Por Sueli Couto
O CIRURGIÃO - TESS GERRITSEN – LIVRO 2

É um livro tenso, intenso, dinâmico que me prendeu do começo ao fim. A história é complexa, assustadora, envolvente e cheia de reviravoltas. Este foi o segundo livro que li de Tess Gerritsen.  E estou ansiosa para ler outros!

Mulheres são atacadas em suas casas, o criminoso as aborda no silencio da noite e as mutila, levando consigo um suvenir da vítima, como um troféu, seus métodos são mais que violentos e acabaram por lhe dar o apelido de O Cirurgião.

Dois investigadores são responsáveis para cuidar do caso, Jane Rizzoli e Thomas Moore, eles recebem o desafio e a obrigação de desvendar a identidade do criminoso e assim evitar que novas vítimas sejam atacadas.

A policial Jane Rizzoli, uma mulher cheia de inseguranças, sem atrativos físicos, faz questão de deixar claro que o que importa é a inteligência e perspicácia, de forma  cansativa e  constante  tenta provar a si mesma, e  mostrar para as pessoas que o fato de ela ser uma mulher não a diminui como profissional e Thomas Moore, um detetive honesto e calmo, ainda preso à lembrança da esposa falecida.

As investigações os levam para a Dr. Catherine Cordell, que no passado viveu uma situação semelhante, mas conseguiu sair viva do ataque, contudo, não se recuperou psicologicamente e percebe que agora seu pesadelo está longe de acabar. Eles precisam descobrir rapidamente quem é que está dando continuidade às chacinas de Andrew Capra, antes que ele termine o que começou com Catherine.

Já a Dr. Catherine Cordell é médica exemplar, uma mulher forte e decidida, porém solitária sem dúvida uma personagem forte, que depois de passar momentos de terror, tenta se recuperar e se afasta de tudo que possa desequilibrá-la.

Esta trama mostra um o assassino, meticuloso, doentio, inteligente e macabro de uma perspicácia invejável. Ele não tem pressa, sente prazer em imobilizar, torturar, aterrorizar suas escolhidas durante horas e por fim mutilá-las.

O Cirurgião é um excelente thriller médico/psicológico, cheio de mistério, suspense e  violência, interessante em suas páginas as ações, os pensamentos do assassino, misturando um pouco de história e mitologia, como se tais fatos e comparações explicassem,  justificassem  e perdoassem seu comportamento.

As descrições dos procedimentos médicos são minuciosas e precisas, além dos detalhes perturbadores das mutilações e assassinatos do serial killer apelidado como "Cirurgião".
Há uma grande quantidade de descrições claras e objetivas de detalhes sobre as cirurgias, incisões, procedimentos de rotina, medicações e exames. Em muitas passagens tive que parar respirar, pois estas descrições e detalhes me davam enjoos. Ah não posso esquecer-me de citar que teve romance também!


Leave a Reply