O Desafio Literário de 2011 saiu melhor do que esperado. Com intuito de melhorar a qualidade da leitura,  empreendemos uma mudança significativa nos temas do ano. Temas pouco familiares, densos, alguns quase herméticos exigindo uma leitura atenta e mais vagarosa. Tão contrário à instantaneidade  do universo midiático contemporâneo em que vivemos! Mesmo assim, apesar das dificuldades  e resistências, para os que toparam o desafio, foi fichinha. E olha que não foi um desafio fraco, não. Passamos por clássicos, épicos e, quem diria, jornalismo literário. E quer saber do que mais? Modéstia à parte, mas sem motivos para esnobismos, graduamos na leitura de gêneros diversos. Daniel Piza que, infelizmente nos deixou recentemente e tão cedo, evidenciou tão bem a essência de uma boa leitura que vale tomar nota:

O bom leitor não dá preferência a um gênero. Ficção é importante e inclui contos, poemas, peças. Mas, sobretudo num mundo tão inundado de ficção em todas as suas formas (incluindo filmes publicitários), não convém ler muita ficção. Ensaios sobre os mais diversos assuntos, como  arte e ciência, e livros de história e pensamento, indo de artigos a biografias, podem ser decisivos. O bom leitor gosta também de cartas, diários, aforismos, memórias - ciente de que boas idéias podem aparecer em qualquer formato e algumas linhas. Já o interesse por diversos assuntos não o impede de se deixar levar por uma fase em que lê "tudo" de um autor ou tema. (O Estado de São Paulo - 11 de abril de 2004)

Reconhecem o caminho? Basicamente o percurso que nós fizemos. O da variedade, para todos os gostos e...desgostos. É tão a cara do Desafio Literário. Pois o esforço se resume em evitar a zona de conforto que, muitas das vezes, tolda a mente e cauteriza a consciência. E ainda aludindo ao Piza, se resume em criar meios para "resistir a palermização vigente". Sim, ainda há vários degraus a alcançar, pois o caminho assim como a exploração dele é inesgotável. E é nesse espírito, espero, que sigamos rumo ao DL 2012. Vambora ler!


Quero ainda usar esse espaço para agradecer. A todos os que participaram da gincana. Especialmente para as queridas que vestiram a camisa do DL, e dispenderam voluntariamente de parte do seu tempo para tornar a brincadeira mais divertida, são elas:

Cristina Tronco, com  seus préstimos e mimos coroados de muito talento. 

Daniela Haendchen, pela solicitude e desprendimento e o talento empregado em prol de nosso desafio.

Daniela Soares, sempre presente quando preciso. Ao lado da Dani Haendchen, tornou-se figura fundamental no Desafio Literário.

Lia Freitas que, mesmo tendo de deixar a equipe DL por razões particulares bem fundamentadas, demonstrou empenho na elaboração de nosso Quiz Literário.

Agradecimentos efusivos também à Editora Univali por ter estado presente ao longo de todo o desafio. Aos leitores que não só abrilhantaram a nossa sessão de encerramento, mas deram dicas de leituras pra lá de bacanas:  Mi Mülller, Luma Kimura, Ana Oliveira, Mônica Carneiro, Karol Albuquerque, Dani Neves e Shirlei Melo. E aos escritores e entusiastas dos nichos literários que escolhemos ler por aqui: Fátima Silva, Regina Echeverria, Cris Lasaitis, Kézia Lôbo, Raphael Jonatham de O Soares, Pedro Marques e Bruna Longobucco.  

È isso. Mas não só. O DL continua...


3 Comments

  1. Adorei participar do DL esse ano! Foi uma experiência incrível e pretendo com certeza repetir!

    Esse ano vai ser mais difícil. Vou terminar minha faculdade e vou abandonar a leitura um pouquinho (me desejem sorte! hahaha).

    Mas ja vou me preparando que em 2013 quero bater recordes aqui.. rs

    Ótimo trabalho, meninas! MESMO!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. E o desafio literário 2012 começa quando?????

    ResponderExcluir
  3. Amei participar do DL! Infelizmente, ficarei de fora da edição 2012 (quero dar prioridade aos livros que já estão na estante), mas pretendo voltar em 2013! Um Feliz Ano Novo pra equipe! :)

    ResponderExcluir