Respostas Quizz de Janeiro: Tema Literatura Infanto-Juvenil


1-  Qual era a profissão de Antoine de Saint-Exupery, autor do livro “ O Pequeno Príncipe”?

Resposta correta:

Piloto de avião, tendo desaparecido durante uma missão


2 - O livro “O Pequeno Príncipe” foi traduzido  para quantos idiomas?

Resposta correta:

Mais de 160 idiomas; só perde em número para a Bíblia e o livro "O Peregrino"


3 - Acredita-se que o personagem Peter Pan, criado por J. M. Barrie foi inspirado em uma criança real. Quem era essa criança?

Resposta correta:

Peter L. Davies


4 - Monteiro Lobato é um escritor brasileiro mais conhecido por suas obras infanto-juvenis, mas escreveu também livros para adultos. Dentre esses, escreveu apenas um romance, que se chama:

Resposta correta:

"O Presidente Negro", escrito em 1926, é um romance de ficção científica.


5 - Clarice Lispector escreveu vários livros infantis. Qual dos títulos abaixo  não é para crianças?

Resposta correta:

"Para Não Esquecer"; é um livro de crônicas

6 - Miranda Priestly,  dá a sua estagiária,  Andy Sachs (“O Diabo  Veste Prada”), uma missão quase impossível: a  de conseguir, para seus filhos, o manuscrito de um livro infantil pertencente à uma saga. Qual o nome da saga?

Resposta correta:

Saga Harry Potter

7 - O nome do meio de Harry Potter é:

Resposta correta:

Tiago


8 - Quantos alunos estudam na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts?

Resposta correta:

1000 alunos

9 - Harry Potter e a escritora J.K. Rowling nasceram no mesmo dia. Quando?

Resposta correta:

31 de julho

10 - A curiosidade da menina Alice inspirou a personagem-título de 'Alice no País das Maravilhas'. Quem foi ela, na vida real?

Resposta correta:

Alice Liddell

11- Lewis Carroll é um pseudônimo. Qual o nome do autor de 'Alice no País das Maravilhas'?

Resposta correta:

Charles Lutwidge Dogson

12 - Qual fo título da versão manuscrita de "Alice no País das Maravilhas"?

Resposta correta:

Alice's Adventure Under Ground


13 - Sobre a biografia da escritora Ana Maria Machado, é correto afirmar que:

Resposta correta:

Todas alternativas estao corretas


14 -Eles foram mestres na arte de pesquisar contos populares e transformá-los em literatura para crianças e adultos. Viveram em épocas e países distintos. Coloque os autores em ordem cronológica de nascimento:

Resposta correta:

Charles Perrault, Irmaos Grimm, Hans Christian Andersen.

A lista, com os nomes dos aprovados ( aqueles que tiverem 100% de acerto), será divulgada no blog do Desafio Literário no dia 07/02.


9 Comments

  1. Isso de Hogwarts ter 1000 alunos é verdade mesmo? Eu já vi gente dizendo que a Rowling disse isso em uma entrevista, mas depois percebeu que o número era exagerado para o que é mostrado (pelo menos no ano do Harry) e mudou o número para 600. Agora, tem quem diga que são só 280 alunos, se pegarmos 10 alunos por casa em cada ano.

    ResponderExcluir
  2. ah naaaaaaooo!!! errei só duas... T.T

    bom Lígia, se a gente fazer as contas seguindo com o ano do Harry (5 meninas e 5 meninos em cada ano de cada casa), Hogwarts teria aproximadamente 280 alunos. porém como Rowling disse na entrevista que sao 1000, esse é o numero oficial...

    ResponderExcluir
  3. A resposta da Ana Maria Machado não está errada? Aqui: http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=462&sid=290 diz que a Nélida Piñon foi secretária-geral em 1995 e pelo que eu vi a Ana Maria Machado entrou na ABL em 2003.
    Também acho que a resposta dos alunos de Hogwarts tá errada. A Rowling pode ter dito que são 1000 alunos em Hogwarts, mas ela afirmou que são 250 em cada casa? Afinal, cada aluno entra em uma casa pelas suas características e assim a chance da distribuição por casas ser proporcional é pouca...

    ResponderExcluir
  4. concordo com os comentários sobre Hogwarts .. li em vários sites q ñ era esse número ñ.. acho melhor anular..

    ResponderExcluir
  5. Entrevista com a propria autora dizendo que o numero de alunos eh 1000: http://conteudo.potterish.com/sobre-os-livros-transcricao-da-entrevista-ao-vivo-de-jk-rowling-para-scholasticcom/

    Questao sobre Ana Maria Machado retirada deste quizz:http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=8208

    ResponderExcluir
  6. Nélida Piñon foi presidenta. Ana Maria Machado é secretária Geral hoje.Não tem nenhum erro, a alternativa está certíssima.
    Não precisa anular nada, pesquise e veja. Vá na page da Academia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sobre a Nélida Piñon, no site da ABL: – Na Academia Brasileira de Letras: diretora do Arquivo (1990-1995); eleita primeira-secretária (26.6.1995) e secretária-geral (7.12.1995); presidente em exercício na ausência do Presidente Antonio Houaiss (ago.-dez.1996). Foi eleita presidente da Academia em 5 de dezembro de 1996. É a primeira mulher, em 100 anos de existência da ABL, a integrar a Diretoria e ocupar a Presidência da Casa de Machado de Assis.
    Ou seja, pelo que dá a entender ela também foi secretária-geral, além de presidenta... Eu não estava pedindo para anular a questão, só queria que vocês me explicassem melhor, porque não vi em NENHUM lugar além do teste da Uol dizendo que a Ana Maria Machado foi a primeira secretária-geral mulher...
    Sobre a questão do Harry Potter eu continuo com a minha opinião: sim, a autora disse que são 1000 alunos, mas onde que ela disse que são 250 por casa?
    Desculpa se estou sendo chata, mas é meio decepcionante gastar muito tempo respondendo/pesquisando algo que eu realmente fiquei em dúvida para depois descobrir que vocês consideraram errado...

    ResponderExcluir
  8. Em nome do DL, esclarecemos que as questões mencionadas estão sob análise.Portanto, Marília e demais participantes do quizz, nenhuma resposta oficial foi divulgada sobre o assunto em questão. No mais, aguardem o comunicado oficial que sairá no dia 07/02/11, ok?

    Bjs

    ResponderExcluir