Resenha Janeiro 2011: A Mediadora – A terra das sombras

A Mediadora – A Terra das Sombras, de Meg Cabot (Reserva 1)

Tema: Literatura Infanto-Juvenil / Mês: Janeiro / Editora: Galera Record / Número de págs.: 284

Sinopse: Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber da gravidade do que encontraria ao mudar-se para a Califórnia. Além de ir morar numa casa assombrada por um fantasma jovem, bondoso e bonitão, sua escola sofre com a presença maligna de uma adolescente que se matou ao ser desprezada pelo namorado e que agora busca vingança. Meg Cabot, autora da série "O Diário da Princesa", está de volta ao universo jovem com um livro antológico, que mistura ação, mistério e suspense sobrenatural aos problemas terríveis que atingem todos os adolescentes.


Na verdade, esse livro nem estava na minha lista de livros “prioritários” e eu também estava pouco entusiasmada com a história. Mas, resolvi dar uma chance a ele e devo dizer que, com certeza, ele entrou para a minha lista de surpresas do ano !!

Com uma linguagem tipicamente adolescente – mas nem de longe bobinha – Meg Cabot, a rainha das adolescentes, nos leva para conhecer o mundo de Suzannah.

Suzannah é uma nova-iorquina de 16 anos que está de mudança para a Califórnia, tendo que deixar para trás sua melhor [e única] amiga para ir morar com sua mãe, que acabou de se casar pela segunda vez.

Por ser filha única e estar habituada a viver só com sua mãe desde a morte de seu pai, a menina ainda terá que se acostumar com uma casa bem movimentada, já que ainda ganhou “de brinde” um cachorro, um padrasto, chamado Andy e três meio-irmãos, que ela carinhosamente apelidou de: Soneca (Jake), Dunga (Brad) e Mestre (David), fora Jesse, o fantasma gato que vive no quarto dela. Ai, ai... Jesse... [suspiros]....

Ok, Suzannah pode aparentar ter uma vida, digamos, normal. Mas, na verdade, ela possui um dom de ver fantasmas. Desde pequena ela consegue ver estes seres do além e os ajuda a encontrar os seus caminhos. Só que, de vez em quando, aparecem uns carinhas bem insistentes que não querem de jeito nenhum ir embora. Por isso, é que, nesses casos, ela acaba apelando para o muito eficaz chute no traseiro , já que a mediadora consegue não só ver e falar, mas também tocar nos fantasmas.

Enquanto eu estava lendo, senti uma semelhança com aquele seriado americano chamado Ghost Whisperer, que passava na Sony e que, por sinal, eu adorava. *.*   Mas, no seriado a mocinha não conseguia tocar nos fantasmas e muito menos brigar fisicamente com eles. Rsrsrs

Voltando para a história, vivendo numa nova cidade, numa nova casa, com uma nova família, Suzannah ainda terá que se adaptar a uma nova escola.

Lá, ela fará dois novos amigos, Adam e Cee Cee [ não, você não leu errado. É esse nome estranho mesmo. rsrsrs ], além de encontrar um garoto que lhe convidará para sair [detalhe que ela nunca havia sido convidada pra sair antes], mas que possui um pequeno problema: sua ex namorada fantasma que fará de tudo para acabar, literalmente, com a vida dele e de quem se meter no seu caminho.

Olha, raramente eu gosto das mocinhas dos livros que leio, mas tenho que admitir que eu gostei muito da personalidade da Suzannah. Ela é determinada, corajosa, fala o que der na telha e não tem medo de encarar o perigo, ao mesmo tempo em que é romântica, sensível e sonha com o primeiro beijo. E tudo isso sem perder o charme, hein!!

Teve um trecho do livro que eu gostei muito e que gostaria de compartilhar com vocês [só pra deixá-los com vontade de ler]:

“Voltei-me para olhar para ele. Não consegui ver seu rosto, pois a luz da minha cabeceira estava por trás dele, mas ouvia perfeitamente sua voz e o tom suave em que pedia:

– Suzannah ...
Só isso: apenas o meu nome.”

Página 133.
Sério, me arrepio toda vez que leio esta parte. Rsrsrs

Mais uma vez, portanto, Meg Cabot me conquistou com sua escrita leve e juvenil, misturando romance, humor e suspense em um cenário sobrenatural, mas sempre mantendo o equilíbrio com a realidade.

Por isso, digo e repito que A Terra das Sombras e toda a série de A Mediadora são ótimos livros para preencher a sua estante e a sua mente. Muito bom mesmo!!

Nem preciso falar que eu recomendo, né?!

Bjos e até a próxima!!

Nota da capa: 5/5

Comentários: Pra mim, essa foi a capa mais bonita de todas as edições. Uma coisa que me chamou atenção foi o título A Mediadora em vermelho vivo e com uns detalhes em algumas letras que deram um ar mais sobrenatural ao livro, sabe?! Muito bom gosto!!

Nota do livro: 4/5


5 Comments

  1. Uia, Kicya, deve ser bom mesmo o livro! É engraçado quando a gente começa a ler sem dar nada pelo livro e descobre que ele é ÓTIMO! Rs.
    Parabéns pela resenha!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  2. Gente, desculpa, mas eu esqueci de botar a capa do livro!
    Olha, a capa a que eu me referi nos comentários é aquela preta com uma garota de batom vermelhão e com um colar de crufixo, ok?!
    Desculpa, aew!!

    ResponderExcluir
  3. Da Meg eu lia apenas o Melancia. E não conheço muito das obras dela, mas achei interessante.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha e até o próximo desafio.

    Abs, Rê

    ResponderExcluir
  5. Bem, também não conheço as obras da autora. Tenho uns livros dela aqui em casa os quais nunca cheguei a ler. Será que ficarão para um próximo desafio? Fico feliz que a história lhe tenha agradado, Kycia. È bom demais quando isso acontece. =D

    Bjs

    ResponderExcluir