Muitos de nós nunca leram graphic novels. Boa parte curtiu as aventuras da Turma da Mônica e da Disney, mas a experiência de leitura foi deixada pra trás; precisamente nos domínios saudosos da infância. Mas, as coisas mudam. E hoje tem quadrinhos de todos tipos, ao gosto do freguês. Só basta bom ânimo para se aventurar em suas histórias. A boa sorte do DL sempre nos traz à porta participantes solícitos em compartilhar suas experiências de leitura. Dessa vez, contamos com a contribuição de um leitor pra lá de escolado em Graphic Novels. Eduardo Carvalho, é com você! Obrigada pelas dicas valiosíssimas. E, pessoal, aproveitem a leitura!
Graphic Novels

Por Eduardo Carvalho

De forma simples, são histórias em quadrinhos mais complexas, mais elaboradas, tanto em seus desenhos quanto em seu roteiro. Termo cunhado há muito tempo, e popularizado por Will Eisner, considerado o mestre da Nona Arte, em seu fenomenal Um Contrato Com Deus. Foi uma maneira de diferenciá-lo em seu lançamento dos outros “gibis” da época, e desenvolveu um novo mercado editorial desde então.

Hoje, o termo é usado para determinar uma publicação lançada diretamente em formato álbum, ou coletânea de histórias, previamente publicada em fomato para banca, como é o caso de algumas Graphic Novels de heróis.


Costumo dizer que é um livro com ilustrações, pois há histórias tão ou mais complexas do que os  livros que estamos acostumados a ler com tanto entusiasmo.

Apesar do ritmo ser um pouco mais acelerado do que um livro convencional, não deixar de transmitir suas histórias tão densas e marcantes.

Fiz uma lista de obras importantes, e que são consideradas referências pela mídia especializada. Porém, não visa esgotar o assunto, nem limitar somente a estes exemplos. Por haver obras antigas, tentei me limitar às que ainda estão em venda, ou fáceis de serem encontradas em sebos. Para os que moram em São Paulo, podem visitar a Gibiteca Henfil e levar até 3 obras por semana, de graça, para ler em casa. Preservei as recomendações feitas pela Vivi, pois são grandes obras do gênero. Aliás, gostaria de agradecê-la por ceder-me espaço para este post. Espero que apreciem a viagem. Aproveitem para comentar, sugerir ou criticar.

100 Balas,
Brian Azzarello. Trama policial. Diversos volumes, não interligados entre si.


Um homem misterioso aparece para pessoas em busca de vingança, com uma maleta contendo uma arma e 100 balas que não podem ser rastreadas pela polícia.

http://www.skoob.com.br/livro/80040-100-balas-vol-1


300 de Esparta, Frank Miller. Épico. Cinco volumes ou encadernado.
Conta a história de 300 Espartanos contra um exército de milhares de Persas. Já retratado nos cinemas.
http://www.skoob.com.br/livro/4130-os-300-de-esparta


A Liga Extraordinária, Alan Moore. Literatura Universal. Diversos volumes.
Esqueça a adaptação para os cinemas. A história é construída com personagens extraídos de livros famosos e outros nem tanto. Alan Moore insere elementos de diversas artes, e forma uma trama interessantíssima. O desafio é descobrir quais são essas referências.
http://www.skoob.com.br/livro/3446-a-liga-extraordinaria-vol-i


Área de Segurança - Corazde, Joe Sacco. Guerra. Um volume
O jornalista e quadrinista que inventou os quadrinhos jornalísticos, retrata diversos conflitos políticos e guerras. Neste livro ele conta sobre a Guerra na Bósnia Oriental. Fielmente cruel.
http://www.skoob.com.br/livro/12604

Batman, o Cavaleiro das Trevas, Frank Miller. Super-Herói. Dois volumes ou encadernado
Continua a história sombria do “herói” mascarado, iniciada em Batman Ano Um ( Batman Begins, nos cinemas). Trama conhecida por parte dos leitores, que já assistiram ao filme.
http://www.skoob.com.br/livro/7047-batman-o-cavaleiro-das-trevas


Bone, Jeff Smith. Fantasia. Diversos volumes.
Três primos são expulsos da cidade e passam a vagar por um vale cheio de criaturas errantes. Personagens fortes e histórias cheias de aventura e suspense.
http://www.skoob.com.br/livro/36756-fora-de-boneville


Do Inferno, Alan Moore. História. Quatro volumes
Narra a história real (?!) de Jack, o Estripador na antiga Inglaterra. Alan Moore faz o que de melhor sabe fazer, pesquisar profundamente e elaborar uma trama rica e envolvente.
http://www.skoob.com.br/livro/6950-do-inferno


Gen, Pés Descalços - Uma História de Hiroshima, Keiji Nakazawa. Biogragia. Quatro volumes
Conta o drama real do autor e de sua família durante a segunda guerra mundial, e da época do lançamento da bomba atomica sobre Hiroshima, sua cidade natal.
http://www.skoob.com.br/livro/3353-gen-pes-descalcos


Jimmy Corrigan - O Menino Mais Esperto do Mundo, Chris Ware. Drama. Um volume.
Conta a história de um homem solitário, que vive com sua mãe e recebe a carta do pai, que nunca conheceu. História cheia de drama e lirismo.
http://www.skoob.com.br/livro/84160-jimmy-corrigan


Maus - A História de Um Sobrevivente, Art Spiegelman. Drama. Um volume.
Narra a história dos judeus no holocausto, história essa contada pelo pai, ao autor, que viveu nos campos de concentração. Os judeus são retratados como ratos, Maus em alemão. Única HQ a ganhar um Pullitzer.
http://www.skoob.com.br/livro/2259-maus


O Edifício, Will Eisner. Drama. Um volume.
Conta a história de um edifício novaiorquino, através da vida de quatro pessoas que passaram por ele durante suas vidas. Trabalho de gênio.
http://www.skoob.com.br/livro/19807-o-edificio


Persépolis, Marjane Satrapi. Biografia. Quatro volumes ou encadernado
Autobiografia da Iraniana Marjane Satrapi. Conta sobre o complexo processo político e religioso no Irã, sobre radicais e xiita, desfazendo lugares comuns.
http://www.skoob.com.br/livro/182-persepolis


Retalhos, Craig Thompson. Biografia. Um volume
Autobiografia do americano Craig Thompson. Narra os conflitos com sua família, seu temor a Deus e seus romances.
http://www.skoob.com.br/livro/29153-retalhos


Um Contrato com Deus, Will Eisner. Drama. Um volume
Marco do início da produção de Graphic Novels, narra a história de um homem que, após perder sua filha, tenta acertar as contas com o Deus.
http://www.skoob.com.br/livro/6414


V de Vingança, Alan Moore. Trama. 6 volumes, 12 volumes ou encadernado.
Trama político onde um anarquista tenta derrubar o governo inglês, através de ataques a monumentos e mortes de políticos.
http://www.skoob.com.br/livro/2694-v-de-vinganca


Y, o Último Homem, Brian K. Vaughan. Pós apocalíptico. Seis volumes
Uma peste varre todos os homens da terra, exceto um e seu macaco. As mulheres que sobreviveram tornam a convivência na terra um caos e querem matar o último macho.
http://www.skoob.com.br/livro/59891-y-o-ultimo-homem
Eduardo Carvalho, lê quadrinhos desde sempre. Começou, como muita gente, com a Turma da Mônica, Disney e Menino Maluquinho. Em 1997 conheceu as Graphic Novels através de Sin City e A Liga Extraordinária. Ainda lembra dos anos em que frequentou a Gibiteca Henfil todos os domingos para conhecer novos títulos.


12 Comments

  1. Que ótimo artigo, parabéns, Eduardo! Só achei que faltou incluir o Neil Gaiman ai nas sugestões hehehehehe
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi, que bom que gostou. Não incluí Neil Gaiman pelo simples motivo dos preços do Sandman, e a edição 1 definitiva já esgotada. Clássicos tem dessas, certo? Algum outro título dele que vc recomendaria? Stardust não achei no Brasil pra poder incluir, Coraline não sei se incluiria. Poderia ter Coisas Frágeis em algum outro mês, não?

    ResponderExcluir
  3. Sei que nao pode ter releituras, mas ler um livro ja lido em outra versao pode? Tem Orgulho e Preconceito da Jane Austen em Graphic Novel, se pudesse, eu escolheria esse.

    ResponderExcluir
  4. Se foi em outra versão, pode sim, Lia. Leia esse! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bom, Vivi..vou adorar! Bjs

    ResponderExcluir
  6. adorei o post e as dicas, minha escolha está aí [v de vingança]. parabéns pelo conhecimento e coesão, eduardo!

    quanto a neil gaiman, 'coraline' e 'coisas frágeis' têm versão em quadrinhos? eu só tenho em texto corrido. que tal 'criaturas da noite' e '1602', além da já citada 'stardust'?

    ResponderExcluir
  7. Naomi, que bom que gostou. Eu gostaria de escolher V de Vingança também, mas serei honesto, como a Vivi pediu :) Vou reler, mas não publicarei a resenha.
    Coraline em quadrinhos, até onde sei, existe apenas lá fora, dá pra encontrar na Amazon. Coisas Frágeis eu sugeri para outros meses, pois acho que não tem versão em quadrinhos.
    Criaturas da Noite, eu não li. 1602 eu perdi a chance de comprar na época do lançamento, agora nem sei onde encontrar. Você recomenda as duas?
    As meninas adoram Neil Gaiman, pelo jeito hehe. Aliás, como são caras e se esgotam rapidamente as edições especiais de histórias escritas por ele, não? Vide Sandman e a citada 1602.

    ResponderExcluir
  8. Ai meu Deus, tem orgulho e preconceito em graphic novel?! Vou procurar!!

    E parabéns mesmo, Eduardo, eu estava voando em escolher livros deste tema...
    Poxa, adoraria ler a liga extraordinária, mas não acabou ainda, né, pelo que li aqui no google... aí é chato! rs
    Pensei em escolher a série dos Bórgia de Alejandro Jodorowsky... E tem vampiros do rio douro de André Vianco tbm, né?
    Bom, até lá eu vejo... rs

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post! Alguns outros títulos que me vieram a mente: Cowboys e Aliens, Jacob-o pirata, Walking Dead, Milo Manara (mas esse é Rated R, não sei se pode, rs!)

    Vivi, vale clássicos em versão graphic? Tipo da antiga Coleção Classics Illustred da Abril Jovem (coleção bem veínha!)? http://imageshack.us/photo/my-images/29/ilhatesourohq.jpg/

    Bjos!:)

    ResponderExcluir
  10. Oi Eduardo!
    Ah Gaiman é super caro mesmo, eu paguei pelo primeiro volume da edição definitiva mais de 150 dinheiros o.0 mas ó valeu cada centavo hehehehe...
    Já tem a Graphic Novel de Coraline em português sim. Eu indico o Criaturas da Noite, que tem ainda para vender e o preço não é tão abusivo, tem também o lançamento Sandman Apresenta - Caçadores de Sonhos - Vol. 2, que custa em média R$ 20,00.
    Parabéns de novo, teu texto ficou excelente!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  11. Li, só mostrei algumas alternativas para o tema, e você já achou tantos outros, tá vendo? Tem muita coisa boa em quadrinhos. É literatura desenhada :)
    A Liga Extraordinária na verdade, tem diversas fases, e pode lê-las em separado, não tem problemas, mas realmente, a saga completa ainda não acabou.
    Olha que interessante, ontem houve um evento em SP chamado Virada Nerd, um monte de quadrinhos com ótimos descontos, e peguei Incal, escrita também por Alejandro Jodorowsky. Este autor conheci há pouco tempo, e pelo que vi escreveu muita coisa boa nos anos 80, como o já citado Bórgia.
    Ah, e André Vianco é muito bom também, uma das pessoas responsáveis pelo crescimento de quadrinhos autorais no nosso país.

    Sweet, Cowboys e Aliens eu não li, nem assisti o filme, mas dizem que os quadrinhos estão bem melhores. Jacob o Pirata eu não conheço, é de quem?
    Walking Dead é bom né? Pra quem curte a série é um algo a mais.
    Se a Vivi disse que Milo Manara pode...só quero ver o que vai dar essa resenha :)

    M, Gaiman tem um público muito seleto, talvez por isso seus albuns sejam tão caros, mas, como você disse, vale cada dinheiro pago. Tinha bastante coisa dele ontem na feira, mas acabei nem pegando nada, a lista era enorme, acredite.

    Fico muito feliz com o retorno positivo de vocês. Até Outubro tem muita coisa pra discutir ainda.

    ResponderExcluir