Fevereiro chegou ao fim, e com ele o segundo tema do nosso Desafio Literário 2011. Mais uma vez o número de resenhas foi espantoso (que continue assim!). Muito bacana as escolhas de todos, biografias de persnagens tão diferentes. Um mosaico de vidas que deixaram saudade, que nos marcaram por um motivo ou outro. E para o encerramento de fevereiro, convidamos a leitora e blogueira Luma Kimura, que particpou conosco desse desafio, para nos deixar um depoimento sobre como foi ler e resenhar Biografias. Além do depoimento ela compartilhou uma lista de biografias interessantes que poderemos ler no futuro. Confere:


Sempre gostei de observar as pessoas no dia a dia, sentar em algum banco de praça e capturar os transeuntes apenas com o olhar, tentando imaginar quais seriam as histórias, os medos e as alegrias que cada uma das pessoas que cruzam, ainda que por poucos segundos, o meu caminho, carregam por trás dos semblantes que ostentam enquanto caminham. Um hábito bobo, eu sei, mas a verdade é que as histórias das pessoas me fascinam sobremaneira.
Todo mundo gosta de histórias. E como bem disse a Regina Echeverria no texto de abertura do tema do mês "toda pessoa tem uma história para contar". Acho que um dos grandes pontos de fascínio dos livros de biografia e memórias vem do fato de sabermos que os fatos narrados ali foram vivenciados por pessoas de carne e osso, como eu e como você, não importa se famosas ou anônimas, são pessoas de verdade na mais espetacular narrativa do universo: a vida.
Para o DL escolhi biografias de 3 "celebridades" de diferentes áreas de meu interesse - música, cinema e literatura - cujo trabalho foram, de uma maneira ou de outra, muito inspiradores para mim. Experiência riquíssima onde tive a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito dos seres humanos por trás das imagens projetadas na mídia, suas origens, entender melhor seus trabalhos e suas opiniões.
Uma biblioteca de biografias que desperte a simpatia depende muito dos interesses pessoais de cada pessoa, felizmente as opções são abundantes e existem opções para todos os gostos. Longe de qualquer tipo de pretensão, apenas em um âmbito pessoal, encerro com uma pequena lista de biografias que me marcaram de alguma maneira:
* Mais Pesado que o Céu - Uma Biografia de Kurt Cobain (Charles R. Cross)
* A Massai Branca (Corine Hofmann)
* Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada, Prostituída... (Kai Hermann, Horst Rieck)
* Feliz Ano Velho (Marcelo Rubens Paiva)
* Infiel - A história de uma mulher que desafiou o islã (Ayaan Hirsi Ali)
* A gente não é sério aos dezessete anos (Barbara Samson)
Luma, muito obrigada por seu depoimento.

Acesse, leia e comente as resenhas escritas pela Luma para fevereiro no Desafio Literário:
E março já está aí. Boa leitura a todos!


3 Comments

  1. Lindo o depoimento da Luna, vc está de parabéns...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Texto belíssimo que captura com excelência o sentimento dos fãs do gênero. É muito bom contar com participantes como você em nosso projeto, Luma! Obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É sempre um prazer ler um texto escrito pela Luma, ideias articuladas, correção, leveza e acima de tudo uma profundidade que nos leva a reflexão seja qual for a temática escolhida. Encerramento perfeito para o mês.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir