Janeiro  2012

Literatura Gastronômica - mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida.  ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.

Fevereiro  2012

Nome Próprio (de pessoas) – existem personagens cujo imenso carisma  ganha logo destaque na capa de um livro.  E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título contenha nome próprio - e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.  ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas! Sem complementos tais com verbo, advérbio, adjetivo e outros. Pronomes de tratamento estão valendo.

Março 2012

Serial Killer - O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.

Abril 2012

Escritor(a) oriental
- que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc...

Maio 2012

Fatos Históricos – Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.

Junho 2012

Viagem no Tempo – romances que abordem a ida de viajantes do  tempo para o passado  ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.

Julho 2012

Prêmio Jabuti –  Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias  Livro do Ano  e  Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura. Para abrir mais o leque de opções:  Além das obras ganhadoras, é permitida a leitura das obras indicadas ao prêmio. Clique no link abaixo e pesquise:  http://www.premiojabuti.com.br/edicoes-anteriores

Agosto 2012

Terror - O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo.  Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem...) como as narrativas com personagens humanos.

Setembro 2012

Mitologia universal – Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc...).  É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.

Outubro 2012

Graphic Novel – Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.

Novembro 2012

Escritor(a) africano
- que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.

Dezembro 2012

Poesia -  A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos,  cânticos, elegias..., em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)


53 Comments

  1. AMEI os temas!!! Juro que eu tinha considerado não participar no ano que vem, para dar uma chance a outros projetos literários que participo já que o DL é sempre o prioritário, mas não vou resistir... rsrsr

    3 opções por mês, como em 2011?

    ResponderExcluir
  2. Aiai, os temas estão mais difíceis, alguns (como Graphic Novel ou Terror) eu não costumo ler. Mas, apesar de eu não ter gostado tanto de todas as leituras do DL, a maioria foi proveitosa, então continuarei firme :)

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas, como estão vocês? Vai rolar aquelas opções de livros como aconteceu no DL 2011? Pergunto, porque fiquei na dúvida quanto aos temas do mês de janeiro e mês de outubro. Mas quero muito participar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, apesar de ter abandonado o desafio esse ano por motivos que não vem ao caso agora, tenho que dizer que ADOREI a lista para o ano que vem, e já estou pensando em alguns títulos. Mas me surgiu uma dúvida com relação ao mês de fevereiro. Eu sei que está dizendo bem claro que é só o nome da pessoa no título, mas queria saber se valem títulos do tipo "Pollyanna moça" (lembrando que é a continuação de "Pollyanna" e "Carrie, a estranha" (lembrando que esse a estranha foi acrescentado na tradução. O título original é só Carrie). Esses foram alguns exemplos que lembrei, mas como esses existem outros. E aí, vale ou não vale?? Aguardo uma resposta. XOXO

    ResponderExcluir
  5. Engraçado que tb pensei em não participar porque tenho uma pilha de coisas e esse final de ano tá capengando (só tô cumprindo quase no final da prorrogação). Vou tentar me redimir agora e em dezembro.

    Mas confesso que alguns temas REALMENTE estão me chamando... Vem vem vem vem... hahaha

    ResponderExcluir
  6. sou outra que ficou entusiasmada de novo por causa dos temas do d2012!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei os temas. Faz séculos que quero participar, mas sempre tive medo de não conseguir vencer os temas no tempo proposto (porque quando pego um livro que não me anima, fico enrolando por meses, lendo outros no meio do caminho e por aí vai). Só que desta vez gostei mesmo de praticamente todos os meses (embora vá capengar na poesia). Quase certo que irei em arriscar.
    Mas tenho uma dúvida: escritor oriental...vocês consideram oriente apenas a China, Japão, Coréia, ou também os outros países do oriente, como Rússia, Índia etc?
    É uma informação importante para saber que tipos de autores definir.

    ResponderExcluir
  8. já estou ansiosa! vou começar a fazer a minha lista para ano que vem hoje mesmo, ainda que não vá segui-la!

    ResponderExcluir
  9. Luma, que bom que estará conosco mais uma vez!

    Cíntia, o Desafio é pensado justamente para provocar esses enfrentamentos. Eu também tenho dificuldade com o gênero terror, mas espero vencer essa etapa com dignidade...rs. .Fico feliz em saber que continuará conosco. =D

    ResponderExcluir
  10. Vai ter sim, Vera. =D Até o final de semana sai um post fresquinho contendo sugestões para leitura. Estou feliz em saber que continuará no DL também!

    Oi, Rafaela. Sempre é tempo de voltar e você é mais que bem-vinda. Então, vale o Nome próprio e apenas ele. Portanto, esses dois exemplos ficam de fora, dessa vez. No caso de Carrie passa, se for lido no original. Sempre é bom lembrar que a brincadeira também está na pesquisa. Espero que isso a anime mais a estar conosco.

    ResponderExcluir
  11. Vem, vem, vem, Aline! ;)

    Naomi, seu entusiasmo é contagiante. É bom tê-la sempre em nosso meio.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mica! Um mês que seja de participação já é lucro. Os contratempos existem, mas mesmo que eles ocasionem a ausência ou saída do DL, não há perdas. Boa pergunta!Até fiz uma correção no texto para que não pensem que vale apenas o Japão ou todo o continente asiático. Vale o apenas o Extremo Oriente e Sul da Ásia:China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.

    ResponderExcluir
  13. Aí, meu Deus... Serial Killer?! rs
    Poxa, fiquei chateada por já ter lido "o xangô de baker street", de Jô, estaria no tema, mas não é pesado! rsrs
    Acho que vale como dica para o pessoal esse, né, Vivi?!

    ResponderExcluir
  14. Vale sim, Li. E tem o novo dele que, inclusive, está na lista dos mais vendidos. ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas, os temas foram escolhidos a dedo hein!?... ui que medo ! Mas adorei...
    Queria saber se vcs vão dá dicas de leituras esse ano??? To meio perdidinha em alguns, exemplos autores africanos e fatos historicos. Ajudem aí meninas. Beijos mil

    ResponderExcluir
  16. Oi, Isis! Até o final de semana sai um post com as sugestões de leitura....bjs

    ResponderExcluir
  17. Minha primeira participação, e to aqui me perguntando o que ler de literaruta africana/ oriental? dificil, mas vamos embora desafio aceito...

    ResponderExcluir
  18. Vou (tentar) participar pela primeira vez de um desafio literário, preciso me regrar quanto às minhas leituras. O processo de pesquisa vai ser extenso, visto que há temas que não leio com frequência.
    Para graphic novel, recomendo fortemente Daytripper, dos gêmeos brasileiros Fabio Moon e Gabriel Bá. Uma história lindíssima. Se precisarem de mais dicas sobre graphic novels estou por aqui. Ao menos Outubro tiro de letra :)
    Não vejo a hora de começar!

    ResponderExcluir
  19. Ótimos temas, amei! E que post bonito, mudaram a fonte, o layout... Ficou mais gostoso de ler! :)

    ResponderExcluir
  20. Minha primeira participação!\º/ \º/ \º/ \º/

    Nossa esses temas para mim vão ser muitos difíceis de encontrar!!!!!!!!!aiaiaiaia
    Vou me divertir muitoooo.........

    \º/\º/\º/\º/\º/\º/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ideias e Entrelinhas, vai rolar um post com sugestões de leituras em breve.

    Eduardo, seja bem-vindo! Muito obrigada pelas dicas. Ora, vamos aproveitar o seu conhecimento e fazer um post de sugestão para Graphic Novel, topa?

    Obrigada, Tati!

    Ana Paula, seja bem-vinda! Será uma pesquisa árdua, mas divertida. Assim esperamos. =D

    ResponderExcluir
  22. Uauuu este ano foi tão conturbado que pensei em não participar em 2012, ainda tenho resenhas atrasadas, mas não adianta não resisto é claro que já estou montando minha lista :D
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  23. O Vivi,
    Mrs. Dalloway tá valendo pra fevereiro?

    ResponderExcluir
  24. Também vai ser minha primeira vez, tô mega empolgado... li muitos blogs de pessoas que estavam participando do desafio esse ano, e acho que vai ser uma oportunidade de me obrigar a ler mais e organizar as leituras...

    Para o tema de abril, sugiro o livro Kafka à Beira-Mar, de Haruki Murakami. É um livro sobre o qual li muitas críticas boas, de um autor que anda bem cotado (até para receber um Nobel), e que já estava na minha lista de futuras leituras, então caiu como uma luva!

    Tô ansioso pelo post com sugestões de livros para cada tema, porque ainda tô em dúvida do que planejar em vários deles...

    ResponderExcluir
  25. Fico tão, TÃO feliz em ver esse post, Vivi. Depois do que tu me falou, eu realmente achei que não ia rolar. E é claro que vou participar. Esse ano me compliquei mas ano que vem a gente tenta tudo de novo. :)

    Smacks!

    ResponderExcluir
  26. Adorei os temas quero participar!! Vou preparar logo minha lista.
    Vão publicar alguma sugestão???

    ResponderExcluir
  27. Minha primeira participação no desafio, não sei se vou conseguir dar conta hahahaha
    Mas como teste, vou adorar!
    Adorei o mês de agosto, tenho vários livros do gênero... Nos outros eu tenho que pesquisar :\
    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá Vivi, estou fazendo algumas pesquisas mais vou ficar no aguardo do post de sugestão, uma boa leitura à todos...

    ResponderExcluir
  29. Olá, fiquei sabendo do Desafio através da lista de discussão do Clube do Livro Saraiva Salvador e estou entusiasmada em participar. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Primeiro, quero saber se pode incluir na lista livros da Coleção Vagalume (tenho vários na estante que não li até hoje e se encaixam em alguns temas...). Outra dúvida é se vocês irão (e quando irão)publicar uma lista de sugestões, pois estou com dificuldades em alguns dos temas, como africano e graphic novel. Grata pela atenção, Gláucia.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Mi! Mesmo com os contratempos, a dinâmica do DL é flexível. Nos permite retomar a caminhada literária a qualquer momento. Bom vê-la de volta!

    Patrícia, a resposta é sim.

    João, obrigada pela dica. Torço para que goste e permaneca no DL.

    Também fico feliz pela sua volta, Tata. Acontece que não desisti porque conto com uma equipe que muito me entusiasma e me incentiva.

    Lilita, seja bem-vinda. O nosso mais recente post fornece algumas sugestões.

    Mione, torço para que seja tenha uma aprovação de 100% nesse teste. ;)

    Oi, Ideias, espero que as dicas lhe sejam de grande utilidade.

    Oi, Glaucia. Pode incluir os livros da Coleção Vagalume, desde que se encaixem nos temas. Por sinal, essa coleção é mesmo muito boa. Diversão garantida. A lista de sugestões está publicada em nosso post mais recente. Espero que lhe ajude. Bjs

    ResponderExcluir
  31. Hum, se vale Mrs. Dalloway, vale Madame Bovary?
    (desculpa se for uma pergunta idiota, mas é que eu me confundo com essa coisa de nomes)

    ResponderExcluir
  32. Oi Vivi, vale o livro As Mulheres mais Perversas da Hitória como Serial Killer?

    ResponderExcluir
  33. Apesar de não ter conseguido participar po inteiro este ano, gostei muito da nova lista e quero tentar novamente, pois realmente não há perda mesmo quando deixamos algum mês em débito.
    Parabéns pela escolha dos temas! Ah, e claro que adorei que tenham incluído a Graphic Novel!!! Iupiii

    ResponderExcluir
  34. Vivi, só agora vi que respondeu. Eu até poderia fazer um post sobre sugestões quanto à Graphic Novels, mas, as que vc sugeriu são fantásticas. Se quiser, no entanto, posso fazer, se achar conveniente, claro :)
    PS.: há como ficar atualiado sobre o post? Algo como receber uma notificação quando alguém responde?

    ResponderExcluir
  35. Ligia, para não cairmos na limitação que advém do excesso de purismo, a resposta é sim.

    Vera, é biografia, né? Ser for mesmo isso, não vale, não. ;)

    Devircigano, a sua volta ao projeto é mais que bem-vinda!

    Eduardo, apreciamos muito a contribuição dos participantes. Conhecimento tem mesmo é que ser compartilhado e tenho certeza de que o seu post ajudará muita gente. Valeu mesmo! E pode mandar brasa...

    Então, Eduardo do lado do botão "postar comentário" tem um link clicável "inscrever-se por email". Por meio desse recurso, pode-se receber os comentários por email.

    ResponderExcluir
  36. Obrigado Vivi, achei que aquele link seria para fazer login e postar comentário. Dã..como é a onomatopéia para bater com a mão na testa? lol

    Outra dúvida agora, como crio um novo post? Vou aproveitar pois é o único assunto que conheço um pouco mais. Dos demais assuntos, estou somente lendo as recomendações do pessoal. E como tem coisa que não conheço. Penso que cada vez mais Socrates tinha razão.

    ResponderExcluir
  37. rrsrs..Eduardo, você pode enviar o seu texto com as sugestões de Graphic Novel para o email desafioliterario[arroba]gmail.com. Aí, publicaremos dando-lhe o crédito pelo texto, conforme manda o figurino. Mais uma vez, obrigada, viu?

    ResponderExcluir
  38. Oi gente... 2012 vai ser o meu primeiro desafio \o/

    Agora... fazer essa lista tá dificil, tive que recorrer ao meu 1001 livros pra ler antes de morrer =P

    Vamos ver o que sai ^^

    ResponderExcluir
  39. Juliana, manda ver. Òtima fonte de pesquisa a sua. ;)

    ResponderExcluir
  40. Morrendo de vontade de participar! Em 2011 eu fui um fracasso, tenho que confessar que achei os temas daquela lista não muito interessantes mas esta de 2012 parece ser bem melhor (só pelo 'Fato Histórico' e Serial Killer' já vale!). Tá certo que não conheço nada de literatura africana e bem, temas orientais não fazem mto o meu estilo (mas só o autor tem que ser oriental, né? não o tema especificamente?) Ah, e Australia/Nova Zelândia valem como oriental?

    Viu só? Tô tentada!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  41. Oi, Sweet! Que bom tê-la de volta conosco. Vc é mais que escolada. Vai tirar de letra. E quanto a sua pergunta, vale o autor orienta e não o tema. Vale apenas o Extremo Oriente e Sul da Ásia:China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Bjs!

    ResponderExcluir
  42. Oi, Sweet! Quero dizer que será muito bom tê-la de volta conosco. Vc é mais que escolada. Vai tirar de letra. Então, vamos nessa, garotinha! E quanto a sua pergunta, vale o autor orienta e não o tema. Vale apenas o Extremo Oriente e Sul da Ásia:China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão, Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka. Bjs!

    ResponderExcluir
  43. Oi, quanto ao prêmio Jabuti, além de romance e livro do ano, não seria legal tb incluir a categoria juvenil? Tem muitos livros bons nessa categoria tb. =]

    ResponderExcluir
  44. Oi, Ana. Fica para os próximos desafios que virão. Muito obrigada mesmo pelo interesse! =D

    ResponderExcluir
  45. Muito legal os temas, me empolguei procurando livros que se encaixassem nos temas =D.

    ResponderExcluir
  46. Olá... os livros: Querido John e Steve Jobs: a biografia estão valendo para fevereiro?? ou o título tem que ter apenas o nome próprio?

    ResponderExcluir
  47. Fran, vale o nome, sobrenome acompanhamento de pronomes de tratamento somente: Senhor, senhora, miss, mr. esse tipo de coisa. Passando disso, não vale. Portanto, os livros citados não valem. Beijocas!

    ResponderExcluir
  48. Não deu para me inscrever esse ano, mas ano que vem estarei aí!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  49. Descobri o projeto há pouco e estou ansiosa pelo próximo ano pra poder participar.

    Boa sorte aos inscritos!

    ResponderExcluir
  50. Estou dentro, mas não tenho ideia de autor africano kkk D:

    ResponderExcluir
  51. Oi, Vivi!estou com muita duvida no livro desse mês. Estou com o livro "O Último Voo do Flamingo - Mia Couto", é um romance;ficção sobre os tempos em que estiveram em Moçambique soldados da ONU integrados na missão de manutenção de paz.
    Pode ser esse?

    ResponderExcluir
  52. Pode ser esse sim, Ana Paula. ;)

    ResponderExcluir