E aí, galera do desafio? Tudo em cima e listas a mil? Agora que a maioria já se familiarizou com a feitura da lista, vamos tratar de assuntos práticos. A Adrianne tocou no assunto e vale a pena discuti-lo:

Comentamos os livros lidos para o desafio em nosso blog ou no blog oficial?

E, para responder a questão, mais uma vez bato na tecla de que, na medida do possível, quero dar voz às necessidades de todos os participantes.

Sendo assim, recebi apartes dos que querem postar as resenhas dos livros do desafio em seu próprio blog, afinal, se o desafio literário possibilita que prestigiemos os blogs participantes e façamos uma social, porque não aproveitarmos a oportunidade como bem ressaltou a Adrianne?

Por outro lado, tomei conhecimento de opiniões contrárias à postagem dos comentários somente nos blogs dos participantes, pois tendo em vista o seu número elevado será um tanto trabalhoso clicar de link em link, abrir várias janelas no navegador para ler as críticas acerca das leituras feitas.

Então, lá vamos nós... é o seguinte:

Ninguém está obrigado a fazer o que não quiser. Mas para brincarmos com boa consciência é importante que saibamos que as postagens dos livros lidos e os comentários são também a socialização da experiência do desafio. Nem preciso dizer o quanto essa parte é imprescindível. Por isso, peço que não abramos mão do nosso point para o bate-papo onde trocaremos as facilidades e dificuldades do desafio e avaliaremos as leituras feitas. Seja aonde esse point estiver, aqui ou nos blogs participantes, a partilha da experiência e de recomendações acontecerá. Depende de nós! Portanto vamos às nossas regras costumeiramente flexíveis...hehehe:

1) Quem não tiver blog ou quem não quiser postar o comentário em seu blog pessoal, poderá postá-lo aqui no blog oficial.

2) Para quem tem blog, sinta-se convidado para postar o seu comentário no blog oficial .

3) Ou comente o livro no blog com o qual se inscreveu.

4) Quem quiser postar em ambos, pode fazê-lo também.

5) ATENÇÃO: Quem optar pela postagem no blog oficial, envie o seu comentário para romancegracinha[arroba]gmail.com

6) Quem optar pela postagem somente no blog com o qual se inscreveu, favor divulgar o link no email divulgado acima.

7) A primeira postagem deverá ser apresentada até o dia 31/01/10. Essa é uma mudança na regra: assim que tiver lido, faça sua crítica e divulgue para os demais participantes do desafio. Não é preciso esperar até a última semana do desafio para fazê-lo. Assim evita-se o acúmulo de posts a serem lidos.

È isso, pessoal!


18 Comments

  1. Vivi,
    eu acho mais fácil postar lá no blog, pq senão o blog q vc fez teria muitas resenhas. Proponho que sejam postadas aqui as resenhas de quem não tem blog e/ou apenas algumas dos blogueiros. Supondo que cada um cumpra o desafio, vai ser muito post junto, né não?
    http://letrasdesonho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!Fiquei feliz sobre o post pois eu também andava refletindo no assunto... Inclusive ha pouco tempo (acho que ontem rs) postei a minha lista lá no blog com o marcador "Desafio Literário 2010 By RG" e todos os livros do desafio que eu for lendo vou postando no mesmo marcador!Ah li também o comentário da Aline logo aqui em cima,concordo com ela, e quero inclusive complementar a idéia dela: Podia-se postar no blog oficial apenas os primeiros blogueiros a terminarem as leituras e fazerem as resenhas, tipo os 3 ou 5 primeiros.
    É um assunto a se pensar ;)
    Beijooooooooooooooooooooooooos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivi!

    Eu adorei a democracia do seu post. É assim mesmo que deve ser. Quem se sentir confortável, poderá postar no seu blog e aqui no blog do desafio. Pra mim postar aqui será uma grande oportunidade de divulgar o Quem Lê Faz seu Filme. Eu pretendo postar no Quem Lê e aqui !
    Beijos de fada.
    Luka.
    http://quemlefazseufilme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Também concordo com a Aline, rs. Mas acho a democracia muito válida. :) Espero que todos encontrem um meio termo que fique bom pra todo mundo!

    Eu pretendo postar no meu blog mesmo. :D
    http://nasentre-linhas.blogspot.com

    Beijos, Vivi! :*

    ResponderExcluir
  5. A democracia é o direito de todos voce fez bem em levantar a questão.

    Eu pretendo postar no meu blog pois não tenho muito tempo em frente ao pc. Porem podiamos sortear em cada mes colocarmos a resenha de alguem no oficial assim teremos uma ideia geral e todas teriam pelo menos um post seu no blog oficial.....seria emocionante né....é só uma ideia...beijokas elis

    ResponderExcluir
  6. Várias boas ideias! Só não entendi o seguinte: o blog oficial para postar as resenhas seria esse ou o romancegracinha? Não entendi bem, pois vc sugere que envie para o romancegracinha, né?
    Eu acho a ideia de postar aqui boa, o que não impede de postar aqui e no próprio blog. Tem sido muito bom receber visitas de algumas colegas do desafio, os comentários dão um incentivo importante, acho que, na medida da possibilidade de cada um, claro, é muito bacana se conseguirmos prestigiar com uma visitinha as colegas do "Desafio". bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi!
    Eu entendi que postaria minhas resenhas no meu próprio blog e é o que vou fazer... acho que aqui vai ficar muito congestionado, sei lá... fora que é uma oportunidade para conhecermos outros "lugares"!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Então, pessoal, como pude perceber pelos comentários a liberdade de escolha é sempre a melhor opção. :D

    Adrianne, o blog oficial é esse aqui. Nesse momento, o Romance Gracinha é somente a porta de entrada para receber os novos participantes. Como não criei um email específico para o desafio literário, receberei as resenhas pelo email do RG e as transferirei para cá.

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  9. Ok Vivi. Uma sugestão: quem sabe postamos uma espécie de "lead", isto é, uma frase inicial de nossos comentários sobre a leitura aqui no seu blog, com link para nosso blog. Assim dá para ter uma noção do andamento das leituras e ao mesmo tempo convida para uma visita em outros blogs.

    ResponderExcluir
  10. Adrianne, boa idéia. Podemos fazer isso sim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Imagino que muitos aqui conheçam, mas para quem tem dúvidas da lista, sugiro um passeio pelo blog http://www.garotinharuiva.blogger.com.br/, ela tem uma lista de clássicos e livros comentados que gosto muito.

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu não estou participando do desafio, mas gostaria de comentar que nos últimos dias tenho visto os blogs que participam e o projeto e gostei muito da iniciativa=)

    Eu também ia dizer que sempre que há necessidade, contem comigo com dicas, tambem sou uma leitora enlouquecedoramente compulsiva, rs.

    (e no tema de fevereiro, acrescente valiant que é também da coleção fadas ousadas e modernas, mas que da para ler sem ter visto tithe)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Perfeito, Vivi! Tudo entendidinho...

    Como estou com muito trabalho não estou conseguindo acompanhar os e-mails, orkut e blog oficial como deveria... correria de fim de ano, ufa!

    Enfim, percebi que está sendo divulgada a lista de livros dos participantes aqui no blog oficial. Gostaria de divulgar a minha tbm! Como faço?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Míriam!Tudo bem?

    Veja a lista dos participantes no nosso menu. Creio que o seu blog está lá. confira se está certinho e me fala, ok?

    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Vivi!!
    Eu tinha lido q as incrições eram até dia 15.
    Tô em semana de provas,por isso não fiz antes!
    Minha lista tá em http://cliqueneurotico.blogspot.com/
    Não tô conseguindo me increver no RG.
    Me aceita,please.
    Fiz o Blog só pra participar!!!
    Me aceita!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Vivi!

    Gostei de ter flexibilizado um pouco a data, pra gente poder postar as resenhas antes.

    Eu tinha pensado em postar no meu blog. Gostei das idéias que surgiram, sortear algumas pra serem postadas aqui e uma lista de links.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá meninas, estou gostando muito das idéias, principalmente do lead da Adrianne.
    Mais do que tudo, a interação está ótima, heim?

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Vivi!!! A minha lista acabou de sair do forno rs. Ah! E o que vocês decidirem pra mim está ótimo, pois acabo de chegar nesse maravilhoso mundo dos blogs literários. Beijos.

    ResponderExcluir