Por Sueli Couto

O PECADOR  -  TESS GERRITSEN – Livro 1

Neste mês o tema do desafio literário é SERIAL KILLER, diga-se de passagem, que não tenho hábito de ler nada deste tema. Escolhi após algumas pesquisas um livro de Tess Gerritsen.

A Dra. Maura Isles, é a protagonista, sendo conhecida como uma médica legista distante, fria, equilibrada, ou ironicamente como a “a rainha dos mortos”.

Neste thriller trabalha com a detetive Jane Rizzoli, investigando um crime no convento de Nossa Senhora da Luz Divina. No duro inverno de Boston um cenário de horror: sangue espalhado na capela do convento e os corpos de duas freiras jazem no chão. Por trás dos muros do convento onde vivem enclausuradas e sem contatos externos, teoricamente, somente a entrada do padre Brophy é permitida, jaz próximo ao altar o corpo de Camille, uma freira de apenas vinte anos, enquanto que Irmã Úrsula, também vítima do brutal ataque, permanece em coma no hospital. É durante a autópsia de Camille que a Dra. Maura descobre que a freira, antes de ser assassinada, dera à luz um filho.

A partir dai o que já parecia complicado fica pior quando outro corpo é descoberto em uma antiga construção de um beco. Uma mulher cujas mãos foram arrancadas, bem como parte da pele de seu rosto, para esconder sua identidade. Mas por que, então, cortar fora também os pés? O cadáver, devorado por ratos e cheio de pústulas, revira o estômago de todos os detetives. Soma-se a tudo isso o fato de um massacre na Índia - que exterminou 97 pessoas em uma aldeia de leprosos, um ano atrás - estar, aparentemente, ligado aos crimes em questão. O que cada caso tem em comum para formar um caso só?

A detetive e a médica começam a desvendar a terrível ligação entre as mortes. À medida que segredos há muito esquecidos vêm à tona, a Dra. Maura Isles se vê envolvida em uma investigação que se fecha cada vez mais ao seu redor, levando a uma revelação perturbadora sobre a identidade do assassino e seus motivos.

A detetive Jane, sempre tão focada em seu trabalho, passa por momentos difíceis e delicados, ao descobrir-se grávida. Teve um caso com Gabriel Dean, um agente do FBI e depois voltou ao trabalho em Washington e não mantiveram mais contato. Tentando manter-se forte e destemida, Jane para defender-se ergue uma muralha, para que ninguém se aproxime e a magoe.

O enredo é ótimo, arrepiante, envolvente, Tess Gerritsen é minuciosa em seus detalhes médicos, como não poderia deixar de ser.  A trama é complexa e em minha opinião muito bem conduzida. Gostei muito. Vale a pena!



Leave a Reply