Por Larissa Carelli 




Tudo começou quando eu estava para me casar e fui fazer um curso de aprimoramento de Educação Infantil. 

Neste curso tínhamos uma matéria que dedicava-se ao livro infantojuvenil. A professora Cristina foi minha grande incentivadora através de suas aulas.

Com ela aprendi sobre  o que é a guarda de um livro.  Alguns livros têm outros não, mas no livro infantojuvenil, a guarda quase sempre aparece e meio que apresenta o livro. Na maioria dos livros é uma página em branco apenas para arremate da encadernação. 

Veja abaixo a guarda do livro Festa no Céu (Braguinha – João de Barro) e do livro Delicias e Gostosuras de Ana Maria Machado.


 Voltando à Caixa de Leituras, neste meio tempo entre casar e engravidar da minha primeira filha, estive no Salão do Livro InfantoJuvenil no MAM no Rio de Janeiro. E foi lá que me veio a ideia de fazer a Caixa de Leituras para minha filha.

De cara, eu me encantei com os livros das editoras Cosac Naify e BrinqueBook. As histórias, as ilustrações e as guardas dos livros embeveciam-me. Fica a dica, se estiver em dúvida, compre um livro dessas editoras. Há outras editoras recomendadas e renomadas, mas eu, particularmente, sou fã destas duas.

E, assim, comecei. Todo ano eu ia ao Salão do Livro InfantoJuvenil e toda vez que eu entro numa livraria vou direto na seção infantojuvenil.

Eu sou bem seletiva, o livro tem que me conquistar pelo título, pela guarda, pelas ilustrações e surpreendeu-me ver a qualidade da literatura infantojuvenil. Tem muita porcaria, e o leitor e/ou apreciador consegue avaliar depois de certo tempo.

Estes são alguns exemplares que gosto muito. Destaque para Os Miseráveis e para a Ilíada.


Comecei e não parei .... quando morava em Barcelona comprei exemplares em catalão e espanhol e agora, morando em Neuchatel, em francês. Mas, a maioria vem do Brasil.

A minha motivação começa na escolha, depois na compra e por fim a leitura para os meus filhos. Tenho a péssima mania de dar livros de presente!!!! Eu sei que criança gosta de brinquedo, mas eu gosto de dar livros de presente, fazer o quê? Aqui na minha casa, no Dia das Crianças, o presente é livro e no dia de Reis também! Meus filhos estão acostumados a ganhar livros e adoram!!!! Temos que ter o hábito ... a minha filha, hoje com 6 anos, gosta de ler os livros dela, mas ela gosta mesmo é de xeretar o que eu estou lendo e aí ela diz: “vou ler o livro da mamãe!” e eu adoro quando ela diz isso!

 FIM



Agora quem conta é o LEITOR é uma sessão destinada às dicas, experiências e causos de leitura dos participantes do DL.  Para participar, envie  sua história (não vale texto ficcional) para desafioliterario[arroba]gmail.com.Venha compartilhar boas ideias você também!



 


6 Comments

  1. Muito linda a história da Larissa...eu tb comprei livros para minha filha qdo ainda estava grávida e hj tenho muito orgulho da devoradora de livros que ela se tornou...rs..

    ResponderExcluir
  2. Larissa!
    Que delícia de texto, eu também sou uma adoradora de textos infantis, muito antes de ter meu pequeno, hoje com 6 anos já tinha vários livros infantis aqui em casa! Além da Cosac e Naify e BrinqueBook eu gosto muito das edições da Companhia das Letrinhas, aqui em casa temos vários exemplares. Parabéns pela dedicação com que transmite aos teus pequenos o amor pela leitura!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  3. Texto inspirador, Lalá. Sabe que, na minha infância, meus pais não faziam distinção entre brinquedos e livros? Confesso que preferia os livros às bonecas...rs
    Papai, mamãe, titio, titia, vovô e vovó, junto com o brinquedo, dê livros às suas queridas crianças.


    Valeu, Lalá! Muito obrigada mesmo!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Adorei também e me reconheci completamente no acervo de livros que vc colocou para ilustrar seus preferidos. A Cosác Naif é mesmo uma maravilha!

    ResponderExcluir
  5. Como é bom iniciar a criança no mundo da literatura desde a tenra idade. E esta responsabilidade é dos pais.
    Parabéns pela iniciativa.
    Fiquei maravilhada com o seu amor pelos livros e pelo compromisso em repassá-lo para as futuras geraçãoes.

    ResponderExcluir
  6. Que idéia genial !!! Eu adoro presentear com livros, sem precisar de data específica, e por algum motivo obscuro (^A^), meu filhote adora ficar no cantinho infantil de algumas livrarias... De fato, é um tanto complicado escolher livros de qualidade literária, muitos são bonitos, capa dura, mas a história em si, é vazia...
    Agradeço as dicas, vou procurar... :D

    Beijos

    ResponderExcluir