Alguns dos participantes têm nos perguntado acerca do significado de Obras Épicas. A primeira coisa que se deve ter em mente é o entendimento de que o sentido de épico, longe de ser fixo, pode variar de acordo com determinada época e a sua cultura. 

Segundo Houaiss, o épico “relata, em versos, uma ação heróica”. Esse é o conceito primordial de  literatura épica. Aquela que narra ou descreve fatos lendários ocorridos em um determinado espaço e tempo.  Há sempre um herói, o seu ideal, ações exemplares e grandes feitos em favor de um povo.

Dentre os poemas épicos podemos citar: Odisséia e Ilíada de Homero, Eneida de Virgílio e Beowulf.

Com o advento da modernidade, o épico se adapta aos novos tempos e surgem as epopéias mais modernas: Ulisses de James Joyce e A divina Comédia de Dante Alighieri. 

Por entender que a literatura é um sistema aberto, o DL é inclusivo. Não criamos picuinhas. Por isso, não se deixará de fora livros tidos como não canônicos. Entre os quais, a série Harry Potter e  O Senhor dos Anéis. 

Há que se fazer menção dos Livros com traços do épico: Pedro Páramo, Cem anos de solidão, A casa dos espíritos e Grande sertão veredas.

E, por fim, entram na onda também os épicos históricos “modernosos”: Phillipa Gregory, Diana gabaldon e Jean Plaidy.

PS
: Bem-vinda seria a colaboração textual de estudiosos da temática.  Uma vez que tem sido uma experiência prazerosa contar com especialistas para inaugurar o nosso rito mensal de leitura, fomos à busca de alguns deles para abrir os nossos trabalhos.  No entanto,  a única resposta ao nosso convite foi o silêncio.  Por sorte, os livros estãos vivo e falam.   E se são a razão de estarmos aqui, deixemos com eles a tarefa de abrir os trabalhos do mês. Vambora ler. (vide as dicas de leitura da IL).

PS1:  Por um equívoco incluímos a obra Romeu e Julieta em nossa lista de Obras épicas. Por mais memorável que seja, Romeu e Julieta é do gênero dramático. No entanto, considerando que a falha é nossa, o participante que selecionou o referido livro não será penalizado.

PS2: O presente texto é sujeito à correção. Se existe algo a ser manifesto, pode dizê-lo sem restrição.

PS3: Em reconhecimento à importância da parceria e colaboração no projeto Desafio Literário, abriremos uma página especial para agradecer àqueles que nos apóiam. Em breve!

Obrigada pela atenção.

Equipe DL 2011


4 Comments

  1. E vamos embora para mais um desafio literário.

    ResponderExcluir
  2. Estive muito tempo esperando esse mês, para poder ler e/ou resenhar algumas obras.

    Não sei se consigo ajudar muito, pois, mesmo sendo estudioso da literatura, não sou especialista na épica (meus ramos de estudo se concentram nas relações entre História e Literatura, Música e Literatura, no Trágico e outras categorias estéticas). Apesar disso, tentei escrever um pouco sobre o gênero em seu sentido mais tradicional (clássico) e segundo minha visão aplicada a atualidade.

    Está nesse link: http://casabibliofilia.blogspot.com/2011/03/desafio-literario-2011-marco-obras.html

    Feliz Leitura para todos.

    Ass: ELAPHAR

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vivi
    Coloquei Tristão e Isolda como terceira opção e como vc falou sobre Romeu e Julieta fiquei em dúvida se este seria adequado tb. Bjs

    ResponderExcluir