Com o final do mês de junho chegam ao fim também as resenhas sobre teatro. E a quantidade de resenhas foi mais uma vez significativa. E para o encerramento deste mês, convidamos a leitora e blogueira Mônica, do blog Ler é o melhor lazer, que participou conosco desse desafio, para nos deixar um depoimento sobre como foi ler e resenhar peças teatrais. Confere:


Peça teatral, um desafio?



O teatro, como se conhece hoje, nasceu na Grécia antiga e, de lá para cá, já percorreu o mundo e evoluiu através dos tempos de modo mais variado possível, e continua a ser um espetáculo culturalmente válido e admirado por todos. E nós que adoramos uma boa história, devemos ler bastante teatro, pois é uma leitura rápida, já que se trata de uma narrativa composta apenas por diálogos e tudo sugere ação e emoção.

Quando entrou o mês de junho e me deparei com o desafio de ler uma peça teatral, pensei muito antes de me decidir pela peça que adoro, Auto da Compadecida. Pois poderia ser muitas outras que também fazem parte de meu gosto literário, mas temi apresentá-las por não serem do gosto de muitos aqui na blogosfera. Assim, fiquei com a peça de Ariano Suassuna, pois além de ser uma das minhas preferidas, conta com a popularidade e a importância para a cultura brasileira. Entretanto, em um segundo momento, postei aqui uma das que mais eu admiro, Medeia, pois esta faz alusão às raízes do Teatro. Tempo em que o povo, da Grécia Antiga, tinha como diversão a exibição de dramas, tanto trágicos como cômicos, em plena praça pública ou em grandes espaços abertos próximos às encostas, para obterem melhor acústica. O teatro grego transformou o imaginário mitológico, as lendas troianas, os mitos que supostamente envolveram Édipo, Teseu e muitos outros em narrativas vivenciadas em espetáculos populares.

Naturalmente, que nem só de gregos e nordestinos se fazem as grandes peças teatrais, pois como se esquecer de Shakespeare, o mais influente dramaturgo do mundo. Mas além de suas belas e emocionantes peças, também temos excelentes trabalhos em língua portuguesa, não posso deixar de citar o mestre Gil Vicente (lindas peças populares), Almeida Garret com a peça maravilhosa Frei Luis de Sousa ( imperdível!). Portugal ainda conta com uma magnífica, romântica e trágica peça, com autoria não identificada, chamada Amadis de Gaula. Chegando ao Brasil pelas mãos de José de Anchieta, o teatro ficou em aplausos abafados até a modernidade, quando surgiu Celso Martinez e depois Nelson Rodrigues. Estes fizeram sucessos e são lidos nas escolas e representados por diversos grupos teatrais.

Entretanto, o teatro brasileiro conta com uma infinidade de peças que são lidas e encenadas, mas que ainda continuam com um número mínimo de leitores. A prova é que as peças Vestido de Noiva, O Pagador de Promessa, Auto da Compadecida e muitas outras que conhecemos se tornaram famosas graças as suas adaptações para o cinema e para a televisão.

Acredito que a iniciativa do Desafio Literário 2011 de propor peças teatrais incentiva a leitura e divulgação deste gênero pouco lido entre os brasileiros. Aproveito o espaço para recomendar a leitura de teatro, pois são sempre histórias muito fortes contadas somente por diálogos. Este estilo literário aumenta o fluir da imaginação, já que é o próprio leitor quem idealiza os personagens e o espaço em que atuam. Somos nós que dizemos: ação!
--------

Aproveita e dá uma olhada nos posts dela para o desafio de Junho:


3 Comments

  1. Meninas, a iniciativa, o trabalho e a dedicação que vocês têm dado ao DL, é impressionante! Mas deve ser bem recompensador ao ver tanta gente participando com resenhas diversificadas e inteligentes, cada uma mais caprichada!
    É a primeiro ano que participo, mas a cada mês me sinto incentivada a ler temas que muitas vezes não iria resenhar para o blog. Com isso as postagens, em toda a blogosfera literária, ficam mais ricas e diversas, induzindo aos leitores a uma gama de assuntos, temas e opiniões que normalmente não leriam.
    Parabéns pelo trabalho e obrigada pela oportunidade de participar do DL e do post de encerramento do mês de junho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mônica. È motivo de grande alegria tê-la participando de nosso encerramento. Sua dedicação ao desafio é digna de nota. Além disso, é sempre bom contar com o entusiamo contagiante dos participantes em prol da divulgação da leitura. Obrigada a você por estar entre nós e cooperando com o projeto.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Nossa... Parabéns, Mônica, pelo belíssimo texto! Parabéns tb ao blog Desafio Literário por proporcionar experiências e posts maravilhosos! Um super beijo

    ResponderExcluir