Novidade 2011: Convidados especiais abrirão os temas do desafio literário.
Para inaugurar o tema Literatura Infanto-juvenil, com vocês a escritora Fátima Silva!
Vale a pena ler, apreciar e interpretar.

O Incrível Mundo Infantil

Beto é um jovem universitário, de boa aparência, bem relacionado entre os jovens do seu meio social e os inúmeros amigos virtuais. Gosta de praia, futebol e de um bom livro. Têm em sua casa belíssimas coleções de livros, inúmeros romances, livros épicos, sem contar com os livros de estudos para sua formação acadêmica.
Todos os dias os livros de Beto eram cuidadosamente limpos, pois ele sofria de rinite alérgica. Às vezes quando estava em crise lia com uma máscara sobre o rosto.
Ao procurar um livro na estante viu algo estranho. Um livro de formato grande, capa dura com letras douradas e com aparência de envelhecido, como se já tivesse sido muito manuseado. O título do livro era: O Incrível Mundo Infantil. Beto gritou o nome da empregada em desespero e afobado se perguntava o que fazia ali aquele livro ridículo, entre seus livros tão bem cuidados e limpos.
Enquanto conjecturava sobre aquela situação... De repente o livro saltou da estante dando algumas passadas com pernas bamboleantes em sua direção. Entre as letras havia olhos grandes e brilhantes e uma grande boca aberta num afetuoso sorriso.
Assustado Beto pergunta:
- Quem é você?  Que brincadeira é essa?
O Livro respondeu:
- Não se preocupe não vou lhe fazer nenhum mal. Tire essa máscara, pois iremos fazer uma pequena viagem e lá, você se sentirá muito bem.
Sem entender nada do que estava acontecendo, Beto viu que as páginas do Livro folheavam e faziam um barulho estranho. Ele foi enrolado pelo Livro e saíram voando por alguns minutos. Tudo foi muito rápido. Beto Ouviu quando o Livro falou sorrindo:
- Seja bem-vindo ao Mundo de Faz de Conta, que é chamado também de Incrível Mundo Infantil.
 Beto estarrecido olhou em sua volta e viu uma imensa planície, nela havia animais por toda parte. Num grande lago belos cisnes nadavam e o Livro apontou um dos cisnes que um dia fora o Patinho Feio. Chapeuzinho Vermelho veio dar-lhe as boas vindas junto com Cinderela e Rapunzel. Viu os Três Porquinhos sem contar com os moinhos de D. Quixote. Havia também castelos com príncipes e suas princesas, assim como reis e rainhas. O Pequeno Polegar, Ali Babá sem contar com Narizinho e a Boneca Emília.
Beto sentiu que o ar era puro e saudável e veio sobre ele uma sensação muito agradável, pois seu nariz não escorria e nem coçava. O Sol lhe deu boas vindas com um largo sorriso e lá longe viu um arco-íris e lia-se com letras de pedaços de nuvens: Era uma vez...

Fátima Silva

_______________________________________________________________________

Maria Fátima da Silva, nascida em Fortaleza - Ceará, 60 anos,
solteira e deficiente visual. Membro da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos – ALASAC.
Autora do livro As Aventuras Noturnas de Soneca e Bocejo
Literatura: Infanto-Juvenil
Editora: Premium
Ano: 2010
Maiores Informações no blog: www.escritorafatimasilva.blogspot.com



4 Comments

  1. O DL começou com gás total e muitas novidades!
    Amei o texto de abertura do mês. Parabéns a autora Maria de Fátima por nos fazer recordar histórias que permearam e ainda permeiam o universo infantil, resgatando a criança que temos dentro da gente.
    Muito oportuno ser este o tema de janeiro. Para os que são pais, esta é uma boa oportunidade para incentivar os filhos na descoberta do mundo imaginário das histórias infantis.

    Muito obrigada!!

    Abraços, Jane

    ResponderExcluir
  2. Báh mas que novidade mais legal Adorei o texto, li para meu pequeno e ele também adorou :)
    Parabéns gurias pela ideia e obrigada Fátima por compartilhar este texto conosco.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  3. Nossa que maravilha, deu um animo a mais para o desafio. Muito Legal!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, que delicia!

    Esse texto me lembrou de um dos primeiros motivos para eu começar a ler, o jogo (mas acho mais provável que lembrem do filme) Pagemaster. Foi onde descobri a beleza dos clássicos.

    Saudades de Fantasia, Aventura e Horror<3

    ResponderExcluir