Fevereiro já foi? Como assim? Passou tão rápido. Parece até que nossas horas enlouqueceram! Muitos participantes me contataram para informar de sua impossibilidade de participação. Eu sei como é isso...leitores diletantes querem (precisam!) se entregar a leitura por inteiro. E quando isso não acontece, ficamos injuriados.

Fevereiro foi corrido e tarefas mil? Foi. Mas podemos nos planejar para dar conta do recado. Não desconsidero as especificidades dos problemas que impediram a muitos de comparecerem a esse desafio. No tocante a mim, eu poderia ter planejado a minha leitura para dar conta do livro-reserva. E se fazendo um exame de consciência, você também considera que poderia tê-lo feito, eu lhe digo: você pode, eu posso. Tendo isso em vista é que disponibilizei, quando do início do projeto, essa planilha de leitura. Vamos lá, é fácil de usar. Alguns já a adotaram e atestam ter obtido resultados positivos. A Leninha, por exemplo, compete para ler mais do que a quantidade estipulada pela planilha. Quem gosta de gincanas, desafios pessoais, aí está uma boa brincadeirinha.

Quanto ao desafio, foi intenso e rico em leituras. Foi uma viagem no passado para resgatar aquelas histórias que “duram a vida inteira”. Os contos de fadas ainda que revisitados continuam nos encantando. Prova disso é que o índice de aprovação dos livros lidos foi altíssimo. Dos 77 livros lidos, 73 foram aprovados. (Entenda-se que não estou falando de padrão de qualidade, estou apenas levando em conta a subjetividade e preferências pessoais do leitor).

E assim fomos passeando nos vales da ficção, vibrando com as disputas entre o bem e o mal. E fascinados com as figuras mitológicas e de mundos imaginosos, paramos nos tempos do "era uma vez".

E, agora...março. Então, tá combinado, continuemos lendo a matéria de que mais gostamos: o sonho, a imaginação.

Que em março os castelos continuem no ar.

Curiosidades:

O livro mais lido foi As crônicas de Nárnia de C. S. Lewis seguido de Penelope de Marilyn Kaye, O mistério da estrela de Neil Gaiman e O ladrão de raios de Rick Riordan.


8 Comments

  1. Espero que a participação suba neste mês em que leremos clássicos! Com certeza vai ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos por mais uma meta alcançada e vamos para Março com tudo!
    Excelente retrospectiva!
    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  3. Estou amando participar do Desafio Literário.
    A cada mês me encanto com minhas escolhas e com as resenhas dos participantes. Minha listinha de dicas aumentou muito!!!!
    Beijos.
    Luka

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olha... ainda estou tentando decidir o que está sendo melhor nesse desafio. Ler livros? Vencer os desafios, como a falta de tempo, doença (até tive uma virose braba no mês passado!), outros percalços? Receber tantos comentários positivos das demais participantes? Visitar e conhecer outros blogs, outras opiniões, outros livros?

    O bom é que não temos que escolher um só motivo. Esse Desafio Literário está sendo ótimo por todos esses motivos e muitos mais.

    Vivi, parabéns pela ideia e por transformá-la em realidade.

    Bjos! :)

    ResponderExcluir
  6. Parabens meninas... Rumo ao "terceiro" livro,uhu...
    Adorei esse segundo mês, sempre fui fa de contos de fadas!!!

    ResponderExcluir
  7. Em fevereiro eu li menos que o normal, mas dei conta dos dois livros do desafio, terminei um que já estava enrolando há bastante tempo, comecei o de março e mais um. Então acho que este mês vai ser bem positivo. Organizar tudo em uma planilha é interessante, eu uso desde que comecei nesse ritmo de sempre ter um livro na bolsa. Uso Excel pra tudo, rs.


    Ainda tenho que comentar nas resenhas, foram pouquíssmas as que consegui ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Legal, os dois livros que li em fevereiro foram os mais lidos do desafio...agora em março, acho que vai dar Jane Austen...vamos ver.
    Continuo amando participar do desfio!

    ResponderExcluir