Um dos aspectos que mais chamou a atenção dos 8 leitores que se dedicaram a Por Favor, Cuide da Mamãe foi a (bela) capa da edição nacional da obra. Aliás, essa característica, somada ao fato do livro da autora coreana Kyung-Sook Shin ser um lançamento de 2012, talvez explique o motivo do livro ter sido o campeão de leituras do Desafio Literário no mês de abril.

Por Favor, Cuide da Mamãe, conta a história de Park So-Nyo, uma senhora moradora de uma aldeia no interior da Coreia do Sul, que desapareceu na estação de trem de Seul após se perder do marido. Enquanto procuram esta mulher  pela cidade, seus familiares mostram todo arrependimento que sentem por nunca terem apoiado ou dito palavras que demonstrassem todo amor e respeito que possuíam por ela. Na verdade, eles se dão conta que no fundo não conheciam de verdade a mulher que os criou e amou. (Prateleira de Cima)

Segue-se então uma história que mistura saudade, lembranças e culpa sobre a mulher que abriu mão de parte de sua individualidade (até mesmo seu aniversário era comemorado junto ao do marido para maior comodidade de todos), sua aparência (estava sempre com a roupa de trabalho e um lenço amarrado na cabeça para conter o suor) e sua saúde (relutava em ir ao médico para não incomodar aos demais e sua posição sempre subordinada fez com que todos menosprezassem o potencial destrutivo de sua doença) para o bem-estar de toda a família. (Leitura Escrita)

O livro dividiu as opiniões dos leitores participantes. Houve quem achasse o livro muito bom, outros não gostaram tanto (principalmente do final), e até quem não conseguisse definir uma opinião sobre a obra:

A leitura foi muito boa, mas ao mesmo tempo angustiante, por imaginar o que aquela família estaria passando, o desespero da procura incansável. Não tem como não se emocionar lendo esse livro; é de uma poesia e tristeza tremenda... mas, apesar de ser triste, nos ensina a lição de dar mais valor as pessoas de nossa familia, principalmente a nossa mãe. (Quero Morar em Uma Livraria)

Não sei o que dizer o que achei do livro, inúmeras sensações eu tive sobre o  livro. Mas se peguntar algo sobre ele, não saberei responder. [...] Não gostei muito do final e achei que poderia ter terminado de uma forma diferente sem perder a verdadeira intenção da autora. Como disse no inicio do post, não sei dizer se gostei do livro ou não. Tenho a sensação de que foi a melhor leitura do ano até agora, mas tem hora que acho que ele foi uma grande decepção. (Prateleira de Cima)

O livro é curto, mas parecia interminável. Os personagens são excessivamente dramáticos, são egoístas, mesquinhos, vivem arrependidos e são os piores filhos que Deus e a literatura já colocaram no mundo. (Não há Vida Sem Chili)

No entanto, no epílogo, a autora, na minha humilde opinião, elaborou um desfecho óbvio, e portanto, esperado. Toda a fragmentação presente nas páginas iniciais foi por água abaixo com um desfecho fraco, melancolicamente fraco. Uma pena para os leitores que como eu, esperam tudo menos o óbvio. (Lilian)

É um livro triste, porém doce, e muito próximo de nossas mães reais. Já aviso que até não foi meu caso, mas podem preparar os lencinhos (ou mesmo os baldes) para essa leitura. (Leitura Escrita)

 Só temos quatro capítulos e um epílogo, o que deixa a leitura meio cansativa e até repetitiva de vez em quando. O final também não me agradou nada. (Hidden Palace)

A narrativa em segunda pessoa de Por Favor, Cuide da Mamãe, e os capítulos narrados por diferentes personagens foram os principais atrativos vistos pelos leitores:

Primeira coisa, a forma narrativa de livro é algo de outro mundo, não sei se faz parte do estilo da escritora, ou se é algo especifico deste livro, mas eu achei bem genial! Não sei descrever para dizer a verdade, mas a história é contada em 5 capítulos, sendo que em 4 deles parece que o narrador está ao mesmo tempo falando com um dos personagens, e mostrando o que ele pensa, sente, suas memorias e tudo mais. É muito bom! (Mais Estranho Que a Ficção)

Cada capítulo de Por favor, cuide da mamãe tem um narrador diferente, mas todos partem de um mesmo ponto: através das lembranças tentam construir o real perfil daquela mulher desaparecida. (Is there anybody there?)

Por Favor, Cuide da Mamãe pode ter dividido opiniões entre os leitores que se dedicaram a ele nesse mês. Mas sem dúvidas é uma obra que chama a atenção e dá vontade de ler e conhecer essa autora coreana. E não é esse, afinal, o objetivo do Desafio Literário?


3 Comments

  1. DL cada vez mais chique! João seja bem vindo! Adoro teus textos e com certeza, eles serão um tesouro a mais no DL. :D

    Smacks pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional esse apanhado de opiniões. Vê-las reunidas reforçou o desejo de ler a obra. Excelente trabalho, João!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh que lindo esse post e eu ainda contribuí sem saber! :D Mas adorei o livro mesmo, passei para minha mãe e ela está adorando também, apesar de estar achando muito triste...

    ResponderExcluir