Mais um mês que se foi. Com o final do mês de maio chegam ao fim também as resenhas sobre jornalismo literário. E a quantidade de resenhas foi mais uma vez significativa. E para o encerramento deste mês, convidamos a leitora e blogueira Ana, que participou conosco desse desafio, para nos deixar um depoimento sobre como foi ler e resenhar obras do jornalismo literário. Além do depoimento ela compartilhou uma lista de obras interessantes sobre o gênero e alguns filmes também. Confere:

É com grande satisfação que aceitei a responsabilidade de escrever o texto de encerramento do DL de maio. Vou começar com duas definições de dois especialistas da área, sobre o que é um livro-reportagem.

Define o livro-reportagem como um produto cultural contemporâneo que de um lado, amplia o trabalho da imprensa cotidiana e, de outro, penetra em campos desprezados ou superficialmente tratados pelos veículos jornalísticos periódicos.[O que é livro reportagem - Edvaldo Pereira Lima]


Se a notícia é o relato de um fato de interesse jornalístico, a reportagem é a narrativa que aborda as origens, implicações e desdobramentos do fato, bem como apresenta os personagens envolvidos nele, humanizando-os [Livro-reportagem: Origens, conceitos e aplicações - Bruno Ravanelli Pessa]

Os autores mais conhecidos deste gênero no Brasil são:
Foto: Caco Barcellos e Ruy Castro


Caco Barcellos: Escreveu os livros "Rota 66", sobre a violência da policia paulistana que matavam sem dó e nem piedade jovens de periferia. "Abusado, o dono do morro Dona Marta", sobre o tráfico nos morros do Rio."Nicarágua: a Revolução das Crianças", sobre o movimento sandinista na Nicarágua.
Ruy Castro: trabalha com reportagem investigativa e depoimentos, principalmente sobre vida de grandes personalidades do futebol, teatro, cinema e literatura, ou seja, com a parte mais light do livro-reportagem.


Eu e meus livros-reportagem, não se assustem c/ a minha cara (depois de verem a do Caco (lindo!) é um atentado), meu cabelo é bagunçado pq tenho horror a chapinha e meus óculos não estão de cabeça para baixo, é o design dele mesmo, não tenho uma pinta acima do lábio superior, é um piercing. rsrs

Os dois livros que tenho deste gênero são: Notícias do Planalto- A imprensa e Fernando Collor, de Mario Sergio Conti, mostra nas suas 719 págs todo o poder de persuasão da mídia para eleger o Collor para presidente.
Terror e esperança na Palestina, do jornalista José Arbex Jr, foi o livro que escolhi para ler no Desafio deste mês.

O livro-reportagem pode abordar vários temas: denúncia, perfil, depoimento, relato, economia, ciência, tecnologia, saúde, meio-ambiente, história, atualidades, nova conciência. Sempre com intuito de aprofundar o conhecimento em determinados assuntos em que a sociedade não tem acesso com facilidade.


Assim como os livros-reportagem têm ganhado muito espaço nas livrarias, devido à curiosidade de um público específico que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos em determinados assuntos, os filmes-reportagem ou documentários também estão fazendo muito sucesso, como por exemplo: "Big size me", Morgan Spurlock inventou de comer comida do Mac em todas as suas refeições, durante um mês para ver o que acontecia com sua saúde. Já Michael Moore fez vários documentários criticando a política norte-americana: Tiros em Columbine, SICKO (sobre o sistema de saúde dos EUA), Fahrenheit 11/09 (sobre 11 de setembro),Capitalism: A love story (sobre a crise financeira), Slacker Uprising (sobre as eleições presidenciais), entre outros. Al Gore, que foi candidato à presidência dos EUA, fez um documentário sobre o meio-ambiente intitulado "Uma verdade incoveniente". O comediante Bill Maher fez um documentário irônico sobre religião "Religulous". Um dos representantes brasileiros desta categoria é o João Jardim que fez "Lixo extraordinário" e "Amor?".

Espero que vocês tenham curtido o tema deste mês assim como eu curti, às vezes o livro-reportagem é polêmico, dolorido, deixa-nos um pouco deprê, mas abre a nossa mente para o que aconteceu e acontece, não podemos mudar o passado, mas podemos ter esclarecimentos para não cometer os mesmos erros no futuro. Agradeço a Dani pelo convite, adorei! Vocês podem me encontrar no blog, no twitter e no Facebook, não tenho Orkut e nem Tumblr!
Ana


Aproveita e confere a resenha que ela publicou para o desafio de maio:
E que comecem os trabalhos do mês de junho!


2 Comments

  1. Isso mesmo...Junho já veio, bola pra frente! Mas, já encaixei algumas referências citadas no post na minha wishlist de leitura.

    Obrigada, Ana! Gostei demais da sua participação.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu post Ana sobre a tematica. Agora q livrao, akele q vc tem na mao hem?

    ResponderExcluir