Meu nome é Li Castro e sou baiana. Não tenho blog, mas estou pelo orkut ou facebook como Li da Lua, apesar d´eu não passar muito tempo neles...

     Enfim, apresentações feitas, vamos à resenha!


Traição entre amigas – Thalita Rebouças

*Segundo Livro*



Tema: Literatura Infanto-Juvenil / Mês: Janeiro / Editora: Rocco / Nº de páginas: 126


Sinopse: “Esta é a história de Luiza e Penélope, amigas de verdade, inseparáveis, daquelas que não se desgrudam nem para ir ao banheiro, unha e cutícula, chamemos assim. Bom, mas ficar com o namorado da melhor amiga é falta gravíssima, todo mundo sabe. Mesmo a mais bela (e sólida) amizade não resiste a uma dolorosa traição.

Numa noite, depois de uma festa, uma delas fica com o namorado da outra. E aí, tudo se reduz a pó. A mágoa é tanta, mas tanta, que muda para sempre os rumos das vidas de ambas. Enquanto uma vai tentar a sorte em Nova York, a outra se esconde atrás do confortável anonimato que a Internet e seus relacionamentos propiciam.”


     Escolhi este livro porque queria conhecer o trabalho de Thalita Rebouças! Fiquei curiosa sobre o trabalho de uma autora que escreve para um público que, em sua grande maioria, não gosta de ler... E ela conseguiu sucesso mesmo assim! Quanto à capa, nem reparei muito nela, para dizer a verdade, escolhi o livro mais pelo título.

     Thalita escreve para adolescentes, mas este livro é mais puxado para o universo de jovens adultos: Os personagens são mais velhos, já estão na faculdade, alguns morando sozinhos. O processo de leitura foi rápido, sem complicações, já que ela tem um estilo bem dinâmico.

     O livro conta a história de duas garotas que se conhecem num curso de teatro e ficam muito amigas. O ficante de uma delas é ator, diretor e professor de um curso do gênero. Uma noite, depois de uma festa, a outra acaba, meio que sem querer, dormindo com ele. O ato é o estopim para uma reviravolta na vida das duas.

     Quando a história começou de verdade, eu não sabia de quem tinha mais pena, se da traída, que achava que o rapaz ainda fosse assumir o relacionamento, mesmo que ele sempre desse indiretas para ela do contrário, ou se da traidora, que caiu na conversa horrorosa dele levada pelo vinho, e também por um interesse meio que subconsciente.

     Thalita escreve de uma forma que você se pega pensando que aquilo poderia acontecer com uma amiga, uma vizinha, ou... Com você mesma! Mostra que a realidade tem altos e baixos e que atos impensados podem, sim, acabar com a vida de alguém, mas que tudo depende de como as pessoas envolvidas lidam com a situação. Algumas são mais desencanadas e apesar de tudo, conseguem seguir em frente, outras ficam remoendo os fatos e acabam por destruir a própria vida, não pelos atos alheios, mas pelas suas próprias atitudes.

     Neste contexto, a personagem Penélope merece meus aplausos, por ter sabido aproveitar as oportunidades e por não ter se deixado abater pelos obstáculos da vida.

"Nossa! Quanta coisa se passou na vida da Penélope", pensou Luiza. "E ela fala dos fracassos com a maior naturalida­de, com alegria, até! Que inveja, meu Deus, me perdoa! Mas como é que ela sempre consegue fazer a coisa certa quando a vida impõe uma decisão? Como? Por que eu nunca soube fazer isso? Por quê?"

     No fim das contas, é uma história de superação e amadurecimento, do valor da amizade, dos próprios princípios, na crença em sua força, da capacidade de perdoar a si mesmo e aos outros. E sem descartar o bom humor, a marca de Thalita, mesmo dentro de um contexto tão dramático. Enfim, uma boa história!

     Nota 3/5 para ele!


 Ps: nota de 1 a 5, sendo: 1- Não gostei 2- Gostei pouco; 3- Gostei; 4- Gostei bastante; 5-  Adorei


15 Comments

  1. Menina, tá na hora de fazer um blog, heim! Se abri não esquece de me convidar para segui-lo!

    Um beijo e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Miriam! Pode deixar que aviso sim... \o/

    ResponderExcluir
  3. Olá.

    Bacana a tua resenha. Confesso que ainda não conhecia o livro. Não achei que se encaixe no meu estilo de leitura, mas quem sabe em um próximo desafio?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Li pela resenha!
    Você dever escrever mais,pois leva jeito para a coisa.
    Bom, não conheço o trabalho da Thalita Rebouças, mas sei que faz muito sucesso entre o público teen.
    Não curto muito esse estilo, prefiro os livros infantis aos voltados para o público adolescente.
    Penso que os primeiros são menos óbvios e mais criativos.
    Mas, só de incentivar a garotada a ler livros já é um grande mérito da autora.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Li, Conforme havia lhe dito, você tem muito a compartilhar conosco. Será ótimo acompanhá-la em seu percurso de leitura. Como Rê, tendo mais para as leituras infantis pela criação de um universo imaginativo, meio que de ponta a cabeça. Porém, me parece que a autora, por sua linguagem acessível e empática, consegue alcançar o público ao qual sua obra se destina. Excelente participação, girl!

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha muita curiosidade no trabalho de Thalita, mas este é o único livro adolescentes escolhido para o tema de janeiro! Rs.
    E obrigada pelo incentivo, meninas! \o/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Live!
    Tá vendo?! Já vejo uma profissão pra você: crítica literária!
    Beijos.
    Paula.

    ResponderExcluir
  8. Oie Li!

    Eu já li alguns livros da Thalita e concordo muito com o que você disse!
    Traição Entre Amigas ainda não li, mas pelo que você falou e pelo que já li da Thalita deve ser divertidíssimo! Os livros dela sempre tem uma moral a ser entendida!
    Parabéns, sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a autora. Muito obrigad pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Bárbara, li tua resenha sobre Percy... Menina, eu quero muito ler essa série e uma das coisas que me fez querer mais ainda foi essa tua resenha! Mas estou no modo esperando-promoção-boa para comprar todos juntos. Não consigo comentar no teu blog, por isso que respondo por aqui, rs.

    Cátia, o estilo de Thalita é legal. Apesar de não fazer muito meu tipo de leitura, vale a pena conhecer.

    E Paula... Eu bem queria ter esse talento todo! Rs

    Bjos e obrigada, meninas!

    ResponderExcluir
  11. Li, muito boa a sua resenha, viu?!
    Nunca me interessei muito pelos livros da Thalita, mas acho q agora vou dar uma chance a eles.
    Bjos e Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Báh não sabia que a Thalita tinha escrito um livro com temática um pouco mais madura, legal saber disso, sempre li os livros dela para poder conversar com as estudantes do 5-6 ano e acho que o trabalho dela é muito bacana, trouxe muita meninada para o mundo da leitura :)
    Super legal a tua resenha, parabéns!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  13. Eu tambem tinha vontade conhecer o trabalho dela, mas o livro que eu li não me animou a continuar, mas talvez eu não estivesse num bom dia.
    Vou seguir e dica e ler este.
    Smacks.

    ResponderExcluir
  14. 2 gostei um pouco mais acho q ñ devia enrola tipo tanto esse livro :)mas é legal até.....

    ResponderExcluir