E assim, letra por letra, superamos o desafio de Abril. Felicito a todos os que se empenharam em cumprir mais essa etapa do desafio.  Ao saber do retorno de muitos ao ato esquecido da arte de ler, sinto-me mais do que recompensada. Por isso agradeço a todos que fazem dessa brincadeira um deleite coletivo.  Em especial, dedico um carinho a essa fase em razão da temática. Pouco conhecemos da literatura latino-americana. È fato.  Mediante os comentários da maioria de nós, participantes, esse momento foi o da descoberta da dimensão incomensurável de nossa herança literária. A literatura latino-americana tem nomes de valor que não deixam nada a dever a arte literária produzida em qualquer parte do mundo. Quem se desafiou, pôde ver a cortina do preconceito sendo descerrada. Literatura latino-americana não é apenas realismo fantástico. Existem modelos literários outros que apetecem aos gostos variados dos mais exigentes devoradores de livros. Basta ter disposição para conhecer esse mundo vasto da “latinidade” literária. Sim, muito de nós,  acostumados que estamos ao discurso literário europeu e norte-americano, tivemos dificuldades em entender o discurso dos latinos-americanos.  Mas não vale desistir. Vale mais apreciar tal discurso com o  seu quê de diferente, novo, desafiador e transgressor.


De modo que digo: ler é uma arte aprimorada com a prática. Com tempo e exercício, desenvolveremos nossas competências para a leitura ao ponto de naturalmente  apreciarmos a beleza extrema de cada obra. Nesse sentido, faço um apelo para que atentemos mais para a literatura aqui produzida uma vez que entre livros e autores, tem muita coisa boa para conhecer.

Continuemos nesse embalo!

Em abril tivemos:

64 Livros lidos

Deu Gabo na cabeça : 17 vezes lido.

Isabel Allende também não fez feio. 10 vezes lida.

E da terra brasilis o autor mais lido foi Luís Fernando Veríssimo. 5 vezes lido.

Vamos aumentar esse número, pessoal!


6 Comments

  1. Muito verdadeira a sua frase "ler é uma arte aprimorada com a prática"... o desafio tem sido um imenso prazer, estou descobrindo livros e autores que eu não daria bola devido a avalanche de novos livros que aparecem todos os meses...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  2. só podia dar Gabo ele é o cara rsss, mas faz tempo que tenho vontade de ler a Isabel também e fico feliz com a aparição dos Verissimos. Adorei o teu texto Vivi!

    Bjusss e vamos para o livro de Maio

    ResponderExcluir
  3. Concordo 100% em tudo o que vc disse!!!
    Só lendo, lendo, descobrindo novos autores, deixando o preconceito de lado, para encontrar muita coisa boa e o verdadeiro valor de cada obra! Eu, tirando a literatura nacional, não conheço a literatura latino-americano, são poucos os nomes que tenho como referência...
    E eu realmente descobri que os nossos vizinhos latino-americanos produzem tesouros... principalmente, os chilenos..
    Já até encomendei "Eva Luna", da Isabel Allende, "Cem anos de solidão", de Gabriel García Marquez e "Como água para chocolate", de Laura Esquível... Sugestões bem-vindas do Desafio... Só falta eles chegarem...
    bjusssss

    ResponderExcluir
  4. Esse mes para mim tambem foi de grande descoberta, eu adorei Mario Vargas Llosa e sua menina ma'!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Aff...infelizmente não consegui ler meu livro de abril, eu tenho uma edição muito comentada e são mais de 600 paginas em espanhol, então pra não perder o embalo deixei ele pra ler em outra ocasião e resolvi nao postar resenha em abril, mas continuo no desafio e maio com certeza postarei a minha....cai em abril mas me reerguerei em maio....rrsrs...beijokas elis!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. ja imaginava que seria ele. acho que fui a unica a ler casares (e nao me arrpendo, o cara me conquistou).

    mas vc falou verdades, nao sou leiotra assidua de literatura latina e depois desse desafio vi que realmente estou perdendo e muito.

    ResponderExcluir