E o primeiro mês do Desafio Literário 2011 terminou. Foram tantas resenhas que ler e comentar em todas é muito difícil. Isso é uma maravilha. Tão bom ver a empolgação dos participantes, as leituras tão diversificadas e viagem pelo universo infantil com o tema de janeiro. Para encerrar janeiro, convidamos uma das leitoras, resenhistas e blogueira que participou do Desafio Literário no mês para nos dar um depoimento sobre como foi ler e resenhar Literatura Infantil, a queridaça Mi Müller. A Mi é mãe, apaixonada por leitura e que incentiva o pequeno (como ela chama o filhote) a gostar de livros. O blog dela é o Bibliophile - que vale muito a leitura - e ela deixou seu depoimento e uma pequena lista de indicações super bacanas de livros infantis. Confere:
Tive uma infância privilegiada, meus pais me permitiram o contato com os livros desde muito cedo, e isto deixou uma marca e contribuiu para que eu me tornasse uma leitora. Faz tempo que já deixei de ser o público-alvo dos livros infantis, mas eles continuam a me encantar da mesma maneira que faziam na infância.

O hábito da leitura é tão arraigado na minha personalidade que quando me descobri grávida do pequeno a primeira coisa que comprei não foram roupinhas ou sapatinhos, mas sim livros, uma linda coleção de livros infantis e desde lá a biblioteca infantil aqui de casa só tem crescido.

O livro infantil, mesmo antes de ter filho, era presença constante em minha vida não apenas pelo prazer da leitura, mas também por conta da minha profissão, como professora de alfabetização sempre vi no processo de aprendizagem uma oportunidade de proporcionar um contato direto das crianças com os livros e isso sempre me manteve imersa em constantes leituras de livros infantis.

Esse contato direto com a literatura infantil sempre me oportunizou leituras deliciosas, e fiquei muito feliz quando vi que o tema do mês de janeiro do Desafio era justamente esse. A escolha dos livros é claro privilegiou aqueles que já moravam aqui na biblioteca de casa e que surpresa foi descobrir os tesouros que eu tinha aqui e nem sabia. A maldição da moleira (Índigo) foi o livro que mais se destacou entre os três que li, porque ele é a síntese de vários elementos que me agradam muito em livros infantis: tem senso de humor, referências ao universo infantil e principalmente não pressupõe que a criança é um ser com limitações literárias, sem capacidade de compreensão. Aqui em casa o requisito principal para a compra de livros infantis é justamente esse respeito pela criança enquanto indivíduo, cidadão e leitor, portanto aqui não entram os livros que se valem de diminutivos e outros recursos limitadores para tentar se aproximar da criança.

Mesmo sabendo que toda lista é subjetiva e encharcada das preferências de quem a fez, nos atrevemos eu e meu pequeno a montar o que ele chamou de Pequena Biblioteca para Leitores Destemidos e Aventureiros:
  • As aventuras do avião vermelho, Érico Veríssimo
  • O homem que amava caixa, Stephen Michael King
  • A história do Plancton,
  • Tashi, Anna Fienberg
  • Volta ao mundo em 52 histórias, Neil Philip
  • O pequeno planeta perdido, Ziraldo
  • Cartas Lunares, Rui de Oliveira
  • Meu livro de folclore, Ricardo Azevedo
  • Almanaque, Ruth Rocha
  • A chave do tamanho, Monteiro Lobato
  • Um gato chamado gatinho, Ferreira Gullar
  • As férias da bruxa Onilda, R. Capdevila
  • A casa sonolenta, Audrey Wood
  • Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela, Werner Holzwarth
  • Eu não quero dormir agora- Coleção Charlie e Lola, Lauren Child

Mi, muito obrigada pelo depoimento.

Acesse, leia e comente as resenhas da Mi para Janeiro no Desafio Literário:


E então, preparados para fevereiro? A leitura não pode parar.


8 Comments

  1. adorei o nome da biblioteca do pequeno e aproveitarei as dicas de livros!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!

    O Desafio começou tão bem :) - adorei o Encerramento da Mi, gosto muito de como ela escreve - e concordo com o comentário a cima, muito bom o nome da biblioteca.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a lista de sugestões. Sempre quis ler esse livro da toupeira com cocô na cabeça, rs
    A casa sonolenta é um clássico!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o depoimento da Mi...seria bom que todas as maes fossem como ela, tao dedicada a incentivar a leitura de seu filho. Um otimo exemplo!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que tenho isso em mente também, quando ficar grávida vou comprar livro por dois...rsrs

    Adorei a biblioteca.

    Beijos,
    Dri Ornellas

    ResponderExcluir
  6. Do ponto de vista literário, meu janeiro não foi muito produtivo. Mas foi tão bom em outros sentidos que nem posso reclamar.
    Consegui ler apenas um dos três livros e comentei em pouquíssimas resenhas, mas a partir de fevereiro poderei me dedicar mais.

    Não conheço nenhum da lista dela - pelo menos, não que eu me lembre - mas vou anotar as dicas ;)

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu depoimento Mi, você disse tudo...boas leituras no decorrer do ano...beijokas elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Clap, clap, clap! Que participação bacana, Mi. Eu fui uma das que babou pelo livro A maldição da moleira...hehehe. O seu depoimento muito me marcou. Obrigada, mesmo, querido por estar entre nós.

    Bjs

    ResponderExcluir