Resenha por Liliam Silva.

Livro “Dexter: a mão esquerda de Deus”, autor: Jeff Lindsay, editora Planeta, tradução: Beatriz Horta, 8⁰ edição.

O livro conta a história de Dexter um serial killer frio e calculista um tanto diferente.O texto é narrado em primeira pessoa, onde Dexter relata a sua história de vida de acordo com os acontecimentos atuais. O livro é dividido em 27 cápitulos, onde alguns cápitulos fazem uma retrospectiva ao passado para que o leitor compreenda o surgimento do gosto  e “encantamento” pela morte.

A estória se passa em Miami, onde Dexter nasceu e foi criado, ele trabalha em um laboratório de perícia criminal e é especilaista em sangue, ou melhor, perito em esguicho de sangue. Sua irmã também policial Deborah, faz parte da trama e com a ajuda e dicas de Dexter montam estrátegias para que a mesma seja promovida.

Os outros personagens envolvidos no enredo são a chefe de Dexter a detetive LaGuerta e a equipe de policiais, dentre eles Doakes que desconfia que Dexter esconde quem realmente é.

Por ser um serial killer Dexter se identifica com outros matadores em série e consegue contribuir muito com as investigações, muitas vezes até prevendo as ações dos assassinos. Com isso, a cautela e o anonimato são partes essênciais de sua personalidade, pois qualquer indicio maior de conhecimento ou exposição de suas “habilidades” , podem trazer consequências drásticas para a sua identidade secreta.

Gostei bastante da leitura principalmente pela narrativa em primeira pessoa, o aproveitamento só não foi melhor, pois, a série de TV foi bem fiel ao livro então eu já sabia o que encontraria nos cápitulos posteriores.

O livro é recomendado para quem gosta de livros policiais, investigativos e de serial killer, a leitura flui muito bem, além dos fatos mórbidos sobre a morte e os assassinatos, o texto também apresenta um fundo de divertimento e comédia se compararmos a capacidade de assimilação e conclusões de Dexter aos outros policiais do destrito.

Jeff  Lindsay autor de “Dexter: a mão esquerda de Deus” também é autor de outros livros da série Dexter e atualmente vive na Flórida com sua esposa e três filhas.


Leave a Reply