricheira de querra. Cyrano o acompanha com o intuito de cuidar do noivo para a prima e com a intenção, sem o conhecimento de Roxana, de mantém a correspondência amorosa entre os recém casados.

O enrredo da estória pode até ser engraçado, mas não tem um final feliz para Cyrano, pois apesar de Cristiano morrer na guerra, Cyrano não divulga nem o seu amor nem a farsa criada para conquistar Roxana, que triste pela perda do seu grande amor (aparência de um, palavras do outro) vai morar em um convento. Lá Cyrano a visita constantemente até a sua morte, Cyrano recebe   uma pancada na cabeça dias antes e mesmo assim, vai convalecendo visitar sua prima e seu grande amor, lá ele recita a última carta cujo remetente seria Cristiano, mas que o contéudo seriaescrito pelo próprio Cyrano.


Leave a Reply